Tem no Rio
PUBLICIDADE
Por


Usina fotovoltaica, em Santa Cruz, foi batizado de Solário Carioca — Foto: Divulgação
Usina fotovoltaica, em Santa Cruz, foi batizado de Solário Carioca — Foto: Divulgação

Clima tropical, água e área verde em abundância, além de universidades e centros de pesquisa de excelência para formar profissionais qualificados. O Rio de Janeiro tem tudo para despontar como um polo de negócio de economia sustentável. A cidade é um ponto central do planeta quando se trata de áreas verdes, economia circular e desenvolvimento sustentável. A opinião é de Artur Miranda, subsecretário municipal de Meio e Ambiente e Clima. Trata-se da capacidade de projetar os próximos 50 ou 100 anos o modelo de negócios que teremos, com adaptação economicamente viável, para que se consiga expandir gerando emprego, renda e preservando o meio ambiente.

– Estamos falando de uma cidade que tem 1/3 de áreas verdes. Podemos ensinar o resto do mundo como se desenvolver de modo sustentável – avalia Artur Miranda, subsecretário municipal de Meio e Ambiente e Clima.

A prefeitura do Rio, em conjunto com suas principais secretarias, tem feito parcerias e desenvolvido projetos voltados para o desenvolvimento sustentável, criando modelagens de negócios com foco nesse modelo de crescimento. Um deles, anunciado em julho deste ano, é uma Parceria Público-Privada (PPP) vencida pelo Consórcio Rio Solar, que prevê a instalação de uma usina fotovoltaica no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. Batizado de Solário Carioca, o projeto vai ocupar o terreno de um antigo aterro sanitário e gerar energia que deve permitir uma economia anual de R$ 2 milhões nas contas do município. A estimativa é que a energia gerada abasteça cerca de 45 escolas municipais ou 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

- Entregamos uma experiência muito única com o Solário. É uma modelagem de negócios completa, uma parceria público-privada onde vamos conseguir anular 40 mil toneladas de carbono por ano. É um negócio que tem lucratividade e gera empregos verdes – comenta o subsecretário.

Artur defende que os modelos de desenvolvimento para transformar o Rio em uma cidade sustentável e impulsionar ainda mais a atração de investimentos precisam ser rentáveis e retroalimentáveis, seguindo a preservação do meio ambiente e gerando lucros a partir disso. A secretária de Meio Ambiente e Clima já fechou outros projetos de economia circular.

- Queremos preservar enquanto alimentamos a sociedade, impactando as pessoas mais vulneráveis e alimentando a cadeia produtiva – explica.

Entre as iniciativas está o “Cada Favela uma Floresta”, que é voltado para modelar áreas urbanas e seus entornos, especialmente aqueles que se desenvolveram irregularmente e estão próximos a áreas de preservação. O programa tem como objetivo enfrentar a crise climática e o aumento de temperaturas na cidade e já gerou novas ideias.

- Estamos enfrentando as temperaturas mais altas que o Rio já presenciou. O enfrentamento ao calor passa por dois lugares: preservação da nossa mata verde atual e a restauração de áreas degradas ao longo do processo de desenvolvimento. A partir disso, já nasceu o que entendemos como fábricas verdes, para tralharmos com o recondicionamento de lixo eletrônico, têxtil e de óleo de cozinha. Vamos fazer isso em uma grande fábrica na Avenida Brasil, temos expectativa de produzir renda para alta sustentabilidade do negócio – celebra o subsecretário.

Mais recente Próxima Cinemas de rua no Rio resistem mantendo a programação cultural
Mais do Globo

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação

Piloto britânico deu a vitória para a Mercedes depois de 19 meses; Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio.

Fórmula 1: George Russell vence GP da Áustria após batida de Verstappen no fim

Agora, Faustino Oro quer se tornar o grande mestre mais novo; ele tem um ano e meio para bater recorde

Argentino de dez anos se torna o mestre internacional mais jovem da história do xadrez

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2, o medicamento é comumente utilizado para a perda de peso

Queda de tufos de cabelo e diarreia que duram dias: usuários relatam novos efeitos colaterais do Ozempic
  翻译: