Niterói 450 anos
PUBLICIDADE
Por

Sem usar produtos químicos ou consumir energia, um agrupamento de plantas aquáticas transforma águas poluídas em limpas. Maior projeto em desenvolvimento no Brasil a utilizar técnicas de Soluções baseadas na Natureza (SbN), os Jardins Filtrantes limpam as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas (Rio Cafubá, Rio Arrozal e Rio Jacaré) que desaguam na Lagoa de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói.

Os sistemas de Jardins Filtrantes estão dentro dos investimentos de R$ 100 milhões, 10% da Prefeitura de Niterói e 90% do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), no Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP). A área de 680 mil metros quadrados — incluindo as ilhas do Modesto, do Pontal e do Tibau — está em fase final de intervenções para contar com quatro píeres de contemplação e seis de pesca, 10.6 km de ciclovia que se integrará ao Sistema Ciclov iá r io da Região Oceânica, 17 áreas de lazer, três mirantes e um centro eco cultural voltado para educação ambiental.

— É uma solução inovadora, segura e eficiente, a gente já vê o resultado de filtragem de toda essa água que vem da drenagem natural e da drenagem urbana. Vemos como ela chega nesse sistema e como ela sai pra Lagoa de Piratininga já completamente limpa — pontua o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Por conta do POP, Niterói foi a única cidade brasileira presente no Relatório de Economia e Desenvolvimento do CAF(Desafios globais, soluções regionais: América Latina e Caribe enfrentando a crise climática e da biodiversidade). O novo parque já recebeu diversos prêmios, entre eles a categoria “Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade” do LATAM Smart City Awards 2023, entregue no México.

De acordo com o prefeito, as últimas políticas públicas implementadas em Niterói foram norteadas pela certeza de que as cidades precisam assumir um protagonismo e agir pela sustentabilidade.

O espaço também conta com um berçário de jacarés — Foto: PREFEITURA DE NITERÓI/DIVULGAÇÃO
O espaço também conta com um berçário de jacarés — Foto: PREFEITURA DE NITERÓI/DIVULGAÇÃO

— O POP promove a recuperação de uma área por muitos anos degradada e disponibiliza novos equipamentos de cultura e esportes — afirma Grael, que defende a união de forças para avançar nas políticas de preparação para as emergências climáticas que se aproximam.

Coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) e responsável pela implantação do POP, Dionê Marinho lembra que o parque vai muito além da questão ambiental:

— Há um aspecto social muito importante no POP, que é a questão do pertencimento da população ao local, ao sistema lagunar. Vale destacar ainda o Ligado na Rede, que é um programa de fiscalização para identificar, conscientizar, notificar e, em último caso, autuar imóveis que não estejam ligados à rede de esgoto.

Morador de Camboinhas, o jornalista Rodrigo Campos costuma ir de bicicleta até o parque com a esposa e destaca a mudança na região:

— A gente tem notado cada vez mais pessoas por aqui. Um lugar que atrai quem persegue um estilo de vida mais conectado ao meio ambiente e com menos estresse.

PRESERVAÇÃO ANIMAL

Quem visita o POP pode ainda conhecer o “berçário de jacarés”, espaço que recebeu sinalização especial e intervenções para garantir a segurança dos visitantes e dos animais.

— Fizemos uma reserva natural delimitando o espaço de proteção para o nascimento dos animais e para sua reprodução. Vale ressaltar que não interferimos no processo natural. O que fizemos foi identificar o lugar para preservá-lo e para proteger o ciclo natural dos animais — explica a bióloga do POP, Andrea Maia.

Mais recente Próxima Caminho certo: Niterói poderá se tornar bike-friendly, no modelo de cidades como Copenhague
Mais do Globo

Fenômeno se fortalece sobre o Atlântico e deve atingir Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada

'Extremamente perigoso': furacão Beryl tem ventos de 215 km/h e é elevado à categoria 4

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação
  翻译: