Tem Gastronomia no Rio
PUBLICIDADE

Por Invest.Rio


Tradicionais restaurantes cariocas fazem sucesso com turistas e moradores da Cidade Maravilhosa.  — Foto: Getty Images
Tradicionais restaurantes cariocas fazem sucesso com turistas e moradores da Cidade Maravilhosa. — Foto: Getty Images

A gastronomia carioca traz consigo a riqueza cultural, a diversidade e as referências históricas que são presentes em todos os cantos do Rio de Janeiro. Bares e restaurantes tradicionais da cidade contam, nos seus cardápios, prédios e funcionários, muito da formação da capital fluminense e ainda fazem os clientes felizes com receitas de dar água na boca.

A história dos espaços gastronômicos está diretamente ligada à formação da cidade. Os estabelecimentos cresceram junto com a expansão do Rio e são verdadeiros patrimônios da Cidade Maravilhosa. Conheça os principais pontos que reúnem elementos históricos e da culinária plural do Brasil.

Galeto Sat’s

Inaugurado em 1962 na Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, o Galeto Sat’s ganhou o coração dos cariocas mais boêmios. É o point da “saideira” de quem está curtindo a noite na cidade, além de ser procurado por quem é apaixonado por um galeto na brasa e por petiscos como coração e pão de alho.

Em 8 de julho de 2022, o bar foi declarado Patrimônio Cultural do Rio pelo prefeito Eduardo Paes, além de inscrito no cadastro dos negócios tradicionais e notáveis da cidade. O sucesso do chope bem tirado e da variedade de cachaças servidas fez o bairro de Botafogo ganhar uma filial do bar. As duas casas estão sempre cheias e contam com o público fiel da madrugada e daqueles que preferem a luz do dia.

Bar Urca

Quem resiste a uma cerveja gelada e pastéis de camarão de frente para a Baía de Guanabara? Seja na mureta, no balcão ou no salão do andar superior, o Bar Urca oferece charme e qualidade em petiscos e refeições. Localizado na esquina das ruas Cândido Gaffrée e Avenida Portugal, o bar foi fundado em 1939 e tem, oficialmente, o título de Patrimônio Cultural Carioca, concedido pela prefeitura do Rio em 2012.

O cardápio tem opções para todos os paladares. Desde petiscos típicos de botecos, como caldinho de feijão, aipim frito, casquinha de siri, empadinhas e gurjão de frango ou peixe, até Bacalhau ao Brás ou Gomes de Sá, filés de peixe e mignon, polvo e risoto de camarão. Tudo sempre acompanhado de uma cerveja estupidamente gelada, caipirinhas e vinhos.

Nova Capela

Fundado em 1903, na Lapa, coração do Rio, o Nova Capela reúne história, cultura e gastronomia. Reza a lenda que o lugar ganhou esse nome porque, antes da fundação do bar, o local abrigava uma capela. O restaurante se consolidou como ponto de encontro de artistas, boêmios e escritores da cidade, mudou de casa em 1966 e resiste como opção aberta até altas horas. Perfeito para quem procura onde comer antes de voltar para casa.

No charmoso salão de clima vintage, é possível desfrutar de um menu de comida portuguesa, com destaque para o cabrito acompanhado de batatas coradas e arroz de brócolis, e as carnes de javali, leitão e bacalhau. Para acompanhar, um bom chope, vinho ou cerveja.

Braseiro

O ambiente simples e o clima despojado do Braseiro fizeram do lugar um ponto tradicional no pós-praia ou para aquele chopinho gelado durante a semana. Localizada de frente para a Praça Santos Dumont, na Gávea, a casa inaugurada em 1995 oferece uma varanda charmosa onde rendem bons papos e muita paquera.

A tradição entre os frequentadores é abrir o apetite com a unidade de linguiça toscana, acompanhada do molho à campanha. A especialidade da casa é a carne na brasa, com destaque para a famosa picanha acompanha de batatas portuguesas e arroz de brócolis.

Bar Lagoa

Inaugurado em 1934, o bar que leva o nome do bairro onde está instalado é tradição na Zona Sul. Com vista para a Lagoa e para o Cristo Redentor, a casa oferece um ambiente em arquitetura art déco e uma varanda para quem prefere desfrutar da paisagem do entorno.

No cardápio, o destaque são as opções da gastronomia alemã, como o Kassler servido com salada de batatas. Para quem gosta de filé, o à parmegiana acompanhado de arroz à piamontese é uma das opções mais pedidas. O chope gelado e a torta de maça com sorve ou chantilly também são destaque

Rio Minho

O Rio Minho é um marco na história do Rio. Fundado ainda nos tempos do Império, em 1884, no Centro do Rio, o restaurante é o mais antigo da cidade. Especializado em frutos do mar, é parada obrigatória para quem circula pelo centro histórico.

Uma de suas receitas mais famosas é a Sopa Leão Veloso, criada a partir da sugestão do embaixador que dá nome ao prato. Depois de uma viagem à Europa, ele adaptou a sopa francesa chamada bouillabaise com temperos tropicais. Dessa forma, surgiu o famoso caldo de frutos do mar, com camarão, ostras, lula, polvo, mariscos peixe e um caldo engrossado especial.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação
  翻译: