Tem Gastronomia no Rio
PUBLICIDADE

Por Invest.Rio


Os chefs Elia Schramm, do BabboOsteria, Kátia Barbosa, dos bares Aconchego Carioca e Kalango, e Bruno Katz, do Nosso e do Chanchada Bar.  — Foto: Fabio Cordeiro
Os chefs Elia Schramm, do BabboOsteria, Kátia Barbosa, dos bares Aconchego Carioca e Kalango, e Bruno Katz, do Nosso e do Chanchada Bar. — Foto: Fabio Cordeiro

A gastronomia carioca é criativa, gostosa e tem o talento de reunir amigos e familiares em torno da mesa do bar ou do restaurante. A websérie “Gastronomia é o nosso negócio”, da Invest.Rio, agência de atração e promoção de investimentos da Prefeitura do Rio, convidou três chefs da cidade para fazer releitura de pratos que agradam em muito o paladar de quem vive no Rio.

Kátia Barbosa, dos bares Aconchego Carioca e Kalango, preparou o Bolinho Oswaldo Aranha, adaptação do famoso Filé Oswaldo Aranha para o mais carioca dos petiscos. Recheado com arroz, maionese de alho, carne e alho, a receita, na opinião dela, é a melhor expressão dos cariocas.

– Nós gostamos de comer em pé. Bolinho, com muito alho, e uma cervejinha, é uma combinação maravilhosa. Temos que valorizar a nossa comida, não podemos deixar o filé Oswaldo Aranha ficar desconhecido. Minha ideia com essa receita é mostrar que ele pode ter personalidade e, ao mesmo tempo, ser delicado – conta.

Kátia celebra os novos ventos que sopram a favor do setor da gastronomia na cidade. Ela aposta na união entre os estabelecimentos para impulsionar a retomada econômica do Rio.

– É bonito ver os botequins entendendo seu papel na cidade. Precisamos investir em comida boa e simples no Rio, porque é uma coisa querida no mundo inteiro. Pegamos a cultura dos botecos que veio de Portugal, mastigamos e devolvemos ainda melhor. Isso tem que ser cuidado. Fico feliz de ver que a economia do Rio gira em torno dos pequenos empreendedores e produtores – avalia ela.

À frente do Babbo Osteria, Elia Schramm, elegeu um Papardelle à bolonhesa para o preparo. A ideia foi fazer uma homenagem à macarronada, um prato que agrega famílias e amigos ao redor da mesa, adaptada pelo chef.

– Substituí a carne moída pela carne desfiada. A receita original do molho bolonhesa é aquela em que você cozinha a carne até desmanchar. Escolhi o papardelle, porque é uma massa delicada, dá um ar de sofisticação e usei elementos diferentes, como cenoura, sálvia, alecrim e vinho tinto. É uma experiência diferente. Macarrão à bolonhesa é um prato também voltado para o público infantil, mexe com a memória das pessoas e agrada o paladar de todo mundo – explica.

Para Elia, o setor gastronômico está em alta por conta do arrefecimento da pandemia do novo coronavírus. Com o cenário da crise sanitária mais calmo, as pessoas passaram a procurar bares e restaurantes para celebrar a vida e reencontrar amigos.

– Comer e beber é um grande programa. É uma opção acessível para festejar, uma vez viajar ficou um programa caro neste momento – aposta.

Já o chef Bruno Katz, do Nosso e do Chanchada Bar, escolheu o prato que ele considera o “baião de dois carioca”. Ele preparou o famoso estrogonofe, prato russo que caiu como uma luva nas mesas do Rio de Janeiro.

– Quis desconstruir o tradicional, preparando batata rostie para acompanhar e usando molho demi glace para dar uma acidez. E o arroz branco, que é presença certa na casa do carioca – diz.

Bruno elegeu o estrogonofe para a websérie na intenção de trazer a cultura do prato para o programa.

– Comer bem é um privilégio. O estrogonofe é democrático, tem bom preço e ótima qualidade. É um prato prático e de simples execução.

Conheça o primeiro, o segundo e o último episódio da websérie.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação

Piloto britânico deu a vitória para a Mercedes depois de 19 meses; Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio.

Fórmula 1: George Russell vence GP da Áustria após batida de Verstappen no fim

Agora, Faustino Oro quer se tornar o grande mestre mais novo; ele tem um ano e meio para bater recorde

Argentino de dez anos se torna o mestre internacional mais jovem da história do xadrez

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2, o medicamento é comumente utilizado para a perda de peso

Queda de tufos de cabelo e diarreia que duram dias: usuários relatam novos efeitos colaterais do Ozempic
  翻译: