Tem Inovação no Rio
PUBLICIDADE

Por Invest.Rio


Metaverso é um modelo de plataforma que promove experiências e eventos por meio da realidade virtual.  Getty Images/iStockphoto — Foto:
Metaverso é um modelo de plataforma que promove experiências e eventos por meio da realidade virtual. Getty Images/iStockphoto — Foto:

O futuro da tecnologia aponta para um cenário de convergência virtual maior do que já se vê atualmente. Uma prova é o crescimento do metaverso, um modelo de plataforma que promove experiências e eventos por meio da realidade virtual.

Embora tenha ganhado destaque recentemente, algumas startups e empresas já mergulharam nesse assunto e têm investido na área. Um exemplo foi anúncio de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, a respeito do futuro da empresa. De acordo com ele, a nova marca institucional da companhia terá o nome de Meta, uma evidência importante da mudança no rumo das interações virtuais. O Facebook também indicou que vai investir mais de US$ 10 bilhões no metaverso.

O planejamento de Zuckerberg, no entanto, vai além do universo on-line. Antes da criação de um mundo digital futurista, o dono de um dos maiores grupos de tecnologia do mundo pensa em abrir lojas de varejo para tornar as pessoas “mais abertas e conectadas” e despertar emoções como “curiosidade’ e “proximidade”. A intenção é que esses espaços físicos sejam usados para apresentar aos clientes dispositivos feitos pela divisão de Laboratórios de Realidade da empresa, como fones de ouvido de realidade virtual e óculos de realidade aumentada.

A Microsoft Teams, outra gigante da tecnologia, por sua vez, está avançada no caminho para chegar ao metaverso. A partir de 2022, os mais de 250 milhões de usuários da plataforma poderão interagir em espaços virtuais por meio da realidade aumentada, utilizando avatares com expressões faciais em tempo real, incluindo sorrisos e caras feias.

O projeto de metaverso da Microsoft foi desenvolvido por meio do Mesh, tecnologia que será responsável por conectar as pessoas em qualquer dispositivo, em espaços onde todos podem interagir. A companhia desenvolveu a nova funcionalidade do Teams como se fosse um protótipo do metaverso, onde as empresas poderão montar seus próprios espaços e criar um multiverso de mundos conectáveis. O Mesh foi criado para permitir que organizações corporativas usem uma forma de comunicação entre sistemas que ajuda uma companhia a construir seu próprio metaverso e ter uma identidade em todos os outros metaversos.

Esses espaços devem variar em tamanho e escopo, dependendo do investimento das empresas nas suas plataformas digitais. A experiência vai ter foco no usuário e na maneira como ele vai interagir com os metaversos.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Fenômeno se fortalece sobre o Atlântico e deve atingir Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada

'Extremamente perigoso': furacão Beryl tem ventos de 215 km/h e é elevado à categoria 4

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação
  翻译: