Tem Moda no Rio
PUBLICIDADE

Por Invest.Rio


Com a nova legislação, mais de 200 atividades poderão ser beneficiadas — Foto: Getty Images
Com a nova legislação, mais de 200 atividades poderão ser beneficiadas — Foto: Getty Images

O município do Rio de Janeiro inaugurou um novo cenário para os pequenos negócios. A partir da Lei nº 13.874/2019, criada em âmbito federal, a Prefeitura da capital fluminense aprovou, em 2021, a Lei Complementar 43/2021, com dois decretos que regulamentam como a Lei de Liberdade Econômica deve funcionar na cidade. A intenção é desburocratizar a relação entre pequenos empreendedores e a administração pública, sem deixar de lado a arrecadação de impostos e a ligação formal entre o poder público e o privado.

Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, explica que a medida traz benefícios para o município:

— Primeiro porque não é preciso mais pedir autorização para atividade econômica que seja classificada como baixo risco. Segundo porque essas atividades não estarão mais atreladas ao zoneamento urbanístico. Isso é importante porque existem várias atividades econômicas que são feitas na casa dos empreendedores, que agora poderão usar o endereço de suas residências para fins profissionais. Isso incentiva uma maior formalização daqueles que não têm um local de trabalho fora de casa.

Com a mudança, a Prefeitura não exige mais que o empreendedor entre com pedido de licenciamento para o município. Basta apenas comunicar a criação do novo negócio. Dessa forma, o poder público não deixa de cobrar tributariamente o proprietário da empresa e conhece melhor o pequeno empreendedor, o que ajuda a administração a criar políticas públicas para o segmento.

A novidade impacta diretamente diversos segmentos, entre eles, o setor da moda. Segundo o secretário, dados de 2021 mostram que a cidade tinha 4,5 mil empresas e 33 mil empregos no segmento da moda, sendo 20% na parte de confecção de roupas. Com a nova legislação, mais de 200 atividades poderão ser beneficiadas. Isso porque ela abarca não só atividades da cadeia produtiva, como salões de cabeleireiro, fabricações de roupas e artefatos como também o comércio atacadista e varejista ligado ao setor.

— O Rio tem crescido e atraído cada vez mais o setor da moda por conta da vocação cultural que não é só turística, mas também no setor de economia criativa. Nossa expectativa é bastante alta dada a vocação cultural do Rio. Não só de grandes eventos, mas também de eventos ligados ao mundo da moda como o Rio Fashion Trends e o carnaval — afirma Bulhões.

Carina Quirino, subsecretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, destaca que antigos empreendedores também serão beneficiados:

— Quem não conseguia expandir seu negócio, por conta de limitação de espaço, agora vai poder expandir seu empreendimento. E isso vai trazer mais empregos para a cidade. Quem tinha dificuldade em inserir mais de uma atividade econômica no seu cadastro agora vai conseguir fazer isso com facilidade também.

A subsecretária ressalta que o município está adaptando os sistemas para receber o novo regulamento, mas novos empreendedores já podem dar o primeiro passo:

— Quem quer pedir para ser categorizado já consegue. Estamos caminhando para aceitar as pessoas, o que já aponta um caminho adiantado para a implementação da lei.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação

Piloto britânico deu a vitória para a Mercedes depois de 19 meses; Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio.

Fórmula 1: George Russell vence GP da Áustria após batida de Verstappen no fim

Agora, Faustino Oro quer se tornar o grande mestre mais novo; ele tem um ano e meio para bater recorde

Argentino de dez anos se torna o mestre internacional mais jovem da história do xadrez

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2, o medicamento é comumente utilizado para a perda de peso

Queda de tufos de cabelo e diarreia que duram dias: usuários relatam novos efeitos colaterais do Ozempic
  翻译: