Cultura Livros

Poema perdido de Vladimir Nabokov sobre o Superman é publicado pela primeira vez

Autor de 'Lolita' enviou o texto para a 'New Yorker' em junho de 1942, mas sua publicação foi negada

O escritor russo Vladimir Nabokov
Foto:
Arquivo
O escritor russo Vladimir Nabokov Foto: Arquivo

RIO  — Considerado perdido, um poema de Vladimir Nabokov (1899-1977) , no qual o autor imagina a dor do Superman por não poder ter um filho com Lois Lane, foi publicado pela primeira vez no suplemento literário do "Times" desta semana.

Escrito em 1942, o poema "The man of to-morrow’s lament" parte da perspectiva do Homem de Aço, que caminha com Lois em um parque da cidade, enquanto justifica o uso de seus óculos de grau: "do contrário/ quando eu a afago com minha super visão/ seus pulmões e fígado ficam muito visíveis/latejantes”.

Sue Lyon : Morre a estrela de 'Lolita', aos 73 anos

O poema foi enviado ao editor de poesia da "New Yorker" em junho de 1942, poucos anos após o escritor ter chegado aos Estados Unidos fugindo da guerra. Nabokov, que 13 anos depois publicaria "Lolita" e se tornaria um dos autores mais famosos do mundo, teve a publicação rejeitada à época.

Capa da revista 'Superman' que inspirou poema de Nabokov Foto: Reprodução
Capa da revista 'Superman' que inspirou poema de Nabokov Foto: Reprodução

Charles Pearce, editor de poesia da "New Yorker", justificou a recusa dizendo que "a maioria de nós parece sentir que muitos de nossos leitores não entenderiam" o poema. "Pearce não poderia ter imaginado que a recusa em publicar talvez o primeiro poema do mundo sobre o Superman pudesse significar que ele nunca mais apareceria em lugar nenhum. Nem poderia prever que o autor se transformaria num escritor mundialmente famoso e que este poema rejeitado de 1942 seria uma das páginas que faltam a sua biografia", destaca o pesquisador Andrei Babikov, que encontrou o poema em uma pasta na Biblioteca de Livros e Manuscritos Raros em Yale.

'Liga da Justiça' : Longa de Zack Snyder ganha trailer

A referência para o poema, diz  Babikov, é a capa da edição 16 do "Superman", que mostra Clark Kent e Lois Lane em um parque da cidade olhando para uma estátua do herói.

  翻译: