Música
PUBLICIDADE
Por , Em The New York Times — Nova York

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 30/06/2024 - 11:22

O sucesso de Pabllo Vittar

Pabllo Vittar se destaca como uma das maiores drag queens do mundo, sendo uma voz ativa na comunidade LGBTQ+ e uma estrela pop de sucesso no Brasil. Sua trajetória de superação e luta pelos direitos LGBTQ+ a tornam uma inspiração para muitos fãs, enquanto ela se posiciona politicamente e busca ampliar sua carreira internacional.

A principal avenida de São Paulo ficou lotada este mês com milhares de pessoas envoltas no amarelo e verde da bandeira brasileira e cativadas por uma figura imponente no topo de um trailer equipado com alto-falantes.

Vista de cima, a cena talvez pudesse ter passado por um dos muitos comícios políticos realizados no mesmo local pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o líder brasileiro de extrema direita que declarou de forma infame que nunca poderia amar um filho gay.

(Embora, para ser justo, a enorme bandeira do arco-íris seria uma dádiva.)

Foi, na verdade, uma das maiores paradas do Orgulho LGBT do mundo, e a pessoa no topo do caminhão de som era Phabullo Rodrigues da Silva, 30 anos, filho gay de uma mãe solteira da classe trabalhadora no norte do Brasil.

Mesmo assim, todos na multidão o conheciam como Pabllo Vittar, uma drag queen de 1,90 metro de altura, vestindo uma brilhante camisa de futebol brasileiro e shorts jeans rasgados – uma das maiores estrelas pop deste país de 203 milhões de habitantes.

“É tão lindo ver vocês de amarelo e verde!” Pabllo Vittar gritou para os presentes, muitos usando meia arrastão e fio-dental. Ela pediu aos foliões que usassem as cores nacionais do Brasil para recuperar a bandeira brasileira do movimento de direita de Bolsonaro. "Vamos dançar!"

Pabllo Vittar: cantora teve um dos shows mais lotados da Parada Orgulho LGBT+ em 2022 — Foto: Ivan Martínez-Vargas
Pabllo Vittar: cantora teve um dos shows mais lotados da Parada Orgulho LGBT+ em 2022 — Foto: Ivan Martínez-Vargas

RuPaul ainda pode ser a rainha das rainhas, mas a herdeira da coroa global chegou.

Nos últimos sete anos, Pabllo Vittar se tornou, em alguns aspectos, a drag queen de maior sucesso do mundo. Ela tem seis álbuns de estúdio (um de ouro, um de platina e dois de platina dupla), seu próprio lançamento de moda com a Adidas, uma campanha publicitária global com a Calvin Klein e 1,8 bilhão de streams de suas músicas.

Ela viajou pelos Estados Unidos e pela Europa; subiu ao palco do Lollapalooza e Coachella; tocou ao lado de Madonna no maior show de Madonna; e cantou nas Nações Unidas no aniversário da Rainha Elizabeth.

Pabllo Vittar chama RuPaul, 63, o pioneiro da drag queen americana, de uma inspiração, embora eles nunca tenham se conhecido. E RuPaul rejeitou qualquer conversa sobre competição. “EU AMO E APOIO @PablloVittar”, escreveu RuPaul no Twitter em 2022. “Que vergonha, seus trolls maliciosos do Twitter que tentam criar uma rivalidade.”

Publicação de RuPaul no X (antigo Twitter) sobre Pabllo Vittar, em abril de 2022 — Foto: Captura de tela
Publicação de RuPaul no X (antigo Twitter) sobre Pabllo Vittar, em abril de 2022 — Foto: Captura de tela

Pela métrica da internet moderna, porém, é difícil contestar a ideia de que Pabllo Vittar começou a superar seu ídolo de infância. No Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube, Pabllo Vittar tem 36 milhões de seguidores combinados, três vezes mais que RuPaul.

Nesse processo, Pabllo Vittar passou a representar a comunidade L.G.B.T.Q do Brasil.

Além de ser o lar de um grupo de drag stars emergentes, o Brasil adotou alguns dos direitos gays mais amplos do mundo. Os casais homossexuais podem casar e adotar crianças; as pessoas transexuais podem escolher legalmente o seu gênero; calúnias homofóbicas são crime; e a chamada terapia de conversão, que visa tornar os homossexuais heterossexuais, é proibida.

No entanto, durante anos, o Brasil também se classificou entre os países mais mortíferos para gays e transexuais. Desde 2008, mais de 1.840 pessoas transexuais foram assassinadas no Brasil, mais que o dobro do próximo país mais mortal, o México, de acordo com o monitoramento da Transgender Europe, um grupo de defesa. O Brasil lidera o ranking todos os anos desde o início do rastreamento.

“Nunca sabemos quando será meu amigo, quando será minha família, quando será eu”, disse Pabllo Vittar em entrevista. “Este é o maior objetivo da minha carreira: fazer com que os mais jovens não sintam esse medo quando saem.”

Pabllo Vittar emergiu como uma das vozes gays mais fortes do Brasil contra um movimento de direita no país, liderado por grupos cristãos conservadores, que fez de uma visão heterossexual de gênero, sexo e casamento uma parte central da sua estratégia política.

Pabllo Vittar foi uma dura crítica de Bolsonaro durante as eleições de 2022, atraindo uma reclamação formal da campanha do ex-presidente após pedir sua saída do palco do Lollapalooza. Quando Bolsonaro perdeu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um esquerdista, Pabllo Vittar foi a atração principal do show de posse de Lula.

A cantora Pabllo Vittar agitou o público com uma bandeira do ex-presidente Lula, depois de puxar coro de "fora, Bolsonaro" no Lollapalooza Reprodução — Foto: Reprodução
A cantora Pabllo Vittar agitou o público com uma bandeira do ex-presidente Lula, depois de puxar coro de "fora, Bolsonaro" no Lollapalooza Reprodução — Foto: Reprodução

“Uma drag queen subindo ao palco já é um ato político”, disse Pabllo Vittar. “Mostro para o filho e para a mãe lá atrás que eles também podem estar onde eu estou, para não terem medo, para não desistirem de quem são.”

Para os fãs gays e transexuais de Pabllo Vittar, ela tem sido uma inspiração poderosa.

“Ela nos dá uma sensação de segurança”, disse João Rabelo, 28 anos, publicitário da cidade do norte do Brasil onde Pabllo Vittar nasceu. “Hoje posso andar na rua com meu namorado relaxado e sem medo da morte.”

Enquanto o público vê em grande parte Pabllo Vittar vestida de mulher, o astro vive a vida como homem. O gênero “é uma construção social”, disse Rodrigues da Silva (nome verdadeiro da estrela). “O mais importante é como nos sentimos por dentro. Me sinto um menino e quando Pabllo Vittar chega isso não me torna mulher.”

Nos pronomes, ela é indiferente - quando está fora de controle. “Se estou travesti, use o feminino, pelo amor de Deus”, disse ela.

De certa forma, o estilo de vida criou duas vidas distintas: Phabullo, o homem, e Pabllo, a drag queen.

Phabullo é um recluso que mora com a mãe, o padrasto e a irmã em uma casa de luxo em uma pequena cidade no equivalente ao Centro-Oeste do Brasil. Ao trabalhar como Pabllo, ela se hospeda em um pequeno apartamento em São Paulo, maior metrópole da América Latina.

Phabullo é tímido e odeia assumir a responsabilidade. Pabllo é o oposto. “Se a loira estivesse aqui, ela estaria dando em cima de você”, o astro me disse em uma entrevista, não travesti, falando sobre seu alter ego. “Ela é atrevida. Ela é safada. Eu não sou."

E sim, ele fala sobre sua atuação drag na terceira pessoa. “Porque ela realmente é uma terceira pessoa”, disse ele. “Quando faço algo como Pabllo Vittar e isso se espalha na minha vida, onde sou tímida, odeio. Eu quero rastejar para dentro de um buraco.”

Rodrigues da Silva nasceu no Maranhão, o estado mais pobre do Brasil, filho de mãe solteira que trabalhava como técnica de enfermagem. Aos 5 anos já buscava os palcos, começando pelo coral da igreja. “Eu só queria cantar”, disse ele, “e queria que as pessoas me vissem cantar”.

Ele disse que foi ridicularizado pelos colegas por ser afeminado, mas sua mãe sempre o apoiou. Na adolescência, ele cantava no YouTube e em bares. Então, em uma festa de Halloween em um clube gay em seu aniversário de 18 anos, ele tentou se arrastar.

“Nunca tinha experimentado uma sensação de liberdade tão poderosa – ser capaz de expressar o que se passava na minha cabeça”, disse ele.

Ao mesmo tempo, um vídeo dele cantando uma música de Whitney Houston estava se tornando viral. O dono do clube, Yan Hayashi, e o produtor musical, Rodrigo Gorky, rapidamente perceberam o potencial e começaram a administrar Rodrigues da Silva como Pabllo Vittar. (O nome foi uma homenagem a uma drag queen que o Sr. Rodrigues da Silva conheceu anteriormente.)

Pabllo Vittar rapidamente conseguiu um show liderando uma banda em um programa de variedades noturno. Depois ela começou a lançar músicas e, em 2017, já era a música número 1 do Brasil.

Desde então, Pabllo Vittar se tornou uma das atrações mais confiáveis ​​do Brasil, com uma voz estridente, danças elaboradas e um show de alta energia. Ela também ganhou seguidores internacionais moderados, principalmente entre os da comunidade LGBTQ, mas agora está trabalhando em um álbum que mistura inglês e espanhol.

Owen Mallon, natural de Chicago e um dos três empresários de Pabllo Vittar, tem a tarefa de descobrir como transformar uma drag queen que fala português em uma estrela internacional lucrativa. No entanto, ele tem ficado consistentemente impressionado com a reação.

“Mesmo que as pessoas não conheçam a língua, elas a amam e o que ela representa, e então o programa fala por si”, disse ele.

Sua música vai do pop ao eletrônico e ao brasileiro. Seu último álbum aborda músicas populares do norte e nordeste do Brasil, onde cresceu, incluindo o forró, com seus acordeões, e o tecnobrega, com seus sintetizadores.

Depois de ser entrevistada como Sr. Rodrigues da Silva, ela emergiu como Pabllo Vittar horas depois em um show beneficente em seu estado natal, o Maranhão. A transformação normalmente leva três horas. (Como uma atleta que coleciona tênis de graça, ela acumulou uma coleção de 200 perucas doadas por um fabricante de perucas de Londres.)

Ela usava um top justo que imitava a bandeira do estado, peruca loira, botas brancas, saia minúscula e fio dental. Esperando para subir ao palco com seu grupo de dançarinos no calor brasileiro, seu cabeleireiro usou um ventilador para refrescar a bunda.

“Meu lugar favorito no mundo”, disse ela. Então ela subiu no palco e a multidão explodiu.

Mais recente Próxima Chrystian não fez transplante por causa do coração; irmão, Ralf, teve infarto e pai sofreu seis; entenda
Mais do Globo
Mudanças e enxugamento na Natura

Prefeitura alega crescimento de obras e diz que estuda recorrer da decisão

Justiça nega pedido da Emusa para ampliar número de cargos em comissão em Niterói

Reaquecimento da demanda por viagens aéreas em meio ao atraso nas encomendas de novas aeronaves ajuda a revitalizar tradicional polo industrial de reparos, que se espalha entre o Galeão e a serra

Com falta de aviões no mundo, polo de manutenção de aeronaves no Rio atrai aéreas

Encontro vai acontecer durante os Jogos Olímpicos de Paris em jantar com premiada chef carioca

Setor de turismo do Rio se reúne com federações e comitês olímpicos para incluir cidade no calendário esportivo internacional

Decisão viria da estratégia de 'enxugar' a monarquia e permitir que as crianças escolhessem 'seus próprios destinos'

Kate Middleton e príncipe William vão 'encorajar' Charlotte e Louis a não trabalharem como membros da realeza, diz jornal

Programa de demissão terá como foco funcionários entre 55 e 75 anos com ao menos 25 anos de casa. Edital para concurso sai em agosto

Correios anunciam PDV e confirmam concurso para 3,2 mil vagas

O subsídio geral acaba beneficiando cortes que só os de maior renda têm possibilidade de comprar

Isenção a carnes fará todos pagarem mais impostos

Grávida de gêmeos, modelo é casada com o cantor sertanejo Sorocaba, com quem já tem dois filhos

Biah Rodrigues opina sobre o papel da mulher em casa e web reage: 'Como marido rico, até eu pensaria assim'

Já na capital, paciente foi preso no leito, por furtar dentro do hospital

Conteúdo erótico é exibido em TV de unidade de saúde, e prefeitura do interior do Rio pede desculpas
  翻译: