Cultura
PUBLICIDADE

A francesa Annie Ernaux venceu o Nobel de Literatura de 2022. Autora de livros como "Os anos" e "O acontecimento", foi agraciada pela Academia Sueca pela "coragem e acuidade clínica com que descortina as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal.”

Publicada no Brasil pela editora Fósforo, Ernaux é uma das presenças confirmadas na Festa Internacional de Paraty, que começa no dia 23 de novembro (ela falará no sábado, 26, com a escritora gaúcha Veronica Stigger).

“É honra muito grande”, disse ela à imprensa sueca, logo após o anúncio. "Fiquei muito surpresa. Nunca imaginei que iria escapar da minha bolha como escritora. É uma grande responsabilidade... testemunhar o mundo com exatidão e justiça, e não apenas em termos de escrita".

Nascida na pequena cidade de Lillebonne, no norte da França, em 1940, ela se notabilizou por uma escrita essencialmente autobiográfica, que dialoga com a sociologia e a memória coletiva. Desde os anos 70, ela conta o mundo que a cerca a partir de sua própria experiência de "jovem mulher, confrontada com o desprezo social e a dominação masculina", conforme escreveu.

Suas investigações do passado são muito menos uma forma de encontrar o seu “eu” do que de perdê-lo em “uma realidade mais vasta, uma cultura, uma condição, uma dor”, como escreveu em “L’ écriture comme un couteau”, livro de entrevistas publicado em 2003.

Muito premiada também em seu país e até 2019 pouco conhecida no Brasil, a autora de 82 anos tem um projeto literário singular: usar a escrita para “salvar alguma coisa deste tempo no qual nós nunca mais estaremos”, como indica na conclusão de “Os anos”, seu primeiro livro a ser lançado por aqui.

A obra, que abrange quase uma vida inteira: da infância, nos anos 1940, até a maturidade, em 2007 é talvez o esforço mais ambicioso de sua bibliografia, composta por quase 30 títulos. Na época do lançamento do livro no Brasil, a autora explicou seu processo de escrita ao GLOBO:

— Não busco a totalidade da minha vida, mas a totalidade de uma época. Por isso, o livro se chama “Os anos” e não “Meus anos”. Através da minha vida, tento sentir a realidade de diversos períodos que atravessei. Isto é, seus preconceitos, seus pensamentos, seus acontecimentos, tudo que constitui o seu calor.

Na França, a imprensa a tratava como um "ícone" antes mesmo do anúncio do Nobel. Seu último livro, o breve "le jeune Homme", com apenas 37 páginas, foi um sucesso de vendas. Vendeu 72 mil exemplares no país até aqui.

No Brasil ela ainda é um fenômeno de nicho, mas com um público fiel. Tanto que, de de 2019 para cá, diversas obras de Ernaux ganharam tradução para o português, como "O lugar", "A vergonha" e "O acontecimento". Juntos, venderam 15 mil exemplares físicos (e 3 mil e-books).

"O acontecimento" foi adaptado para o cinema em 2021, com o filme ganhando o Leão de Ouro no Festival de Veneza. No polêmico livro, ela narra as marcas de um aborto clandestino, desde a dificuldade para a realização do procedimento até as feridas psicológicas deixadas nela. "Eu matei minha mãe em mim naquele momento", escreve ela.

No texto em que justificou o prêmio para a francesa, a Academia Sueca chamou "O acontecimento" de "obra-prima", entre outros adjetivos como "clinicamente contido", "brutalmente honesto" e "vitalmente lúcido".

"É uma narrativa em primeira pessoa, e a distância do eu histórico não é enfatizada como em muitas outras obras", explicaram os jurados do Nobel. "De qualquer forma, o Eu se torna um objeto através das restrições morais de uma sociedade repressiva e da atitude paternalista das pessoas com as quais ela é confrontada".

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Provas serão realizadas em 18 de agosto

CNU: Uso correto da Língua Portuguesa corresponde a 50% da nota de questões discursivas; veja critérios

Foram contempladas profissões intelectuais de natureza científica, literária ou artística, submetidas à fiscalização por conselho profissional

Advogado, biólogo e engenheiro: deputados mantêm alíquota reduzida para alguns profissionais na Reforma Tributária;

Condição representa 2% de todos os tipos de tumor que atingem homens brasileiros; casos são mais frequentes no norte e nordeste

Câncer de pênis: Brasil é considerado o país com maior número de casos do mundo; veja os 6 sinais mais comuns da doença

Espaço foi rebatizado de Teatro Rubens Corrêa e será entregue pelo Secretaria municipal de Cultura

Veja como ficou o novo Teatro de Ipanema após reforma

Relatório da regulamentação da reforma deixa caminhões de fora do imposto seletivo. Estão enquadrados neste regime itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Reforma tributária: carros para PCD com isenção de imposto deverão custar até R$ 150 mil

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior
  翻译: