Concurso Público
PUBLICIDADE
Por e — Rio de Janeiro

São 2,14 milhões de inscritos, para 6.640 vagas no Concurso Nacional Unificado (CNU), também chamado de “Enem dos Concursos”, cujas provas serão realizadas no próximo domingo, dia 5 de maio.

O GLOBO, em parceria com o Direção Concursos, vai divulgar, a partir das 20h de domingo, o gabarito extraoficial das provas do CNU. Será realizada uma live, com transmissão no site e nas redes sociais do GLOBO, na qual mais de 20 professores comentarão as principais questões de todas as provas.

Os interessados podem acompanhar a 'live' pelo link abaixo.

Qual bloco do Concurso Nacional Unificado possui mais vagas?

As provas serão divididas em 8 blocos temáticos, sete deles para as vagas de nível superior. O Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública tem 429 mil vagas, número que só não é maior do que o do Bloco 8, para nível intermediário, com 701 mil oportunidades.

Qual é o bloco com mais candidato por vaga no CNU?

O Bloco 8 é o também que tem maior relação candidato/vaga: são 1.013 inscritos para cada oportunidade aberta.

Qual é o bloco com mais candidato por vaga para nível superior no Concurso Nacional Unificado?

Entre os blocos que exigem diploma universitário, o 4 (Trabalho e Saúde do Servidor) tem a maior concorrência: 346 candidatos por vaga.

Veja abaixo a relação:

O que estudar para o Concurso Nacional Unificado?

Na hora de se preparar para a prova, os especialistas afirmam que é preciso levar em conta o perfil da banca. A Cesgranrio, organizadora do concurso, costuma valorizar a interpretação de texto. Há disciplinas que são comuns aos sete blocos temáticos do nível superior. E temas que são recorrentes nas provas da Cesgranrio.

Veja, abaixo, um guia de como estudar na reta final.

Disciplinas básicas aos blocos 1 a 7

Os candidatos aos cargos de nível superior farão, pela manhã, a mesma prova de conhecimentos gerais em todos os blocos temáticos. Veja os temas que devem ser abordados:

  • Diversidade e inclusão na sociedade: Pessoas com deficiência; Idosos; Crianças e adolescentes. É importante estudar os conceitos fundamentais e os conceitos básicos da diversidade, da inclusão e dos diferentes grupos vulneráveis, diz a professora de Direitos Humanos do Direção Concursos, Marianna Zacharias.

  • Ética e integridade: Decreto 1.171/94; Princípios e valores éticos do serviço público; Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011). O candidato deve dominar as diferenças conceituais entre ética e moral. Esses temas são considerados sinônimos no senso comum, mas seus conceitos são distintos e esse conhecimento deve ser cobrado na prova.

  • Políticas públicas: Processos de decisão; Monitoramento e avaliação; Gestão de projetos. O mais importante é que o estudante leve para a prova uma boa noção sobre o ciclo de políticas públicas, em todas as suas etapas, como formação da agenda, formulação, processo decisório e implementação.

  • Finanças públicas: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual; Estrutura de receitas e despesas do Estado brasileiro. Os candidatos podem estudar, com ênfase, a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, devem olhar os artigos n° 165, 166 e 167 da Constituição. Para finalizar, precisam estudar tanto a lei federal n° 4.320 quanto o Manual de Contabilidade aplicado ao setor público.

  • Administração pública federal: Regime Jurídico Único; Agentes Públicos. Vale a pena que os candidatos estudem sobre a lei federal n° 8.112, que é o regime jurídico dos servidores.

  • Desafios do Estado de Direito: É um tema novo no edital, não há retrospecto de cobrança desses conteúdos em provas da Cesgranrio. Érica Porfírio, professora do EmÁudio Concursos, afirma que disciplina está relacionada ao combate de discriminações raciais, etárias e de gênero e desigualdades de renda e regionais.

  • Língua Portuguesa: Uma novidade neste concurso é que não haverá uma prova específica para a disciplina. O conhecimento de Língua Portuguesa será medido por sua aplicação prática, nas respostas discursivas dos candidatos aos blocos de nível superior ou na prova de Redação do nível médio.

Bloco 8 - Nível intermediário

No bloco voltado às carreiras de nível médio, os estudos devem ter como foco os conhecimentos de realidade brasileira, que envolvem temas como políticas públicas, direitos humanos, diversidade, inclusão e meio ambiente, indica o professor da Central de Concursos, Gabriel Henrique Pinto.

Um diferencial aos alunos do bloco pode ser o foco voltado à Redação, que fará bastante diferença na classificação dos candidatos, explica Erick Alves, sócio-fundador do Direção Concursos.

Perfil das provas do CNU

Segundo o professor Stefan Fantini, do Estratégia Concursos, a interdisciplinaridade será uma característica marcante das questões de políticas públicas no CNU, o que significa dizer que os conceitos teóricos e técnicos de políticas públicas estarão relacionados a outros assuntos, especialmente ligados a questões históricas e sociais do nosso país.

De acordo Eduardo Cambuy, professor do Gran Cursos, a Cesgranrio costuma focar na interpretação de texto dos candidatos e cobrar menos conteúdos que exigem “decoreba”.

Horário das provas do Concurso Nacional Unificado

Manhã

  • Abertura dos portões: 7h30min
  • Fechamento dos portões: 8h30min
  • Início das provas: 9h
  • Término das provas: 11h30

Tarde

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início das provas: 14h30
  • Término das provas: 18h

Como serão as provas do CNU?

Blocos 1 a 7 (nível superior)

  • Manhã: 1 prova objetiva única com 20 questões e 1 questão dissertativa específica para cada bloco
  • Tarde: 1 prova objetiva diferente para cada bloco temático com 50 questões

Bloco 8 (nível intermediário)

  • Manhã: 1 prova objetiva com 20 questões e redação
  • Tarde: 1 prova objetiva com 40 questões

Os candidatos às 6.640 vagas devem ficar atentos à programação. Veja abaixo o calendário para quem se prepara para o concurso, começando pela data de disponibilização do cartão de confirmação do candidato:

O que levar e o que não levar para o Concurso Nacional Unificado

Cartão de Confirmação - Se não levar impresso, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala. O aplicativo pode ser usado mesmo sem internet e é importante que já tenha sido baixado, antes de sair de casa. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.

Documento de Identidade original com foto - Não serão aceitos em nenhuma hipótese cópias, mesmo que autenticadas.

Caneta preta transparente - Não serão fornecidas canetas e não será permitido se comunicar durante as provas. Por isso, é recomendado que os candidatos levem mais de uma caneta reserva.

Acessórios - É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova. Por outro lado, não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza. É proibido também o uso de óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria tais como chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares.

Alimentação - É permitido levar alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.

Eletrônicos - O candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, fones de ouvido, livros, anotações, chaves com alarme, celulares ou similares.

Para ajudar, a Fundação Cesgranrio fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, bem como do telefone celular. Os envelopes deverão ser lacrados e guardados embaixo da carteira. Mas os aparelhos ainda precisarão estar desligados. Lembre-se de desativar eventuais alarmes!

Atenção!

Para reforçar a segurança do Concurso Nacional, os candidatos não poderão levar o caderno de provas, após nenhum dos turnos, para casa.

O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso termine antes do tempo, aproveite para revisar as questões. Se sair antes, o candidato será eliminado do concurso.

Webstories
Mais recente Próxima CNU: veja temas que Cesgranrio costuma abordar e como estudar na reta final
Mais do Globo

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA

Novo filme do Homem de Aço está sendo rodado sob direção de James Gunn

Filho de Christopher Reeve fará participação em novo 'Superman'

Templo foi invadido por bandido no último dia 1º poucos minutos antes do início de missa

Peças litúrgicas levadas da Igreja de Santa Edwiges, em São Cristóvão, podem ter ido parar em ferros-velhos

A ideia surgiu esta semana num fórum em Montevidéu, que contou com a presença de Aloizio Mercadante

Brigada conjunta deve ser criada para combater catástrofes climáticas na América do Sul

Amigos e familiares desconfiam que Andréa sofreu um ataque cardíaco

Morte da irmã gêmea de Adriana Bombom é confirmada por sobrinha da apresentadora: 'Muita dor'

Ferramenta do GLOBO com dados do IBPT mostra o tamanho da carga tributária de 600 produtos e serviços

Reforma Tributária: Você sabe o quanto paga de imposto na carne? Na cerveja? Na mensalidade escolar? Clique e descubra
  翻译: