Negócios
PUBLICIDADE
Por e — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 20:26

Desistência da Aegea na privatização da Sabesp

A Aegea desiste de concorrer como acionista de referência da Sabesp, deixando a Equatorial como única proponente. Restrições do processo de privatização afastaram possíveis interessados, levantando preocupações sobre o preço final das ações. A expectativa de concorrência no mercado de saneamento foi frustrada com apenas uma oferta.

A Equatorial Energia foi a única empresa a oferecer proposta para ser acionista de referência da Sabesp, segundo uma fonte que acompanha o processo. A Aegea, maior empresa de saneamento do país, cotada para entrar na disputa, desistiu do processo, diz a mesma fonte.

Procuradas, Aegea e Equatorial não comentaram. O governo de São Paulo informou que "em linha com o que foi anunciado no prospecto da oferta pública, os finalistas para a oferta prioritária de ações e seus preços serão divulgados na próxima sexta-feira, dia 28".

Analistas apontavam que o edital da privatização, cheio de limitações ao acionista de referência, poderia afastar interessados, inclusive a Aegea. Entre elas, está uma cláusula que impede que o acionista de referência dispute outras concessões em São Paulo e impõe, na prática, limitações em outras disputas pelo país.

Outro ponto que teria afastado a Aegea, avalia um analista, é a proibição de que o acionista de referência (que terá 15% das ações) compre ações de outros sócios para se tornar majoritário. Isso, segundo um analista, estava incomodando muito a Aegea, que tinha reclamado desse item e tem entre seus acionistas outros investidores no setor.

O prospecto de venda já previa a possibilidade de apenas um interessado fazer oferta. O cronograma prevê que ele seja anunciado na próxima sexta-feira.

Nesse caso, ela já estaria classificada para a segunda fase, em que 17% das ações serão oferecidos a investidores pessoas físicas, fundos e empresas. O valor oferecido pela Equatorial pelas ações da Sabesp não foi divulgado.

Expectativa frustrada

Uma cláusula colocada na reta final do processo que poderia beneficiar a Equatorial, segundo analistas, pode ter sido a gota d'água para a desistência da Aegea.

Ela permite que um concorrente que tenha oferecido o menor preço pelas ações da Sabesp, mas tenha obtido o maior número de reservas dos mercado, possa cobrir a oferta.

A expectativa dos analistas era que a Aegea fizesse um proposta de preço mais ousada, mas a Equatorial teria o maior número de reservas, já que tem ações negociadas na B3 e, portanto, é mais conhecida pelos investidores. Assim, poderia cobrir a oferta da concorrente.

Em reserva, uma analista do mercado avalia que a saída da Aegea é um “sinal ruim”. Além dos termos da oferta, que podem ter afastado a companhia, ele cita riscos envolvidos na operação, como de judicialização.

No início da semana decisão liminar da Justiça de São Paulo suspendeu lei municipal que autorizava a privatização da Sabesp em Guarulhos.

Para Percy Soares Neto, consultor em saneamento e ex-diretor executivo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon), o discurso político do governo de São Paulo de que a Sabesp atrairia concorrentes acaba sendo derrubado com apenas uma oferta.

Representantes do governo estão esta semana oferecendo as ações da Sabesp a investidores internacionais num road show pelos EUA e Europa.

— Nesse caso, o governo pode ter que vender as ações pelo preço mínimo — diz Soares, lembrando que a Corsan, no Rio Grande do Sul, também foi vendida pelo preço mínimo estabelecido no edital, para a Aegea.

Mais recente Próxima Diálogos RJ, promovido pelo GLOBO, debate transição energética nesta sexta-feira
Mais do Globo

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação
  翻译: