Economia
PUBLICIDADE

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul paralisaram as atividades de diversas empresas no estado.

A Gerdau, maior produtora brasileira de aço do país, está com as duas operações paralisadas de Charqueadas e Riograndense localizadas em Sapucaia do Sul. As unidades empregam duas mil pessoas.

Embora não haja problema de alagamento, a Gerdau decidiu suspender as atividades até domingo para que os colaboradores foquem suas atenções para cuidar dos familiares. A companhia afirma que não haverá interrupção de entrega do aço produzido aos clientes. Uma nova análise sera feita semana que vem sobre a possibilidade ou não da retomada das operações.

O mesmo ocorre com Marcopolo, que decidiu suspender as operações nas duas unidades localizadas em Caxias do Sul que produzem os veículos das empresas. Segundo a empresa, as operações, que empregam mais de 9.500 pessoas, estão suspensas em caráter preventivo até domingo. "O período pode ser estendido de acordo com as chuvas do fim de semana", informou a companhia.

Os temporais afetam ainda dezenas de companhias. A Calçados Bibi interrompeu desde o último dia 02 a sua fabricação na unidade de Parobé, onde fica também a sede administrativa da companhia.

"Com o cenário de chuvas torrenciais, que atingem nosso estado desde o último sábado, mais de 100 municípios foram comprometidos. Nos últimos dois dias, o Rio Paranhana e dos Sinos, que banham a cidade de Parobé e arredores, transbordaram e inundaram vários bairros de nossa cidade", disse a empresa.

Além disso, a companhia disse que as entregas poderão ser afetadas nos próximos dias pelas dificuldades de movimentação dos parceiros transportadores nas cidades mais impactadas. "Neste momento extremamente delicado para todos, estamos priorizando a segurança dos nossos colaboradores e familiares", disse a Calçados Bibi.

A loja da Lupo em Lajeado, da Lupo, está fechada e sem previsão de abertura. Segundo a empresa, os produtos foram retirados da loja e colocadas no estoque, no segundo pavimento. Outros espaços como Santa Cruz do Sul e Santa Maria também fecharam.

Loja da Lupo em  Lajeado foi esvaziada — Foto: Divulgação
Loja da Lupo em Lajeado foi esvaziada — Foto: Divulgação

A diretora de uma fabricante de chocolate no estado afirmou, por sua vez, que a equipe administrativa está de home office e vem tendo pouco acesso às operações fabris por conta da ausência de luz e internet. "Está um absoluto caos, sem comunicação", relatou ela.

A Bolognesi Energia, dona de PCHS no Sul, disse que até o momento as vazões registradas estão dentro dos limites previstos em projeto. Com isso, diz a empresa, as nossas usinas continuam gerando energia de forma estável e segura.

"Destacamos que não há indícios de problemas nas barragens. Monitoramos com rigor os volumes de chuva previstos e contamos com um plano de contingência para responder de forma imediata a qualquer alteração, garantindo a segurança de nossas estruturas e comunidades circundantes", disse a companhia.

Segundo a empresa, cada PCH possui um Plano de Ação de Emergência (PAE), com ações a serem tomadas em caso de rompimento, incluindo o acionamento imediato da Defesa Civil para coordenar a evacuação de qualquer população ainda presente na área afetada.

Mais recente Próxima INSS: oferta de crédito consignado bate recorde no 1º trimestre
Mais do Globo

Tumor no sangue tem início no sistema linfático, responsável por produzir e transportar as células de defesa do corpo chamadas de linfócitos

Linfoma abdominal: entenda o câncer do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman

Foco será turismo rodoviário, de olho em potenciais turistas que vivem num raio de 600km de Porto Alegre

Rio Grande do Sul pede R$ 90 milhões ao governo para promover turismo. Setor perdeu 3 mil vagas de carteira assinada em maio

Velório de modelo Aline Ferreira acontece nesta quinta-feira; dona de clínica foi presa pela Polícia Civil de Goiás

Dona de clínica onde influencer morreu após aplicação de PMMA cursou apenas até o 3° período de medicina no Paraguai, diz delegada

Os candidatos do 'Enem dos concursos' poderão acessar informação na Área do Candidato e pedir alteração de 5 a 7 de julho

Concurso Nacional Unificado: Local de prova pode ter mudado; veja como consultar

Parecer de grupo de trabalho da Câmara é apresentada em entrevista coletiva nesta quinta-feira

Reforma Tributária: carros elétricos e jogos de azar são incluídos no imposto do pecado

Câmara aprovou a proposta de forma unânime e sem voto nominal, e ex-presidente chegou a ligar para vereadores questionando por que eles não haviam se posicionado contra

Aprovação de projeto contra apostas em cavalos em São Paulo desagrada Bolsonaro

Apresentadora postou foto de Zyan nas redes e recebeu comentários divertidos

Giovanna Ewbank mostra 'energia contagiante' do filho e semelhança com pai não passa despercebida: 'Idêntico ao Bruno'

A universidade foi condenada a pagar R$ 5 mil em honorários da advogada que representou o estudante de Direito Glauco Dalalio do Livramento, de 17 anos

Justiça determina que matrícula de aluno pardo barrado por banca da USP se torne definitiva
  翻译: