Economia
PUBLICIDADE

Por Bloomberg — Buenos Aires

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 24/06/2024 - 17:49

Argentina enfrenta recessão com queda de 2,6% no PIB

Argentina entrou em recessão com queda de 2,6% no PIB no primeiro trimestre. Cortes de gastos e desvalorização do peso impactaram consumo e atividade econômica, levando a aumentos no desemprego. Expectativa de recuperação com legislação de Milei e retomada do crédito e investimentos.

A Argentina entrou em recessão no primeiro trimestre do ano, com os cortes de gastos do presidente Javier Milei fizeram com que o consumo e a atividade despencassem.

O produto interno bruto caiu 2,6% em comparação com o quarto trimestre de 2023, de acordo com dados oficiais do governo publicados nesta segunda-feira. A atividade contraiu 5,1% em relação ao ano anterior, um pouco menos do que a estimativa de um declínio de 5,3% entre os economistas pesquisados pela Bloomberg.

Os primeiros meses do ano foram marcados por cortes acentuados nas aposentadorias reais e nos salários do setor público e pela interrupção dos projetos de infraestrutura pública. Quando assumiu o cargo, em dezembro, Milei também desvalorizou o peso em mais de 50% e retirou centenas de controles de preços. Os salários reais caíram 17% de novembro a março, provocando uma queda de 10% nas vendas dos supermercados no mesmo período.

Os setores de construção, manufatura e varejo lideraram as quedas, compensadas pela agricultura e mineração, de acordo com o governo. Os gastos de capital, um indicador de investimento, caíram 23,4% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas no varejo caíram 8,7%. O desemprego aumentou para 7,7%, de 5,7% no trimestre anterior, de acordo com outro conjunto de dados do governo.

A contração da atividade, no entanto, fez com que o governo registrasse cinco superávits orçamentários mensais consecutivos e uma redução mais rápida do que o esperado da inflação mensal, de 25,5% em dezembro para 4,2% em maio.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera uma possível estabilização da atividade em abril, com a retomada do crédito privado e do consumo de cimento, a recuperação da produção agrícola após a seca do ano passado e o aumento da confiança do consumidor, de acordo com seu último relatório sobre a Argentina.

Os economistas pesquisados pelo banco central estimam que o PIB cairá 3,8% este ano, seguido por um crescimento de 3,4% em 2025. Espera-se que a legislação de referência de Milei obtenha a aprovação final na Câmara dos Deputados no final desta semana, o que deverá contribuir significativamente para a recuperação, flexibilizando as leis trabalhistas, desregulamentando o setor de energia e incentivando grandes investimentos estrangeiros por meio de isenções fiscais.

Mais recente Próxima Reforma Tributária: relatório será entregue dia 3, após reunião geral com governadores
Mais do Globo

Resultado do Festival de Parintins 2024 foi divulgado nesta segund-feira (1); campeão deste ano é o Boi Caprichoso

Quem ganhou o Festival de Parintins 2024?

Com alta do dólar e do petróleo, diferença entre o valor cobrado no Brasil e no exterior é o maior desde meados de abril

Defasagem no preço da gasolina praticado pela Petrobras já chega a 19%

Influenciadora compartilhou clique com a sertaneja nas redes e ganhou comentário da mãe

Lauana Prado surge em nova foto com Tati Dias, recebe apoio da sogra e a elogia: 'A melhor do mundo'

Tricolor perdeu últimos seis jogos e não vence há dez jogos no campeonato

Fluminense na lanterna do Brasileiro rende zoações de rivais; veja memes

Dia da Independência da Bahia, em 2 de julho, é feriado apenas no estado da Bahia

Independência da Bahia é feriado? Por que data é celebrada em 2 de julho?

Manobra tem poucas chances de ser bem sucedida a curto prazo, mas advogados querem atrasar o anúncio da pena imposta ao ex-presidente, marcado para semana que vem

Após decisão da Suprema Corte sobre imunidade, Trump quer anular condenação por suborno a ex-atriz pornô

Valor máximo por projeto é de R$ 10 milhões, não reembolsáveis, mediante dedução fiscal

BNDES divulga as regras para apoio a projetos de patrimônio cultural pela Lei Rouanet

Os médicos usaram uma pinça de joalheiro para retirar o objeto estranho; a visão do homem levou mais de cinco meses para voltar a melhorar

Em caso raro, homem de 55 anos é picado por abelha no olho e ferrão fica alojado no órgão; entenda
  翻译: