Economia
PUBLICIDADE
Por — Brasília

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 19:05

Equipe econômica convence Lula

A equipe econômica busca convencer Lula da importância de medidas estruturais para conter despesas. Pente-fino é importante, mas não suficiente. Equilíbrio fiscal com justiça social é o objetivo do governo.

As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocando em dúvida medidas de ajuste fiscal que possam reduzir as despesas do governo não foi considerada como fim da linha para os planos da equipe econômica do governo.

Lula descartou desvincular o salário-mínimo do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Uma das opções do "cardápio" na agenda de contenção de gastos da equipe econômica era uma modernização das vinculações.

Integrantes do Ministério da Fazenda e do Planejamento afirmam que a fase atual é de estudar o Orçamento e as medidas que podem ser adotadas.

Ao mesmo tempo, diz um interlocutor, a ideia é continuar tentando convencer o presidente que é fundamental adotar alguma medida estrutural para limitar o crescimento das despesas, indo além do pente-fino em benefícios, para manter a sustentabilidade do arcabouço fiscal.

Em entrevista ao portal Uol, Lula afirmou que o governo realiza um pente-fino nos gastos da União, mas que é necessário saber se o "problema" é "cortar ou aumentar a arrecadação".

— O problema não é que tem que cortar, o problema é saber se precisa efetivamente cortar, ou se a gente precisa aumentar a arrecadação. Temos que fazer essa discussão — afirmou Lula, que completou: — Problema no Brasil é que a gente diminuiu muito a arrecadação.

O Palácio do Planalto trabalha com uma estimativa de que será possível economizar entre R$ 20 bilhões a R$ 30 bilhões com um pente-fino em benefícios previdenciários e assistenciais. Como mostrou o GLOBO, o Ministério da Previdência é uma das pastas trabalhando para reduzir gastos com revisão de benefícios.

Mas, segundo integrantes da equipe econômica, apenas esse tipo de pente-fino não é suficiente para colocar a trajetória das despesas dentro do limite previsto pelo arcabouço fiscal ao longo dos próximos anos. Dentro do Orçamento, há alguns gastos que crescem continuamente acima da regra de atualização anual do limite do arcabouço, o que comprime, ao longo do tempo, outras despesas.

Um exemplo são os mínimos constitucionais de investimento em Saúde e Educação e os benefícios previdenciários.

Em entrevista para comentar os dados fiscais de maio, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, minimizou as declarações de Lula, mas afirmou que as medidas estudadas visam à adequação do crescimento de gastos dentro do limite do arcabouço e não uma redução de despesas que gere o corte de um programa, por exemplo.

Segundo ele, está claro que o governo não fará política fiscal que busque um Estado mínimo, mas o equilíbrio fiscal com justiça social. O secretário afirmou que o momento atual é de apresentar o diagnóstico para o presidente e que há certa ansiedade pelos anúncios.

— Dinâmica de crescimento de despesas é diferente de cortes de gastos. Estamos olhando para que a evolução da despesa pública seja compatível com o marco fiscal. Essa é a nossa preocupação e as medidas necessárias para garantir essa trajetória serão adotadas — garantiu.

Ceron afirmou que as medidas de revisão de cadastros de benefícios são legítimas, para eliminar pessoas que estão recebendo indevidamente os benefícios, e importantes, mas não disse se são suficientes. O secretário descartou, contudo, uma revisão da política de valorização do salário mínimo.

— Isso não quer dizer que não há preocupação em medidas para que as despesas previdenciárias se mantenham dentro dos limites. Ajuste sobre o mais pobre é taxado como mais simples de ser feito. Mas, assim como combatemos privilégios de gasto tributário, vamos buscar encontrar de forma inteligente, racional e correta, medidas que sejam adequadas para garantir esse conceito.

Mais recente Próxima Senado aprova projeto que cria a LCD, nova modalidade de renda fixa
Mais do Globo

'Eu vejo moda como forma de expressão', afirma a intérprete de Bia em novo projeto do streaming

Atriz de 'Pedaço de Mim', Amanda Spanner revela curiosidade sobre look em lançamento de série

Crime ocorreu em fazenda; três corpos estavam na residência e um quarto, dentro de um rio

Polícia prende suspeito de matar quatro pessoas em Teresópolis, na Região Serrana do Rio

Em meio a concorrência a acirrada, consultor empresarial Marcos Freitas sinaliza que empreendedores necessitam manter cautela para continuidade do sucesso

Famosas aproveitam notoriedade digital para conquistar 'alta performance' nos negócios

Entidade afirmou não ter 'participação' ou 'contribuição' na elaboração do projeto de lei que equipara o aborto realizado acima de 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples, inclusive no casos de gravidez resultante de estupro

PL Antiaborto: CFM muda o tom, diz que é 'aliado da população feminina' e lamenta 'distorções' sobre o tema
Cadê a lista dos cortes  de gastos?

Chefes dos estados ainda defenderam que o Fundo de Desenvolvimento Regional da reforma tributária seja usado para abatimento da dívida

Governadores querem incluir gastos com segurança e custeio para abater juros de dívidas com a União

Talyah Reid, 29 anos, ganhou 4 mil euros da família como presente de aniversário adiantado para realizar procedimento

Mulher faz cirurgia de silicone dos sonhos na Turquia, mas procedimento dá errado e seios ficam pretos e vazando; entenda

Ministra do Planejamento falou sobre o assunto em audiência no Senado

Tebet diz que autonomia do BC é 'saudável', mas questiona duração do mandato de presidente da instituição

Levantamento feito pela Aldeias Infantis SOS mostra que incidentes com queimaduras somam 2.722 casos

Acidentes com crianças e adolescentes crescem 17% no RJ; queimaduras e quedas causaram maioria das internações

Enquanto muitos países europeus estão discutindo jornadas semanais mais curtas, de quatro dias, governo grego quer combater escassez de profissionais obrigando os existentes a trabalhar mais

Na contramão da Europa, Grécia adota semana de 6 dias de trabalho por falta de mão de obra qualificada
  翻译: