Bruno Astuto
PUBLICIDADE
Bruno Astuto
Informações da coluna

Bruno Astuto


RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 30/06/2024 - 05:00

O amor entre pais e filhos

O artigo destaca a importância dos filhos que cuidam dos pais idosos, refletindo sobre o amor, gratidão e inversão de papéis na relação familiar. Pedro Bial conduz entrevistas emocionantes que mostram o carinho e proteção mútua entre pais e filhos.

Pedro Bial entende tudo de poesia. Como leitor, como autor, como declamador, como trovador. Ele sabe degustar o gênero — infelizmente tão dessueto nestes tempos em que só se leem legendas de posts — e o tornar apetitoso para o grande público. Ele fala de um poema com cotidiano, como se estivesse, do nada, esbarrado num transeunte no meio da rua ou houvesse levantado a tampa da panela para saber se o arroz está no ponto. Ele também fala de um poema com gravidade e paixão, como se aquele fosse o seu último encontro com o grande e único amor da sua vida. Você se comove com a sua comoção enquanto Pedro está mastigando as palavras.

A mais recente temporada de seu programa, o “Conversa com Bial”, foi a mais poética de todas, em especial graças às entrevistas de Milton Cunha, Ary Fontoura e Marília Gabriela com o filho Theo Cochrane. Curioso como houve um fio de assuntos familiares: Guel e Luisa Arraes contando sobre como foi trabalharem juntos; Claudia Raia falando da gravidez aos 55; o grande ator Rogério Fróes dando entrevista ao lado das filhas, da mulher e do neto; Milton descrevendo os conflitos em casa por causa de sua homossexualidade; e Gabi provocando lágrimas no entrevistador quando disse que se sentia protegida pelo filho, numa “inversão de papéis”.

Bial, o homem que brilhantemente cobriu a derrubada do Muro de Berlim, deixou seu próprio muro da isenção de jornalista e entrevistador cair, ao justificar o choro pensando em sua mãe quase centenária. E aquele hemiciclo se tornou um espelho para milhares e milhares de lares com filhos que protegem os pais, num mundo cada vez mais velho e em que se dura mais. Pessoas que, por motivos de doença, vulnerabilidade, fragilidade física ou custo de vida, zelam ou zelaram por quem lhes deu a vida, às vezes sem nunca receber um obrigado, um olhar de compaixão, porque está biblicamente escrito na pedra “honrar pai e mãe”, mas não honrar o filho. E esse filho que cuida, na inversão da lógica que se tornou a própria lógica por causa do aumento da expectativa de vida, não teria de certa forma se tornado pai e mãe?

A única filha que não foi morar fora; a nora que ajuda a virar aquele corpo frágil na cama e acorda na madrugada para dar os remédios; a sobrinha que sempre acompanha nos exames e nos médicos; o filho gay que foi sempre olhado de banda, mas que é o único que liga todos os fins de tarde para aquele homem outrora tão severo e intolerante. E, às vezes, assim como não se pode repreender tudo numa criança porque ela é uma criança, também é proibido desabafar, chorar ou reclamar quando seu velho faz birra, sob pena de receber a etiqueta da crueldade e da “ingratidão”.

Em seu romance “Pais e filhos”, Ivan Turguêniev escreveu que “todos os sentimentos podem conduzir ao amor e à paixão (...) exceto um: a gratidão. A gratidão é uma dívida; todo homem paga as suas dívidas, mas o amor não é dinheiro”. Sou do time que não confunde dívida com gratidão, pois, ao contrário da primeira, a segunda é sobre algo que não se pode pagar, cobrar ou precificar. Ela é fruto do amor, não conduz até ele — veio dele. Não é um empréstimo a juros, mas uma troca de afetos sem juras. É doer em si quando dói no outro, agradecer não por si, mas pelo outro.

Tudo isso passou pela minha cabeça na madrugada, por volta de 1h da manhã, o horário tradicional de filmes de sacanagem em que infelizmente esse programa foi confinado, pois a inteligência no mundo de hoje se confunde com pornografia. É velada, culpada, não pode ser ostentada ou provocada à luz do dia, sob pena de ataques da turba algorítmica. Mas como uma conversa inteligente dá prazer. É tão bom, ainda que doloroso, pensar.

Mais recente Próxima A conta do gás
  翻译: