Futebol Internacional
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 30/06/2024 - 02:16

Desafios da Inglaterra na Eurocopa

A Inglaterra enfrenta dificuldades na Eurocopa, com desempenho aquém do esperado e falta de entrosamento entre os jogadores. Southgate busca soluções táticas para quebrar o jejum de títulos e corresponder às expectativas.

Uma seleção que possui entre seus atrativos os melhores jogadores da última temporada nos campeonatos Inglês e Espanhol, Phil Foden e Jude Bellingham, e o artilheiro do último Alemão, Harry Kane, além de vários outros fortes predicados individuais, parecia ter o caminho perfeito para funcionar sem grandes segredos. Porém, a Inglaterra está passando muito longe do posto de favorita ao qual foi alçada antes desta Eurocopa. Mesmo líder do Grupo C, a equipe de Gareth Southgate fez apenas cinco pontos, beneficiando-se do baixo nível apresentado pelos adversários. Hoje, a partir das 13h, enfrenta a Eslováquia, pelas oitavas de final, precisando se provar praticamente do zero.

Os problemas que explicam o desempenho tão aquém do esperado e fazem crescer as críticas dentro e fora do país são de várias ordens. Apesar de tanta qualidade técnica reunida, contando ainda com nomes como Bukayo Saka, Declan Rice e Kyle Walker, as jogadas não estão fluindo em um time no qual se parece difícil construir associações.

Um número chama a atenção. Nos três jogos da fase de grupos — vitória contra a Sérvia e empates com Dinamarca e Eslovênia —, Foden deu mais passes para o goleiro Jordan Pickford (três) que para Kane (um). O arranjo não está funcionando, e a pressão pesa cada vez mais sobre o trabalho de Southgate.

O treinador de 53 anos está à frente da seleção inglesa desde 2016 e foi fundamental para um resgate do espírito nacional. Sob seu comando, o talentoso time chegou à semifinal da Copa do Mundo de 2018 e foi vice-campeão da última Euro. Porém, certa estagnação observada tem lhe tirado muito desse crédito. Em especial, quando se trata do país que "inventou" o futebol, mas não tem títulos além do Mundial de 1966.

Ao contrário do que diz a caricata música "Three Lions", de 1996, o "futebol nunca voltou para casa", sina que se espalha por gerações. Os ingleses foram eliminados em uma Euro no próprio solo naquele mesmo ano e ainda viram a geração de ouro, encabeçada por craques como Steven Gerrard, Frank Lampard, David Beckham e Rio Ferdinand fracassar em todas as grandes oportunidades.

Seleção da Inglaterra fez apenas cinco pontos na fase de grupos da Eurocopa 2024 — Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
Seleção da Inglaterra fez apenas cinco pontos na fase de grupos da Eurocopa 2024 — Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

No futebol da década de 2020, a Premier League se tornou a grande constelação de jogadores do planeta, desejada por atletas veteranos e jovens. Mesmo assim, o próprio futebol inglês ainda não se aproveitou para dar o próximo passo.

Além das deficiências coletivas, a Euro deste ano apresenta um time apático. São apenas dois gols em três jogos, e uma classificação que veio graças à estrela de Bellingham, que definiu, de cabeça, a vitória magra por 1 a 0 frente aos dinamarqueses, na estreia.

O mata-mata cria um novo torneio, e há mudanças capazes de virar a chave. Se Southgate pensar em recuar Bellingham para atuar como volante ao lado de Rice, levando Foden ao centro e incentivando Kane a buscar mais a bola, as peças podem se sentir mais confortáveis. Só que o técnico não pareceu preocupado em fazer ajustes enquanto ainda tinha tempo para testes.

Com muita expectativa e pouca correspondência, apenas mudanças táticas não serão suficientes para pôr o English Team na trilha e quebrar um jejum de seis décadas. Esta tem sido uma Euro em que outras favoritas, como a França, ainda não deslancharam. Mas nenhuma delas passa tanto a imagem de descrédito e desperdício de talentos como a seleção da Inglaterra.

Mais recente Próxima Itália é eliminada da Eurocopa pela Suíça e aumenta lista de frustrações da seleção; veja
Mais do Globo

Com toda a energia da mistura rítmica do Ijexá com Música Brasileira, o duo LUAU leva a turnê do seu primeiro álbum audiovisual, intitulada "Eu Vou Já!", para os palcos do Teatro Fashion Mall no dia 07 de julho

Duo LUAU no Teatro Fashion Mall: assinante O GLOBO tem 50% de desconto

Lula decidiu reinstalar o colegiado e promoveu novas nomeações

Comando das Forças Armadas foi avisado sobre recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos e considera assunto resolvido

Provas serão realizadas em 18 de agosto

CNU: Uso correto da Língua Portuguesa corresponde a 50% da nota de questões discursivas; veja critérios

Foram contempladas profissões intelectuais de natureza científica, literária ou artística, submetidas à fiscalização por conselho profissional

Advogado, biólogo e engenheiro: deputados mantêm alíquota reduzida para alguns profissionais na Reforma Tributária

Condição representa 2% de todos os tipos de tumor que atingem homens brasileiros; casos são mais frequentes no norte e nordeste

Câncer de pênis: Brasil é considerado o país com maior número de casos do mundo; veja os 6 sinais mais comuns da doença

Espaço foi rebatizado de Teatro Rubens Corrêa e será entregue pelo Secretaria municipal de Cultura

Veja como ficou o novo Teatro de Ipanema após reforma

Relatório da regulamentação da reforma deixa caminhões de fora do imposto seletivo. Estão enquadrados neste regime itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Reforma tributária: carros para PCD com alívio tributário terão valor ampliado para R$ 150 mil

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos
  翻译: