Botafogo
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/06/2024 - 03:30

Botafogo aposta em elenco alto para temporada

Botafogo mantém elenco alto, com média de 1,83m, como trunfo na temporada. Estratégia se reflete em novas contratações e destaque para vigor físico dos jogadores. Equipe de Artur Jorge busca manter bons resultados no Brasileirão.

A evolução do Botafogo sob o comando de Artur Jorge não se explica apenas pelo jogo vertical e intenso praticado pelo líder do Brasileirão, ou mesmo pela mentalidade obstinada trazida pelo português. Por mais que a campanha da temporada passada seja desejo de página virada no clube, a característica de ter um time de grande estatura se manteve. Hoje, às 19h, o alvinegro abre a 10ª rodada recebendo o Athletico, no Nilton Santos, contando novamente com este trunfo presente no elenco.

Em dezembro de 2023, o observatório CIES Football publicou um estudo que revelava que o Botafogo tinha o time mais alto entre os 20 que disputaram a Série A, levando em conta a altura média da escalação mais utilizada (1,83m). Naquele grupo, o goleiro Lucas Perri (1,97m) era quem mais puxava a conta para cima, seguido por Júnior Santos (1,88m), o mais alto dos jogadores de linha.

Um outro dado interessante era que o alvinegro havia passado 36% do tempo em campo com uma escalação igual ou superior à 1,86m de média, assim como o Cuiabá, segundo time mais alto no geral (1,82m).

Botafogo segue com time alto em 2024 — Foto: Editoria de Arte
Botafogo segue com time alto em 2024 — Foto: Editoria de Arte

As transferências de jogadores na janela do início do ano não fugiram desta estratégia. Para o lugar de Perri, veio John, que possui os mesmos 1,97m, e qualidades ainda maiores de elasticidade, e toque de bola desde o início da construção de ataques. Na zaga, Lucas Halter (1,87m) e Alexander Barboza (1,93m) foram as novidades. E enquanto Danilo Barbosa (1,83m) tem sido presença mais constante no meio, Luiz Henrique (1,82m) elevou a altura do ataque, na comparação com Victor Sá (1,78m).

A média de altura do Botafogo se mantém na faixa dos 1,83m de duas formas. Ao se olhar para os titulares mais frequentes nos últimos confrontos, e também quando se considera os 16 jogadores mais utilizados na temporada. Cuiabano (1,79m), mais alto que Marçal (1,78m), ainda não figura entre estes.

Tiquinho Soares (1,87m) deve seguir fora do time hoje por conta do falecimento do pai, na última sexta-feira, e da necessidade de cuidar da família. Assim como na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, o paraguaio Óscar Romero (1,76m) iniciará a partida, diminuindo um pouco a média de altura do time, mas não o “estilo físico”.

O Botafogo funciona baseado no vigor dos jogadores, principalmente no meio, coração da equipe de Artur Jorge. O setor ganha muitos duelos defensivos e sempre promove rápidas conexões para desenhar jogadas. Isso não significa que o alvinegro seja focado em contra-ataques, mas, pelo contrário, em controle dos movimentos. A visão da SAF mudou o panorama sobre a questão física do elenco alvinegro.

— Sempre conversamos para os setores conseguirem estar próximos. Isso facilita tanto quando temos a posse de bola e quando perdemos. E acaba te dando um certo conforto, ainda que indireto, em um setor no qual não existe conforto — detalhou o volante Danilo Barbosa em entrevista ao GLOBO.

Força física

Danilo e, em especial, Marlon Freitas, se destacam pelo vigor. Ao mesmo tempo, isso também resume a temporada de Júnior Santos, artilheiro do time no ano com 18 gols, e jogador cada vez mais acostumado a proteger a bola e se apresentar dominante no setor ofensivo.

Aos poucos, outras peças vão retornando. Jogadores machucados vão se recuperando de suas lesões — Marçal e Pablo podem voltar a ser relacionados hoje. Outros investem tempo fora do clube para melhor seu condicionamento. A tendência é que um time ainda mais inteiro busque dar sequência aos bons resultados recentes.

Adversário desta noite, o Athletico só tem o desfalque de Felipinho. Cuca (suspenso) pode manter a base da escalação do último jogo, com um substituto para o meia, ou mesmo optar por mudar o esquema.

Mais recente Próxima Botafogo tem mais um bom começo de Brasileirão, mas com time mais encorpado e plural
Mais do Globo

Cria da base cruz-maltina, volante aproveita chances e se firma no time titular com boas atuações defensivas e ofensivas. Hoje, é um dos nomes de um time mais sólido, que busca se afastar do Z4

Versatilidade e preparação individualizada: JP conquista espaço no Vasco e vira destaque contra o Fortaleza

Casal desembarcou com permissão para buscar trabalho há quase um ano e ainda espera documentos. Deputada revela no Parlamento que todas as regularizações estão paradas

Nem entrada com visto livra brasileiros do caos na imigração de Portugal

Resgates feitos por bombeiros em elevadores aumentaram 14% este ano

Sobe e desce de risco: Corpo de Bombeiros já registrou mais de 1.600 ocorrências em elevadores no Estado do Rio este ano

Lateral está suspenso, enquanto o volante fica fora por conta do corte sofrido. Artur Jorge deve lançar escalação com quatro homens de frente

Sem contar com Damián Suárez e Tchê Tchê, Botafogo visita Cuiabá pelo Brasileiro

VAR e árbitro ignoram pênalti, mas seleção faz seu pior jogo nesta Copa América

Brasil x Colômbia: Seleção é prejudicada pela arbitragem, mas também por sua própria atuação; leia a análise

Apesar da queda para categoria 4, alertas dão conta de chuvas com potencial fatal

Furacão Beryl deixa pelo menos 7 mortos no Caribe e perde força a caminho da Jamaica; veja possível trajetória

Camisa 7 recebeu o terceiro cartão amarelo no empate com a Colômbia e terá que cumprir suspensão

Dorival não lamenta desfalque de Vini Jr contra o Uruguai: 'Outros terão que aparecer. É esse o caminho'

Levantamento inédito aplicou o Índice de Progresso Social (IPS) em todas as cidades do país

Confira o ranking de qualidade de vida entre todas as capitais e estados do Brasil

'Black pool' (piscina negra) e serviço de mordomia estão inclusos na hospedagem. Prêmio foi concedido pelo World Travel Awards 2024

Suíte que hospedou Madonna no Copacabana Palace é eleita a melhor da América do Sul. Diária chega a R$ 22 mil; veja fotos
  翻译: