Flamengo
PUBLICIDADE
Por e , O Globo — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 04:15

O Futuro do Maracanã com Flamengo e Fluminense

O futuro estádio do Flamengo pode impactar o Maracanã, que será administrado junto com o Fluminense. O estádio do rubro-negro pode perder relevância com menos jogos, enquanto o Maracanã busca se reinventar como palco de megaeventos e sede da seleção brasileira. A parceria com a CBF para um museu do futebol é cogitada. A gestão conjunta com o Fluminense enfrenta desafios, mas o governador do Rio pede que o Flamengo continue utilizando o estádio. A movimentação no cenário do futebol carioca traz incertezas e possíveis mudanças para o Maracanã.

O futuro estádio do Flamengo só deve realmente tomar corpo em cinco anos. Porém, a notícia da provável compra do terreno foi o suficiente para que uma questão surgisse: Como ficará o Maracanã sob administração do rubro-negro pelos próximos 20 anos junto com o Fluminense?

Ainda que seja um problema de médio prazo, já fica no ar um temor de mais uma mudança de dono do principal estádio do país — vale lembrar que após as denúncias da Operação Lava-Jato, a Odebretch devolveu o equipamento ao Estado e a nova licitação se arrastou por anos.

O rubro-negro, que teve a vitória homologada na licitação no início deste mês, não se preocupa com o tema no momento. Internamente, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, disse recentemente a conselheiros, segundo o site Mundo Rubro-Negro, que o clube continuará a gerir o Maracanã durante o período da concessão.

Ele alega que o Fluminense já garante o mínimo de jogos necessários para sustentar o estádio. O Maracanã também poderá receber outros tipos de eventos em outras datas que o Flamengo não o utilizar. Além de receber jogos de outros times, como o Vasco, que nos próximos anos deve reformar São Januário.

No edital da licitação, exigia-se um mínimo de 25 jogos. Porém, para obter maior pontuação, o consórcio Fla-Flu comprovou que poderia realizar até 77 partidas por ano.

Nos bastidores, o governador do Rio, Cláudio Castro, já apelou ao clube para que siga utilizando o estádio. O pedido é para que a concessão seja respeitada com a utilização em um número mínimo de jogos. Nem que eles sejam mais esporádicos, em revezamento com o Fluminense.

Procurado, o estado disse em nota que "a existência de um novo equipamento esportivo vem a somar com o esporte e o lazer da população fluminense" e que "confia que as cláusulas contratuais" da licitação do Maracanã serão cumpridas, com o objetivo de mantê-lo "como estádio competitivo e preservar seu valor histórico como templo do futebol".

Os dirigentes tricolores também já tiveram uma primeira conversa com o Flamengo a respeito do futuro da concessão — o Fluminense tem 35% dos custos e lucros e hoje não teria condições de gerir o estádio sozinho. Mas a discussão sobre a gestão do Maracanã só acontecerá quando a arena do rubro-negro realmente sair do papel, após 25% do tempo de contrato já terá passado.

Impactos imediatos

Fontes ouvidas pela reportagem, no entanto, concordam que assim que o estádio do Flamengo for inaugurado, o Maracanã perderá seu principal ativo. Afinal, os maiores públicos e rendas do futebol brasileiro, atualmente, são do rubro-negro.

A notícia recente também pode impactar em negociações de publicidade, camarotes e hospitalidade a longo prazo, uma vez que o estádio receberá menos jogos do rubro-negro daqui a cinco anos. Quem pretende colocar sua marca no Maracanã pode pensar duas vezes e rever os valores diante do novo cenário.

Um futuro possível para o Maracanã seria algo semelhante ao que foi feito com Wembley, que atualmente recebe finais de algumas copas tradicionais (FA Cup e Copa da Liga Inglesa), jogos de times locais, tornou-se o principal palco de megaeventos e shows em Londres, recebeu recentemente a final da Champions League, e é a casa da seleção da Inglaterra, sempre lotada nos jogos masculinos e femininos. Uma parceria com a CBF já foi cogitada há alguns anos para a construção de um grande museu do futebol. Porém, transformá-lo em lar da seleção brasileira esbarraria nas questões políticas da entidade que precisa agradar diversas federações.

— Acredito que com acertos equilibrados e compartilhamento de receitas, utilizar esses espaços já existentes ainda seja um formato bem-vindo para todos os envolvidos — afirma Anderson Nunes, head de Negócios da Casa de Apostas, que adquiriu os naming rights da Arena Fonte Nova, em Salvador, e da Arena das Dunas, em Natal.

Procurados pela reportagem, Vasco — que participou da licitação ao lado da WTorre e perdeu — e Botafogo não se pronunciaram.

Mais recente Próxima Líder do Brasileiro, Flamengo enfrenta o Juventude em lugar indigesto na sua história
Mais do Globo

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação

Piloto britânico deu a vitória para a Mercedes depois de 19 meses; Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio.

Fórmula 1: George Russell vence GP da Áustria após batida de Verstappen no fim
  翻译: