Futebol
PUBLICIDADE

A segunda fase da licitação do Maracanã foi divulgada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, via Diário Oficial, nesta quarta-feira. Nesta etapa, foram detalhadas as notas dos três consórcios que disputam a concessão do estádio pelos próximos 20 anos: Fla-Flu, Maracanã para Todos (Vasco e WTorre) e Arena 360.

A dupla Fla-Flu saiu na frente, com o Maracanã para Todos em segundo. A Arena 360 não alcançou o número mínimo de jogos e teve parecer pela desclassificação. Agora, os concorrentes têm prazo para impugnações.

Após a análise dos pedidos de impugnação, haverá a abertura das propostas financeiras que está marcada para o dia 30 de abril, na Secretaria de Estado da Casa Civil. A expectativa do governador Cláudio Castro, segundo a coluna do Lauro Jardim, é que o processo seja definido até o final de maio.

Abaixo O GLOBO responde algumas questões sobre o processo da licitação do Maracanã:

O que é a licitação do Maracanã?

No ano passado, o governo do Estado do Rio de Janeiro abriu edital de licitação do Maracanã no qual o vencedor terá a concessão do estádio e do ginásio do Maracanãzinho por 20 anos. Durante esse período, o consórcio ficará responsável pela gestão dos equipamentos com investimentos previstos de R$186 milhões. O Estado terá direito a um número limitado de dias para uso do local.

Qual é a principal exigência do edital?

O edital exige que o consórcio vencedor faça a gestão do Complexo Maracanã (estádio e ginásio) tendo como principal finalidade o uso esportivo dos equipamentos. Por isso, há um número mínimo de jogos no estádio por ano (25), e a pontuação maior é de quem comprovou, de acordo com os termos do documento, que conseguirá realizar mais eventos esportivos.

De acordo com o edital, também estão previstas obras de recuperação dos sistemas de água, escadas rolantes, elevadores, ar-condicionado e exaustão, modernização e adequação dos sistemas eletrônicos e revitalização do Museu do Futebol, entre outras intervenções no Maracanã. No Maracanãzinho, serão feitos reparos na cobertura do ginásio, novo sistema audiovisual e acústico, e reformas das áreas de hospitalidade, iluminação e acessibilidade.

Qual foi a nota dos concorrentes na segunda fase?

  • Consórcio Fla-Flu: 117 pontos. Em relação ao número de jogos, a dupla conseguiu comprovar que detém 77 datas (38 do Flamengo) e 39 (do Fluminense) dentro das competições previstas no edital. Por isso, o consórcio conseguiu a pontuação máxima neste requesito (35 pontos) dada a quem contemplasse cerca de 70 partidas.
  • Maracanã Para Todos (Vasco e WTorre): 81 pontos. O consórcio não atendeu dois requisitos por inteiro. No número de jogos, obteve a pontuação mínima (5 pontos), pois a Comissão de Licitação afirmou que a inclusão de jogos do Santos (35) e do Brusque (5) ferem o edital por serem de outros estados. Assim, só foram aceitas as 34 datas do Vasco, que valeram apenas cinco pontos.
  • Arena 360: 54 pontos. A Comissão de Licitação deu parecer pela desclassificação do consórcio por não atingir o número mínimo de 25 jogos. O grupo de Brasília não está fechado com um clube e não apresentou acordos. Além disso, o edital prevê a desclassificação do concorrente que tenha nota inferior a 70 pontos.

Qual o próximo passo dos consórcios?

Os licitantes podem entrar com pedidos de impugnações referentes aos pareceres da Comissão da Licitação. A Arena 360 está aguardando receber os documentos formalmente. A partir daí, o conteúdo será analisado pelo departamento jurídico para que o consórcio se posicione. O Vasco ainda não se pronunciou. Em ambos os casos, se o julgamento das impuganções forem desforáveis aos concorrentes há ainda a possibilidade de judicialização do processo.

Qual a próxima fase da licitação?

Está marcada para o dia 30 de abril a abertura das propostas financeiras dos consórcios participantes. O evento será na Secretaria de Estado da Casa Civil, em Laranjeiras. Os licitantes têm de apresentar um plano de negócio e o valor de outorga mínimo de R$ 6,12 milhões. A melhor proposta leva 125 pontos; a segunda, 115, e a terceira, 105.

Quando será anunciado o consórcio vencedor?

De acordo com o colunista Lauro Jardim, a previsão do governo é o que processo seja finalizado até final de maio.

Mais recente Próxima ‘Coração gigantesco’: Hulk deu chuteira para jogador adversário com calçado rasgado em partida contra o Caracas
Mais do Globo

Mesmo ferido, homem conseguiu escapar junto com outros três cúmplices

Suspeito é baleado e outro, preso, após tentarem assaltar casa na Ilha do Governdor

Assim como no Brasil, moeda americana sobe com força no mercado argentino, o que dificulta política atual de ajustes calibrados do governo e cria dúvidas sobre como será a prometida dolarização do país

Disparada do dólar cria cilada para Javier Milei na Argentina; entenda

Lucy Letby atentava contra a vida de 'Baby K' na unidade neonatal onde trabalhava quando consultor sênior percebeu baixa dos níveis de oxigênio de paciente

Serial killer de bebês: Enfermeira é condenada à 15ª pena de prisão perpétua por tentar matar recém-nascido

Depois de 14 na oposição, o Partido Trabalhista conquistou maioria absoluta no Parlamento do Reino Unido e retornará ao poder

Lula parabeniza novo primeiro-ministro do Reino Unido e afirma que haverá 'fortalecimento dos laços diplomáticos'

Merih Demiral selou a vitória da Turquia contra a Áustria, por 2 a 1

'Herói' da Turquia na Eurocopa é suspenso por dois jogos após gesto controverso em celebração de gol

Nutricionista Juliana Vieira explica que uma pessoa consegue ficar sem se alimentar por um longo período, mas isso não significa que seja seguro ficar sem comer até o limite

Maíra Cardi sai do jejum de 9 dias: 'Compartilhei para incentivar'; especialista alerta sobre danos à saúde

Rishi Sunak formalizou saída do cargo em visita ao rei Charles III e desejou sorte ao sucesso, Keir Starmer

Premier do Reino Unido entrega cargo, liderança do Partido Conservador e se desculpa por derrota: 'Sinto muito'
  翻译: