Futebol
PUBLICIDADE

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 03:00

Pressão para escalar Endrick

Dorival Junior resiste à pressão para escalar Endrick ao lado de Vini Jr e Rodrygo, mas possibilidade é vista para o futuro. Discussão sobre mudanças no ataque da seleção visando mais eficácia e entrosamento.

O desempenho do ataque da seleção no empate sem gols com a Costa Rica, pela estreia da Copa América, ficou muito aquém do esperado. Com isso, não faltaram pedidos da torcida por Endrick entre os titulares ao lado de Vini Jr e Rodrygo. Até aqui, Dorival Junior não dá sinais de que irá atender o pedido contra o Paraguai, nesta sexta. E a pressão deve ganhar força ao longo do torneio. Mas, afinal, que diferença o futuro trio do Real Madrid pode fazer no setor ofensivo?

Num cenário com os três em campo, o mais provável é que Raphinha fosse sacado. Desta forma, Dorival teria pelo menos duas opções mais evidentes. Uma delas seria montar um trio de ataque com Rodrygo pela direita, Vini pela esquerda e Endrick centralizado. A outra seria escalar o ex-Palmeiras na frente ao lado de Vinicius e deixar o atual camisa 10 por trás dos dois.

A primeira alternativa é a que promove menos alterações na forma como a seleção atuou diante dos costarriquenhos. A mudança seria apenas a troca de Raphinha por Endrick e uma mudança no posicionamento deste último com Rodrygo. Neste caso, o sucesso dependeria mais do talento individual de cada um e da capacidade do adversário de se defender, já que a forma de jogar da equipe sofreria poucas alterações.

Ainda assim, haveria um acréscimo importante. O time jogaria com um atleta com mais facilidade para ser o atacante centralizado. Embora não seja um centroavante, Endrick já mostrou ter valências para cumprir a função. Contra a Costa Rica, Rodrygo atuou como falso 9. Não chega a ser uma novidade para o atacante do Real Madrid, mas não é onde ele se sai melhor. O resultado foi que as melhores chances do Brasil foram em conclusões de fora da área.

Já a segunda opção traria mudanças mais significativas. E, de quebra, deixaria os jogadores mais próximos da forma como jogam no Real Madrid. Tanto Vini, no clube espanhol, quanto Endrick, no Palmeiras, se mostraram muito à vontade como atacantes de movimentação. Além disso, atrás do ataque é onde Rodrygo se sai melhor. Isso sem contar que sua capacidade cumprir várias funções o permitira trocar de posição com qualquer um dos dois, o que daria menos previsibilidade à seleção.

Contra o Paraguai, ver os três juntos é algo que só pode ocorrer durante o jogo, caso Dorival entenda ser necessário. A titularidade de Endrick na seleção é vista como precoce para o treinador. Mas ele acena com esta possibilidade para um futuro próximo.

- Todos querem ver. Mas não entendem as necessidades que se pedem para estarem todos ali juntos. Tudo é questão de tempo e de mudança comportamental do próprio atleta (Endrick), o que vem acontecendo de maneira bem tranquila - disse Dorival antes da estreia contra a Costa Rica.

- Ele vem percebendo o que precisa para daqui a pouco ser titular dessa equipe. E pode ser que não demore, até porque é um jogador extremamente hábil e que tem atributos impressionantes - complementou.

Mais recente Próxima Atlético-MG leva a melhor em disputa com o Botafogo e encaminha a contratação do zagueiro Lyanco
Mais do Globo

Fenômeno se fortalece sobre o Atlântico e deve atingir Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada

'Extremamente perigoso': furacão Beryl tem ventos de 215 km/h e é elevado à categoria 4

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude
  翻译: