Intercolegial
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

A disputa do skate já bate à porta do Intercolegial, que está em sua 42ª edição e tem realização do jornal O GLOBO e apresentação do Sesc-RJ. Toda a emoção se dará em um único e decisivo dia: 22 de junho, a partir das 9h, na Vila Olímpica do Encantado.

Os alunos estão a todo vapor nos treinos e contam as horas para andar na pista em busca de uma medalha. A modalidade envolve três categorias: sub-8, sub-14 e sub-18, com disputas no masculino e no feminino, além de premiações individuais e por equipes. Ao todo, 42 competidores se inscreveram para representar seis escolas.

Um dos colégios favoritos a levantar o troféu no skate é o Santa Mônica Rede de Ensino, que foi campeão no individual e por equipes em 2023. Quem comanda a garotada na pista é o professor Clécio Martins, que treina o próprio filho, Daniel, de 7 anos, medalhista de ouro pelo sub-8 no ano passado e atual líder do ranking da Federação de Skate do Rio de Janeiro (Faserj) no infantil masculino.

O pai pratica o esporte há mais de 20 anos e sempre teve o sonho de dividir essa paixão com o “herdeiro”. No entanto, nunca olhou as competições como prioridade, até mesmo pelo receio de não conseguir manter uma relação saudável com o filho sendo também seu professor e técnico. Só que o talento de Daniel vem falando mais alto recentemente.

— Eu fico muito mais nervoso que ele nos dias de competição. Mesmo tendo 7 anos, ele consegue suportar muito bem a pressão do público e dos juízes, subir no skate e mandar as manobras. Fico com o coração na mão, tentando me segurar, mas no final é só alegria — conta Clécio.

Outro desafio para o pai-professor é deixar um pouco de lado a relação familiar na hora da competição, já que ele busca treinar igualmente todos os alunos atletas da equipe.

Clécio Martins, técnico, e Eduarda Ribeiro, campeã em 2023 no sub-18 — Foto: Reprodução
Clécio Martins, técnico, e Eduarda Ribeiro, campeã em 2023 no sub-18 — Foto: Reprodução

Daniel estuda no Santa Mônica Rede de Ensino desde o maternal e está ansioso com a chance de subir novamente no topo do pódio. Além da fome de conquistas, o espírito de coletividade, que sempre foi uma marca no skate em todos os níveis, está presente em mais uma edição do Intercolegial.

— Eu fiquei muito emocionado com o meu primeiro título no skate. Só que o mais legal mesmo é vibrar com as minhas manobras e as dos meus amigos — destaca o garoto.

O Santa Mônica também é destaque no esporte feminino e conta com um talento um tanto precoce: Maria Eduarda Ribeiro, de 13 anos, que estreou no Intercolegial com o título do sub-18 no ano passado, aos 12. Apesar da idade, ela já está acostumada a competir e lidera o ranking da Faserj no amador.

— A experiência nas competições ajuda a controlar o nervosismo e a ansiedade na hora da prova. A rotina de treinos também ajuda muito nessa preparação — ressalta.

Modalidade em alta no cenário mundial, o skate já vai para sua nona edição na pista do Intercolegial.

Mais recente Próxima Escolas campeãs do Intercolegial vivenciam experiência olímpica no Dia do Desafio
Mais do Globo

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação
  翻译: