Esportes
PUBLICIDADE

Há duas décadas, duas mil pessoas — maioria absoluta de cariocas — saíram pelas ruas da cidade para correr os primeiros 42km na estreia da Maratona do Rio, em 2003, nos moldes atuais. Aquele mundinho restrito a corredores profissionais (ou quase) se expandiu. E muito. Esta semana o Rio de Janeiro recebe quatro dias (de quinta a domingo) do maior evento de corrida do país com o recorde de 45 mil inscritos nas cinco provas: 5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio Cidade Maravilhosa (21k + 42K).

Se há 20 anos o sotaque era tipicamente carioca, hoje pode-se dizer que uma babel brasileira toma conta das vias da Zona Sul e do Centro do Rio por onde passam os trajetos das provas. O outro recorde da 22ª edição da corrida é justamente o percentual de inscritos de fora do estado: 81% (12% a mais que o ano passado).

Os recordes da Maratona do Rio — Foto: Editoria de Arte
Os recordes da Maratona do Rio — Foto: Editoria de Arte

A maioria vem de São Paulo (32%), seguido por Minas Gerais (13,5%), Bahia e Pernambuco (ambos com 4%). Do Rio, são 19%. Mas praticamente todo o Brasil estará representado nas diversas provas que vêm conquistando todo o tipo de atleta amador.

E quem prova o gostinho de correr com o belo visual ao fundo repete a dose. É o caso dos professores Amanda Nogueira (de educação física) e Eduardo Rocha (de matemática), que, pela assiduidade no evento, se tornaram embaixadores das provas de 5k e do Desafio Cidade Maravilhosa, respectivamente.

Maratona do Rio — Foto: Editoria de Arte
Maratona do Rio — Foto: Editoria de Arte

A cearense e o paranaense têm em comum o calendário apertado pelo extenso ano letivo para se dedicar a corridas fora dos seus estados. Restam a eles os meses de férias (julho e dezembro) ou as escapadas em feriados. É o caso da Maratona do Rio, que, pela primeira vez, ocupa quase todo o feriadão de Corpus Christi— só não terá prova na sexta-feira, algo que deve mudar em 2024, com a migração dos 10k para esse dia.

A data do evento permite que os corredores venham em família, com atrações para todos — haverá shows e ativações das mais de 30 marcas envolvidas. Por isso, são esperadas 120 mil pessoas no total, com grande movimentação na rede hoteleira da cidade e no Aeroporto Tom Jobim, que também estará preparado para dar as boas-vindas aos corredores-turistas da Maratona do Rio.

A "Major" possível

Convidado para ser o embaixador do desafio este ano, Edu, de 47 anos, fez os 63km em sua primeira vez na corrida carioca, em 2019. Após uma pandemia e problemas físicos, o curitibano, que contabiliza 17 maratonas no currículo, se preparou para repetir a dose no evento que considera a sua “Major” (o grupo das principais maratonas do mundo).

— Eu tinha um grande sonho de fazer uma Maratona no Rio, não só por ser a maior da América Latina. Mas as Majors são provas que acontecem durante o nosso período letivo, não tenho como ter uma semana de folga para correr uma delas. Pra mim, a Major é a Maratona do Rio — diz ele, que chega ao Rio na quinta-feira com a mulher, que faz questão de participar da viagem. — Ela sempre diz: “Você pode viajar sozinha para qualquer lugar para correr, para trabalho... Mas, no Rio, eu vou e ponto final.

Amanda Nogueira, de Fortaleza, vem ao Rio desde 2019 — Foto: Foto Radical
Amanda Nogueira, de Fortaleza, vem ao Rio desde 2019 — Foto: Foto Radical

Um fim da depressão

Apesar da longa carreira na educação física, Amanda só foi picada pelo tal bichinho da corrida há 10 anos. A ideia era só realizar o sonho de fazer uma São Silvestre. Treinou por nove meses e, em 2014, foi lá e fez. Mas foi um caminho sem volta.

Largou a vida boêmia em Fortaleza pelos treinos matutinos, empilha quatro maratonas nas ruas do Rio, dois desafios Cidade Maravilhosa e uma depressão contornada graças ao vento na cara.

—Eu costumava chegar em casa às 5h da manhã. Aí me tornei a pessoa que sai às 5h da manhã para correr. Quem me viu e quem me vê — brinca Amanda, que prefere não revelar a idade, e relembra o período difícil durante a pandemia. — Estava treinando para o desafio de 2021 quando fiquei mal. Resolvi fazer os 21k naquele ano. Fiz numa condição deplorável, mas fiz. Foquei no ano seguinte, me recuperei e corri os 63k. O que é a depressão para quem consegue realizar o Desafio da Cidade Maravilhosa.

O desafio agora do evento é fazer caber mais gente. Nesta edição, a maratona vai receber 10 mil pessoas, os 21k, quase 20 mil.

—Nosso objetivo é sempre que o corredor tenha uma boa experiência. O limite da prova é acordado junto aos órgãos públicos e, claro, sempre com um olhar que não atrapalhe a prova e a dinâmica na cidade. Acreditamos que temos um potencial de crescimento em 42k, 10k e 5k. Mas isso requer ainda um estudo mais apurado — diz João Traven, diretor da Spiridon e sócio-fundador da Maratona do Rio.

Mais recente Próxima Fora dos relacionados, Romário vibra com hat trick de André pelo America; assista
Mais do Globo

Relatório da regulamentação da reforma deixa caminhões de fora do imposto seletivo. Estão enquadrados neste regime itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Reforma tributária: carros para PCD com isenção de imposto deverão custar até R$ 150 mil

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores jovens após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA
  翻译: