Esportes
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

A condenação inédita dos três torcedores do Valencia pela Justiça da Espanha, na última segunda-feira, por proferirem insultos racistas contra o brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, foi um marco para o futebol internacional. Entretanto, ainda que tenham recebido uma sentença de oito meses de prisão e banimento dos estádios por dois anos, eles não irão para a cadeia. O motivo está na legislação espanhola: o Código Penal do país permite que penas inferiores a dois anos sejam suspensas, em casos de crimes não violentos, se o juiz ou tribunal acreditar que o réu não voltará a infringir a lei. O fato de os três serem réus primários, de acordo com o reportagem do UOL, contribui para esse entendimento.

O Ministério Público da Espanha, a La Liga, a Federação Espanhola de Futebol e os advogados de Vini Jr fizeram um acordo para que os condenados tivessem a pena de oito meses de prisão suspensa, mas de forma condicional: ela pode ser reavaliada se eles cometerem qualquer tipo de crime até 2027. Isso deve ser oficalizado nos próximos dias.

Vini Jr não foi o primeiro a sofrer racismo no futebol, mas virou referência na luta contra o preconceito pela maneira como reagiu. Seu posicionamento nas redes sociais fez a opinião pública ficar a seu favor e pressionar La Liga e Real Madrid para tomarem providências efetivas.

O Real Madrid denunciou à Procuradoria Geral da Espanha crimes de ódio e discriminação sofridos pelo atacante brasileiro na derrota por 1 a 0 contra o Valência, ano passado, pelo Campeonato Espanhol.

Nos últimos anos várias denúncias foram feitas à La Liga, não só sobre Vini Jr em vários estádios, mas de outros atletas , mas todas elas foram arquivadas por diferentes motivos. Situação que mudou quando representantes da Liga fizeram a denúncia ao Ministério Público espanhol.

— Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas "jogar futebol". Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí — postou Vini Jr. após a divulgação da sentença, na última segunda-feira.

Mais recente Próxima Justiça francesa pede julgamento a acusados de sequestrar Paul Pogba
Mais do Globo

Denise de Oliveira acusou atriz de demiti-la logo após cumprir licença por acidente de trabalho

Glória Pires é condenada a pagar indenização de quase R$ 700 mil à ex-funcionária

A escultura está exposta no Museu Grévin, o mesmo acusado por Dwayne Johnson de ter errado seu tom de pele

Nova estátua de cera de Beyoncé desperta questionamento dos fãs: 'fizeram ela branca?'; veja detalhes

Americana Miki Sudo comeu 51 unidades e bateu recorde na categoria feminina

Com brasileiro na disputa, americano come 58 hot dogs e vence competição tradicional nos EUA; vídeos

Proprietário terá que pagar R$ 268,65; o licenciamento é 100% digital

Detran.RJ prorroga calendário 2024 de licenciamento de veículos; veja as novas datas

Medida valerá para empresas que operam voos regionais com origem ou destino na Amazônia Legal ou em capitais, de forma regular

Aéreas vão pagar menos imposto se transportarem 600 pessoas por dia em voos regionais

Além dos cuidados com o próprio corpo, é preciso ter a atenção redobrada na higienização correta dos aparelhos

Você é higiênico na academia? Saiba as 6 doenças que podem ser pegas no local

Governo baixa decreto com regras. Data original da prova do Concurso Nacional Unificado foi adiada por causas de chuvas no Rio Grande do Sul. Novo adiamento só poderá ocorrer se problema afetar ao menos 0,5% dos inscritos

CNU: O que acontece em caso de novas tragédias ambientais?

Projeto, que agora aguarda sanção presidencial, poderá beneficiará ex-presidente Alberto Fujimori e 600 militares julgados

Congresso do Peru aprova lei que prescreve crimes contra a Humanidade cometidos antes de 2022
  翻译: