Por Bela Megale

É colunista do GLOBO em Brasília e colaboradora da revista "... ver mais

Autor de projeto do aborto diz que escolherá relatora da proposta com Arthur Lira

Deputado Sóstenes Cavalcante avalia que texto pode ser votado em duas semanas; Lira sinaliza que votação deve demorar mais


Deputado Sóstenes Cavalcante Najara Araujo / Câmara dos Deputados

Autor do projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) afirmou que vai escolher com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a relatora da proposta.

— Estamos construindo um nome juntos. Não será nem de esquerda, nem de direita, será uma mulher de centro. O nome deve ser definido semana que vem — afirmou Sóstenes à coluna.

Em entrevista ao blog da apresentadora da Globo News, Andréia Sadi, Lira falou sobre o perfil e centro da relatora e disse que a ideia é “amadurecer o texto”, mas não mencionou que Sóstenes participaria da escolha.

Nesta quarta-feira, a Câmara aprovou o regime de urgência para a tramitação do projeto que prevê a pena de homicídio para casos de aborto em fetos com mais de 22 semanas, inclusive em situações de estupro. Hoje, a lei não estabelece limite máximo para a interrupção da gravidez para vítimas de estupro.

Sóstenes afirmou que vai defender a inclusão no texto do aumento da pena para o crime de estupro para 30 anos. Como está, o projeto abre caminho para que vítimas de estupro que realizem aborto após 22 semanas sejam condenadas a penas maiores que o próprio estuprador.

O deputado acredita que, após a escolha da relatora, o projeto vai tramitar com celeridade na Câmara e avalia que a votação ocorrerá dentro de duas semanas. Já Arthur Lira tem dado sinais de que esse processo será mais demorado. O presidente da Câmara mostrou a aliados “atenção” com a repercussão negativa do projeto e sinaliza que não quer ter sua imagem diretamente ligada à proposta.

Mais recente Próxima Tarcísio e Moraes atuaram em conjunto na transferência do delator do caso Marielle para Tremembé