Aeroporto de Porto Alegre retomará procedimento de embarque e desembarque de passageiros em julho

Pousos e decolagens, entretanto, continuam acontecendo no aeródromo militar de Canoas até que a pista do Salgado Filho seja recuperada dos efeitos da chuva histórica de maio

Por O Globo


Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS) Divulgação / Fraport

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/06/2024 - 21:26

Retomada do Aeroporto Salgado Filho após enchente

Em julho, o Aeroporto Salgado Filho retomará embarque e desembarque de passageiros após enchente. Operações continuam em Canoas até recuperação da pista. Base Aérea terá mais voos e operações noturnas.

O governo federal anunciou, nesta sexta-feira (21), que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, irá retomar os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros na primeira quinzena de julho. Os pousos e as decolagens, no entanto, seguem acontecendo no aeródromo militar, na vizinha Canoas, até que as pistas sejam recuperadas.

Os serviços de check-in, embarque e desembarque vinham sendo realizados de forma improvisada no ParkShopping Canoas. O terminal temporário será desativado e as operações voltarão ao Salgado Filho, na capital gaúcha, seguindo o mesmo esquema: após os trâmites, os passageiros são levados até o aeródromo militar.

"Essa operação contempla a utilização de parte do terminal de passageiros que não foi impactada pela enchente e possibilita viabilizar embarque, desembarque e procedimentos de segurança para um número maior de passageiros, considerando o incremento de voos projetados para a Base Aérea de Canoas", explica a nota assinada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No último dia 11, o aeroporto internacional já havia retomado também as operações no terminal de cargas, para recebimento e retirada de mercadorias que chegam por via terrestre.

Mais voos

Aberta para os voos comerciais desde 27 de maio, a Base Aérea de Canoas passará também a ter suas operações ampliadas nos próximos dias, segundo o governo federal. O aeródromo militar passará de 5 para 7 voos diários, tornando um aumento de 70 para 98 movimentos semanais, entre pousos e decolagens, com complemento de voos entre 17h35 e 21h.

"A ampliação das operações foi possível a partir da instalação de torres de iluminação e revisão da estrutura operacional da Base Aérea. Com isso, serão viabilizadas novas posições para voos noturnos no local. Os novos horários foram validados pelo Comando da Aeronáutica e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Atualmente, a operação emergencial em Canoas contempla voos realizados pelas companhias Azul, Gol e Latam", informa o governo federal.

A Base Aérea de Canoas é um dos nove aeródromos escolhidos pelo governo federal para absorver parte da malha aérea operada no aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, fechado por tempo indeterminado em decorrência das enchentes que afetaram o estado.

Mais recente Próxima Dupla é presa por vender itens de farmácia contaminados pelas enchentes no RS; vídeo mostra produtos repletos de lama