Prefeitura de São Paulo abre inscrições para Recreio nas Férias: diversão e cultura durante o recesso escolar

Rede municipal terá 130 polos abertos com programação gratuita para atender bebês, crianças e adolescentes, de 10 a 19 de julho; alunos recebem refeições

Por Prefeitura de São Paulo, cidade de todos!


Nova edição do Recreio nas Férias ocorrerá de 10 a 19 de julho Édson Lopes Jr/SECOM-Prefeitura de São Paulo

Com a chegada das férias escolares, surge para os pais e responsáveis o desafio de manter crianças e adolescentes ativos de maneira saudável e enriquecedora. Mesmo durante esse período, é essencial que esse público tenha acesso a atividades que promovam tanto o desenvolvimento físico quanto o cognitivo.

O programa Recreio nas Férias, da Prefeitura de São Paulo, tem se destacado como ferramenta para promover a educação integral e inclusiva durante o período de recesso escolar. As inscrições para a 44ª edição, que acontece de 10 a 19 de julho, já estão abertas, e a expectativa é atender 47 mil bebês, crianças e adolescentes até 14 anos, incluindo atividades para pessoas com deficiência.

Serão 130 polos, sendo 58 centros de educação unificada (CEUs), uma escola municipal de educação infantil (Emef) e três centros de Educação e Cultura Indígena (Ceci). Os bebês de até 3 anos serão atendidos em 68 centros de educação infantil (CEIs).

O programa “Recreio na Férias” também oferece refeições para os estudantes — Foto: Édson Lopes Jr/SECOM-Prefeitura de São Paulo

Durante o período, serão promovidas atividades gratuitas de esporte, cultura, lazer, recreação e passeios, de acordo com a faixa etária, que estimulem a curiosidade, a criatividade e o convívio social, sempre sob a supervisão de profissionais qualificados, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor e permitindo que os pais trabalhem com tranquilidade.

Segundo Jussara Brito, organizadora do Recreio nas Férias, o projeto tem como objetivo proporcionar igualdade de oportunidades para crianças e adolescentes de diferentes realidades socioeconômicas ao ampliar o repertório cultural, a socialização e o conhecimento de mundo.

– O programa garante não só um local para as crianças ficarem como também leva cultura por meio de apresentações artísticas e possibilita que elas vão a diversos locais da cidade, para conhecer o território. É um momento não só de recreação, mas de enriquecimento cultural – afirma Jussara.

Além das atividades que acontecem nos polos educacionais, estão previstos passeios para unidades do Sesc, Casas de Cultura, Mundo do Circo, Anime Friends, Campus Party, Planetário do Ibirapuera, Museu da Língua Portuguesa, Museu Catavento e o Museu da Imagem e do Som, além dos parques naturais da cidade.

Para se inscrever, basta comparecer a uma unidade educacional com um comprovante de residência e RG ou certidão de nascimento da criança e do responsável. Crianças a partir de 4 anos matriculadas na rede particular ou que estejam apenas passando férias na capital paulista também podem participar.

Alimentação gratuita e nutritiva nas férias

Outro aspecto fundamental do programa é o fornecimento de refeições nutritivas durante o período de atividades. Para muitas crianças, especialmente aquelas de famílias em situação de vulnerabilidade, essas refeições representam uma garantia de alimentação adequada e balanceada, contribuindo diretamente para seu bem-estar físico e sua capacidade de concentração e aprendizado.

– A própria lei que estabelece o programa garante essa questão, visando à segurança alimentar para as crianças que muitas vezes não têm o que comer ou não conseguem fazer as três refeições diárias – explica Jussara.

As refeições serão servidas das 9h às 16h para as crianças a partir de 4 anos (café da manhã, almoço e lanche da tarde). Já nas creches-polos, o atendimento permanecerá em seu período integral, das 7h às 17h, e serão cinco refeições.

SERVIÇO:

RECREIO NAS FÉRIAS

Período de inscrição: Até 30 de junho de 2024.

Onde: Pessoalmente nas unidades educacionais da Rede Municipal de Educação.

Documentos necessários: Comprovante de residência e RG ou certidão de nascimento da criança e do responsável.

Confira aqui a lista de polos participantes.

Mais recente Próxima Aventura e turismo rural dentro da cidade de São Paulo