Produtor executivo acusado de assédio deixa cargo de jurado em reality show nos EUA

'Estou me dedicando a restaurar minha reputação', afirma o britânico Nigel Lythgoe. Ele está sendo processado pela americana Paula Abdul

Por O Globo — Rio de Janeiro


O produtor britânico Nigel Lythgoe, acusado de assédio pela ex-jurada do 'American Idol' Paula Adbul O GLOBO

Nigel Lythgoe não será mais jurado na próxima temporada do reality show "So You Think You Can Dance". A decisão do produtor britânico chega dias depois de o processo movido contra ele por Paula Abdul, ex-jurada do "American Idol", ter se tornado público. Paula o acusa de assédio sexual. Segundo documentos obtidos pelo site TMZ, o assédio começou ainda nas primeiras temporadas do programa, que estreou em 2002.

"Informei os produtores de 'So You Think You Can Dance' sobre minha decisão de deixar de participar da série deste ano. Fiz isso com o coração pesado, mas de forma totalmente voluntária, porque este grande programa sempre foi sobre dança e dançarinos, e isso é onde seu foco precisa permanecer. Enquanto isso, estou me dedicando a limpar meu nome e restaurar minha reputação", afirma Lythgoe, em comunicado enviado à Variety nesta sexta-feira.

O produtor já havia se pronunciado em nota, onde disse estar "chocado e triste" com as acusações de Paula, alguém que considera uma "amiga querida". "Embora o histórico de comportamento inconstante de Paula seja bem conhecido, não posso fingir que entendo exatamente por que ela entraria com uma ação judicial que ela sabe que não é verdade", afirmou. "Mas posso prometer que lutarei contra essa terrível calúnia com todas as minhas forças."

As acusações

Paula afirma que, dentro de um elevador, Lythgoe a pressionou contra a parede, apalpou seus genitais e seios e tentou beijá-la. A americana alega que tentou empurrá-lo e que voltou para seu quarto de hotel assim que conseguiu sair do elevador. Ela também diz ter ligado para seus agentes para contar o que havia ocorrido, mas decidiu não vir a público por medo de ser demitida.

O segundo ataque teria ocorrido em 2015, após ela assinar contrato para ser jurada do talent show "So You Think You Can Dance", também produzido por Lythgoe. De acordo com o processo judicial, durante a segunda temporada do programa, Lythgoe teria convidado Paula à sua casa para falar de trabalho. Ela teria ido por acreditar que ele falava a verdade. A americana também acusa Lythgoe de provocá-la dizendo que ele não poderia ser punido legalmente.

Paula está processando Lythgoe e a empresa que produzia o programa por agressão e assédio sexual, violência de gênero e negligência. A ex-jurada afirma ter entrado com o processo agora devido a mudanças na legislação californiana que autorizam a punição de crimes anteriormente considerados prescritos.

O advogado de Paula, Douglas Johnson, elogiou a artista por falar publicamente sobre o caso. "Foi claramente uma decisão difícil de se tomar, mas Abdul sabe que está no lugar de muitas outras que passaram por situações semelhantes e está determinada a garantir que a justiça seja feita", afirmou.

Quem é Nigel Lythgoe?

O britânico Nigel Lythgoe tem 74 anos. Foi dançarino e coreógrafo até se tornar um poderoso produtor e diretor de TV, responsável por talent shows de sucesso como "American Idol" e "So You Think You Can Dance", do qual foi jurado durante 16 temporadas. Namorou a atriz Raquel Welch e Priscilla Presley, viúva do Rei do Rock.

Lythgoe se interessou pela dança ainda menino e começou no sapateado. Arriscou-se no balé, no jazz, na dança de salão e em danças folclóricas. Ainda nos anos 1970, tornou-se coreógrafo de televisão. Em 2000, assumiu o posto de jurado no talent show britânico "Popstars" e ganhou o apelido de "Nasty Nigel" (Nigel Nojento) dos tabloides.

Trabalhou no desenvolvimento de um novo programa de competição chamado "Pop Idol", que deu origem a uma franquia internacional que inclui "American Idol", produzido por ele a partir de 2002. Permaneceu no comando do programa até 2008. Também criou o talent show "So You Think You Can Dance", que estreou em 2005 e do qual foi produtor e jurado.

Lythgoe é torcedor do Liverpool e, entre 1974 e 2010, foi casado com a dançarina britânica Bonita Shawe, que também foi jurada de "So You Think You Can Dance".

Mais recente Próxima Documentário revê os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 por meio de depoimentos e imagens inéditas