Lula ironiza reação do mercado após indicar freio na agenda do ajuste fiscal: 'Devem ter gostado'

Presidente ainda repetiu que o Brasil vive uma bom momento na economia

Por — Brasília


O presidente Lula durante entre de ônibus escolares na Praça dos Três Poderes Brenno Carvalho/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 17:31

Lula ironiza mercado e destaca economia brasileira

Lula ironizou reação do mercado após sugerir freio no ajuste fiscal, dizendo que devem ter gostado. Presidente reforçou que o Brasil vive um bom momento na economia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou na tarde desta quarta-feira a reação do mercado à sua fala, em entrevista ao Uol pela manhã, em que sugeriu um freio na agenda de ajuste fiscal.

— Por que teve reação? Não teve reação, deve ter gostado. Mas quem votava em mim pode continuar votando — respondeu o presidente, ao ser questionado sobre a alta do dólar após a entrevista dada pela manhã.

Durante uma cerimônia de entrega de ônibus escolares na Praça dos Três Poderes, o presidente ainda afirmou que “é um problema sério o Brasil”. Voltou a repetir que tem experiência e sabe como faz as coisas, mas nem tudo depende dele.

— Entretanto, nem sempre tudo depende de você, muito depende da circunstância econômica, depende do dólar dos Estados Unidos. Lamentavelmente é assim.

Lula ainda disse que o “Brasil vive um bom momento” e que, pelos números, o país está no melhor momento nos últimos dez anos.

— Não olhe a economia brasileira apenas pela macroeconomia que aparece na televisão, olhe a economia brasileira pela microeconomia.

Nova composição: Presidente e diretores do Banco Central

9 fotos
Comitê de Política Monetária (Copom) é formado pelo presidente do BC e mais oito diretores

O presidente disse que o governo está analisando os gastos para ver “onde tem excesso” e que “não pode ficar chutando”.

— O Brasil tem um problema, sabe, nós não podemos gastar dinheiro à toa. Nós temos que gastar dinheiro certo, aplicar as coisas corretas, e a gente não pode gastar o que a gente não tem. Nós temos que medir o que a gente tem. Mas isso é uma discussão que nós estamos fazendo com muita tranquilidade, sem usar arroubos e algumas manchetes.

Lula também garantiu ter preocupação em controlar a inflação.

— Eu amo inflação baixa.

Mais recente Próxima INSS identifica novo golpe que cobra R$ 400 para liberação do BPC/Loas para idosos e pessoas com deficiência