Tesla no cemitério: motoristas viralizam ao mostrar carro 'detectando' fantasmas; entenda

Em trend do TikTok, modelos do Tesla, carro elétrico de Elon Musk, estariam 'vendo' fantasmas em cemitérios pelos Estados Unidos; veja o que se sabe

Por


Donos de Tesla estão levando carro ao cemitério para 'caçar' espíritos Reprodução/TikTok

Donos de Tesla, o carro elétrico da empresa do bilionário Elon Musk, estão levando um susto ao passear com o automóvel pelo cemitério. O motivo disso? O veículo estaria, supostamente, "vendo" espíritos.

Isso aconteceu com tantos Teslas que acabou se tornando uma trend do TikTok. Desde 2022, vários proprietários do veículo passeiam com ele por áreas consideradas "assombradas" - como cemitérios ou arredores de uma das casas investigadas pelo casal Ed e Lorraine Warren, de "Invocação do Mal" (2013) - para "caçar" fantasmas.

Tudo acontece por causa do sistema de sensores do carro, que consegue identificar os objetos que estejam próximos ao veículo - como pedestres, hidrantes e outros automóveis, por exemplo. Funciona assim: um Tesla novo, lançado após 2022, é equipado com um conjunto de oito a nove câmeras - cada uma posicionada em áreas específicas do carro, como no retrovisor ou nas laterais.

Tesla no cemitério: motoristas viralizam ao mostrar carro 'detectando' fantasmas

Cada câmera faz, em tempo real, a imagem do que está no campo de visão dela, e envia ao computador do Tesla - que, então, decodifica e junta as imagens criadas por todas as câmeras, formando uma só imagem em 3D. Isso dá ao piloto automático do carro uma visão 360º de tudo o que há ao redor, e serve principalmente para evitar acidentes.

Mas o que explica as pessoas que o Tesla identifica, equivocadamente, em cemitérios? De acordo com os especialistas, seriam as fragilidades do sistema de inteligência artificial (IA) que é usado nesses carros.

Apesar do sistema ser bem treinada - de acordo com a própria Tesla, o modelo usado nos veículos da empresa é munido de 48 redes que levam a 70 mil horas de treinamento de GPU -, a IA dos Teslas não é completamente livre de falhas. Prova disso é que a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês), a agência reguladora de transportes nos Estados Unidos, lançou um relatório no final de abril de 2024 que mostrava que, de 2021 para cá, aconteceram pelo menos 13 acidentes fatais envolvendo o piloto automático do Tesla.

Outra teoria para as aparições no sensor do Tesla em cemitérios é a de que nada passaria de uma brincadeira de Elon Musk. O bilionário é conhecido por pôr "easter eggs" em seus carros.

A Tesla ainda não se pronunciou sobre o caso.

Veja o que as pessoas estão falando sobre os supostos espíritos capturados por Teslas em cemitérios:

Mais recente Próxima Olimpíadas Paris 2024: saiba mais sobre os preparativos do evento