Banhistas lotam praias em domingo de sol

Veranico que já perdura por alguns dias e mar de águas claras são atrativos no primeiro final de semana de inverno

Por — Rio de Janeiro


Banhistas aproveitam o domingo de sol nas areias da Praia do Arpoador Gabriel de Paiva

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/06/2024 - 12:05

Praias lotadas e clima seco no RJ

Cariocas lotam praias no primeiro final de semana de inverno com sol e mar cristalino. Alerta para baixa umidade do ar e recomendações para lidar com o clima seco. Previsão de temperaturas altas e possibilidade de chuva abaixo da média para o inverno no Rio de Janeiro.

Com previsão de sol o dia todo, sem nuvens, e temperaturas que podem chegar aos 34ºC, os cariocas e turistas não tiveram dúvidas e foram aproveitar o clima de veranico nas praias, durante o primeiro final de semana de inverno. A praia do Arpoador, um dos locais mais frequentados da cidade, amanheceu neste domingo com as areias lotadas pelos banhistas. O mar com tonalidades de Caribe e o forte sol foram o convite certo para quem buscou a praia como passeio de final de semana. Apesar do clima, é preciso ter atenção especial à baixa umidade relativa do ar registrada nestes dias.

De acordo com informações do serviço do Alerta Rio, a tendência é de que os dias sejam como os do outono, em que as madrugadas e o início das manhãs podem ter um refresco, com registro de mínima de 15 graus, enquanto à tarde os termômetros sobem, podendo ultrapassar a casa dos 30 graus. No entanto, é preciso ter atenção com a baixa umidade relativa do ar, que segue baixa pelos próximos dias.

Num prognóstico inicial, a estação tende a ter períodos mais quentes se comparado à média dos anos anteriores, prevê a Climatempo. Dias mais quentes podem ser intercalados com os refrescos de temperaturas mais amenas com o avanço de frentes frias, mais recorrentes no período.

Copacabana no primeiro domingo de inverno: praia com bandeiras verdes para o banho — Foto: Leila Youssef

Neste ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação no estado do Rio pode ter chuva abaixo da média. Ainda assim, não é possível afirmar que esse índice não será ultrapassado em algumas ocasiões. No período da manhã, em função das inversões térmicas — fenômeno atmosférico em que ocorre a retenção do ar frio próximo da superfície, sobreposto por uma camada de ar quente —, são comuns as formações de nevoeiros e de névoa úmida.

Turismo de madrugada? Visitantes lotam cartões postais da cidade para ver o nascer do sol

10 fotos
Posto 6, em Copacabana, Mirante Dona Marta, no Cosme Velho, e Morro Dois Irmãos, no Vidigal, são alguns dos atrativos

Tempo seco continua

A baixa umidade relativa do ar também continua. Na capital, o Alerta Rio destaca que, até segunda-feira, este índice pode apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde em algum ponto da cidade.

As recomendações para situação de baixa umidade do ar são:

  • Beba água;
  • Evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Use soro nos olhos e nariz para evitar o ressecamento;
  • Use protetor solar;
  • Não queime lixo e mato;
  • Mantenha os ambientes arejados.

Mais recente Próxima Gestante vítima de explosão em lancha de Cabo Frio é transferida para hospital no Espírito Santo