Rio Gastronomia em clima de festa na celebração do Prêmio Rio Show de Gastronomia 2023

O público que chegou cedo ao Jockey nesta sexta pôde assistir ao vivo à cerimônia de entrega dos prêmios

Por Bruno Alfano; Isabelle Lindote e Carmem Angel


Os vencedores do Prêmio Rio Show de Gastronomia 2023 foram conhecidos nesta sexta-feira Alex Ferro

Foi dia de celebração na gastronomia carioca. O público que chegou cedo ao Rio Gastronomia nesta sexta-feira foi surpreendido pela cerimônia em que foram revelados os vencedores em 18 categorias do Prêmio Rio Show de Gastronomia 2023. A comemoração de chefs, donos de restaurantes e bares foi o ponto alto do segundo dia do evento, que ocupa o Jockey Club Brasileiro até domingo e de 17 e 20 de agosto. Os visitantes puderam assistir, ao vivo, à entrega dos prêmios aos campeões, em uma festa apresentada pelo ator Joaquim Lopes e a cantora Marcella Fogaça, entusiastas da boa mesa.

Depois de levar o prêmio de Melhor Restaurante em 2022, Rafa Costa e Silva subiu ao palco novamente este ano, desta vez na categoria Melhor Chef. À frente do Lasai, eleito o 20º melhor restaurante da América Latina pela prestigiada lista The World's 50 Best, ele se orgulha de servir pratos com 80% de verduras, cultivadas em suas próprias hortas ou de pequenos agricultores do Rio, em seus preparos.

– Sempre falo que a gente não se baseia em prêmios para fazer o nosso trabalho, mas é sempre importante para mim e ainda mais para a equipe. É uma confirmação de que estamos fazendo uma gastronomia à altura do que esperam de nós quando vão ao Lasai. Nós mudamos de espaço e formato justamente para fazer tudo com mais detalhes e mais cuidado. E parece que está dando certo! Só me arrependo de não ter feito isso antes – brincou Rafa.

Já o prêmio de Chef Revelação do ano ficou com Danilo Parah, de 30 anos, carioca da Zona Oeste, que passou pelas cozinhas de Claude Troisgros, de Mauro Colagreco (no Mirazur , no Sul da França) e no Mäska, sua última parada até assumir o Rudä, em Ipanema, seu atual endereço.

— É meu primeiro prêmio fazendo o que mais amo. E dentro de um evento que já acompanho há muito tempo. Sempre curti e frequentei. É um reconhecimento muito importante e que deixa muito feliz. Coroa todo o trabalho que estamos fazendo desde o início do ano no Rudä — afirmou.

No comando do Pescados na Brasa, espécie de embaixada dos sabores paraenses no Riachuelo, junto do marido Junior Soares, a maranhense Adriana Veloso celebrou a conquista inédita de Melhor Brasileiro.

– É até difícil de falar, são tantas emoções que esse prêmio nos traz. Saber que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos. E o principal deles, que é levar comida com afeto para todos. Nós que viemos de tão longe para 'fazer barulho na terra alheia' como diz a música. Impossível descrever tudo o que estamos sentindo – conta Veloso.

Já João Holanda, que abriu este ano o Baixela, em Copacabana, já consagrado como Melhor Pé-Sujo, contou que conquistou o público por “levar o trabalho a sério e respeitar o cliente”.

— Nós tínhamos uma visão parecida do que queríamos para um negócio: algo acessível e democrático, onde qualquer um pudesse frequentar, e também descontraído, para as pessoas se sentirem em casa. Esse prêmio significa que estamos indo no caminho certo, que é fazer o simples, mas muito bem feito.

Os outros vencedores deste ano foram Oteque (Melhor Contemporâneo), Lilia (Melhor Custo-benefício), Mesa do Lado (Melhor Francês), Rancho Português (Melhor Português), Haru Sushi (Melhor Japonês), Mee (Melhor Asiático), Padella (Melhor Italiano), Giuseppe Grill (Melhor Carne), Ocyá (Melhor Peixes e Frutos do Mar), Brota (Melhor Vegetariano), Locale (Melhor Pizza), Bocca del Capo (Melhor Pé-Limpo), Absurda (Melhor Confeitaria) e Empório Jardim (Melhor Café da Manhã).

— Nenhum evento chega à 13ª edição por acaso e chegamos fazendo a melhor edição de todos os tempos, superando a do ano anterior, com sarrafo cada vez mais alto. A gente conseguiu crescer, abrimos ontem com recorde de pessoas para uma abertura, mesmo com chuva — diz Frederic Kachar, Diretor geral de Mídia Impressa e Rádio do Grupo Globo. — A gastronomia do Rio é especial, uma das melhores do mundo, e isso nos deixa muito orgulhosos.

Nesta 13ª edição, o Rio Gastronomia conta com 35 restaurantes que apresentam mais de 120 pratos diferentes, parque de diversão para crianças, tirolesa, roda gigante, uma área reservada para botecos e tudo isso com vista para Cristo Redentor e a Pedra da Gávea. O evento contou ainda com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, representando o governador Cláudio Castro.

— Temos um grande orgulho de ter transformado o conteúdo que levamos aos leitores há 98 anos numa experiência real gastronômica inigualável, com muito entretenimento. Aqui o leitor pode provar o que ele sempre viu nas nossas páginas — afirma o Diretor de Redação de O GLOBO Alan Gripp.

Realizado pelo jornal O GLOBO, o Rio Gastronomia 2023 tem apresentação de Sesc RJ e Senac RJ; tem a Cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã através da Prefeitura do Rio; patrocínio master Santander, Naturgy e Claro; patrocínio de Stella Artois e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Pepsi, Chandon, Água Pouso Alto, Incrível, Colégio pH, Garrafaria, Président, Prezunic e Adria; participação de Andorinha, Limppano, Musquée, Granado, Drogaria Venancio, Stanley, Arpo Gin, Jim Beam, Star+, Chevrolet, Frescatto e Getnet; Shopping Oficial Rio Sul; Hotel Oficial Fairmont Rio; Rádio Oficial CBN e parceria do SindRio.

:

Mais recente Próxima Aula com chef peruano de um dos melhores restaurantes do mundo e show de Arnaldo Antunes: veja a programação do 2º dia do Rio Gastronomia