Eleições EUA
PUBLICIDADE

Por O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 16:00

Desempenho de Biden é criticado em debate e rumores de substituição surgem.

Em debate, desempenho de Biden é criticado por veículos de países 'rivais' dos EUA. Rumores de substituição na chapa democrata surgem. Opiniões variam de 'catástrofe' a 'reality show' sobre o embate com Trump.

O mau desempenho do presidente dos EUA, Joe Biden, no debate com o ex-presidente Donald Trump na noite de quinta-feira provocou abalos dentro do meio político americano, e rumores de que os democratas pensam em substituí-lo na eleição de novembro. Mas em países onde Biden não é exatamente o político mais popular, uma palavra se destacou nas matérias sobre o debate: “catástrofe”. E não foram poucos a questionar sua capacidade de ficar mais quatro anos no cargo.

Na Rússia, onde a idade de Biden é explorada há tempos pela mídia estatal, a agência RIA Novosti, financiada pelo Kremlin, dedicou grande espaço ao debate em sua página principal, e uma matéria sugeriu que a CNN, rede que organizou o programa, “fez de tudo para garantir a vitória” do presidente, mas que nem isso foi suficiente. O texto citou os rumores sobre a eventual substituição de Biden na chapa democrata, e a relutância do presidente em aceitar a ideia de desistir.

Ainda na RIA Novosti, o filósofo e constantemente chamado de “guru do Kremlin”, Alexander Dugin, comparou o debate a um desenho animado dos anos 1990, “Beavis e Butt-Head”, centrado na vida de dois adolescentes que não eram conhecidos por sua genialidade.

“Trump é um remake de Beavis, Biden é um remake de Butt-head. Trump ainda tem exatamente o mesmo penteado. E o conteúdo do debate está totalmente dentro do espírito da série”, escreveu Dugin, que completou dizendo que o embate de quinta-feira também foi um retrato da “alma” dos EUA, um país que, segundo ele, não consegue evoluir, e estará ”para sempre preso entre ser criança e adulto”.

Na agência Tass, o colunista Andrey Shitov fez uma longa análise sobre o debate, destacando a pouca profundidade dos tópicos levantados pelos moderadores e, especialmente, a forma física do presidente.

“Na verdade, já ao entrar no palco, o atual presidente dos Estados Unidos deu passos cautelosos e hesitantes, varrendo com as pernas e os braços. Ele então falou apressadamente, mas com uma voz fraca e calma - quase murmurando, às vezes de forma inaudível”, escreveu Shitov. “Em geral, comportou-se de acordo com a sua idade de 81 anos, que era o que mais temiam os seus apoiantes e companheiros de partido.”

O jornal Vedomosti destacou, além do desempenho ruim de Biden, a dificuldade para substituir o presidente em novembro. Em entrevista, o analista político Evgeny Minchenko afirmou que “os democratas não tem uma figura comparável ao atual presidente em termos de reconhecimento”, e que Trump “esmagará Kamala Harris”, se referindo à atual vice.

Já a Komsomolskaya Pravda, ligada ao Partido Comunista, preferiu uma abordagem menos tradicional: em entrevista, um geriatra afirmou que o presidente tem “4 ou 5 anos mais de vida”, e que “injeções mágicas”, como se referiu a supostos estimulantes usados por Biden.

“A demência é sempre uma deterioração das funções cognitivas do paciente. No caso de Biden, o primeiro fator provocador foi a carga, que não correspondia à sua idade e estado geral. Ficar no palco por uma hora e meia e ter uma conversa animada não é fácil para Biden em sua posição”, escreveu a publicação.

Na China, a agência Xinhua chamou o debate de “encenação de um reality show sobre a democracia americana”, e destacou que muitos dos que acompanharam o programa publicaram em redes sociais que era algo “sem sentido”, uma “perda de tempo” e que se assemelhava a uma “cena de acidente de carro”. A apatia foi reforçada por matéria de dois correspondentes em Atlanta, onde ocorreu o embate, contando que embora estivesse sendo exibido na TV de um bar, as palavras dos dois candidatos não eram nada mais do que um “ruído secundário”.

Para a Telesur, emissora baseada na Venezuela, o debate trouxe Biden “mais uma vez” com “o olhar perdido e uma voz frágil”, contra um Trump “que se mostrou mais firme, mas de maneira mais contida em relação a apresentações anteriores”. Para a correspondente do canal nos EUA., “o debate foi pior do que se esperava entre aqueles que buscam um segundo mandato nos EUA”.

A agência semi-estatal iraniana ISNA dedicou algumas matérias à perspectiva de substituição de Biden, apontando alguns dos possíveis indicados, como Kamala Harris, a governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, e o governador da Califórnia, Gavin Newsom. O Irã realizou eleições nesta sexta-feira, e apesar do curto tempo de campanha, realizou uma série de debates entre os seis candidatos aprovados para a disputa.

Mais recente Próxima Eleições EUA: Se Biden desistir de eleição, quem são os principais cotados para concorrer? Veja opções
Mais do Globo

Moeda teve aumento de 0,2%, indo para US$ 1,0740, no início do pregão asiático, o nível mais forte desde terça-feira

Euro sobe após liderança da extrema direita no primeiro turno de eleição na França

Rubro-negro chegou aos 27 pontos, abriu três para Botafogo e Bahia e quatro para o Palmeiras, que ainda joga na rodada

Flamengo vence Cruzeiro e segue na liderança do Brasileiro

Político foi prefeito quatro vezes e deputado estadual em SP por cinco mandatos

Morre aos 81 anos o ex-deputado e ex-prefeito de Suzano Estevam Galvão

Treinador interino do Fluminense acumulou a segunda derrota em dois jogos

Após mais uma derrota, Marcão explica escalação com três volantes e projeta duelo contra o Inter: 'Vai ser diferente'

Modelo compartilhou momento junto a uma mensagem em que se lê '7 ou 18?', em referência à idade do filho e à necessária pela lei para conduzir um veículo

Andressa Suita, esposa de Gusttavo Lima, posta vídeo do filho de 7 anos dirigindo carro com irmão de 5 ao lado; assista

Homens aproveitaram que não havia policiamento no local para furtar material de cobre

Cabine da PM é alvo de criminosos na Linha Amarela

Suspeitos foram presos pela Polícia Federal, em Campos dos Goytacazes

Casal é preso transportando 17 mil munições para serem vendidas em Itaperuna, no Norte Fluminense

Tempestade se fortaleceu e chegou à categoria 4 de 5, levando nações do Caribe a emitirem alertas

‘Isso não é um teste’: países se preparam para chegada de furacão Beryl, que traz ‘ventos com risco de vida’

Departamento de Justiça dos EUA pretende acusar fabricante de aeronaves de fraude criminal

Boeing terá de escolher entre se declarar culpada ou ir a julgamento após acidentes com 737 Max. Entenda

Senador do PP disse que o presidente brasileiro perdeu 'contato com a realidade', e deputada reage

Ex-ministro de Bolsonaro, Ciro Nogueira chama Lula de 'Biden da Silva' e é rebatido por Gleisi
  翻译: