Época
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

A empresa de segurança marítima Ambrey confirmou nesta última segunda-feira (18) que o cargueiro de grãos Ruen, operado por uma empresa da Bulgária, foi sequestrado por piratas somalis. É a primeira incidência de pirataria na Somália desde o rapto da embarcação ARIS 13 em 2017.

Segundo a agência Reuters, um navio de guerra da marinha indiana e um navio espanhol da força tarefa EUNAVFOR foram despachados na última quinta-feira para investigar o possível rapto. Nenhum deles, no entanto, chegou a tempo de interceptar a embarcação de bandeira maltesa e, no momento, o Ruen está ancorado a 15 quilômetros da costa de Puntland, na Somália, segundo dados da Ambrey.

Cargueiro de grãos Ruen é operado pela empresa búlgara Navibulgar, sob bandeira de Malta — Foto: Reprodução
Cargueiro de grãos Ruen é operado pela empresa búlgara Navibulgar, sob bandeira de Malta — Foto: Reprodução

O jornal The Indian Express diz que um homem búlgaro ferido foi evacuado do Ruen na segunda-feira para a embarcação indiana INS Kochi a fim de receber tratamento. O ferimento teria sido causado por armas de fogo usadas pelos piratas. Após ser atendido à bordo, o resgatado ficou estável e foi transferido para Oman, onde receberá tratamento mais completo.

O veículo indiano também narra que o Ruen foi atacado por seis piratas, que forçaram a tripulação de 18 a se abrigar na 'cidadela' do navio. No entanto, os agressores conseguiram arrombar a porta e forçaram os tripulantes a levar o cargeiro rumo à Somália.

EUNAVFOR contou à Reuters que a situação está em andamento e a força européia está colaborando com autoridades somalis para obter mais informações. O porta-voz da marinha indiana, comandante Vivek Madhwal, também declarou que a marinha indiana está na área, pronta para prestar assistência se necessário.

O rapto ocorre em meio a múltiplos ataques com drones e mísseis a navios comerciais por rebeldes houthis do Iémen, em represália aos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza. A ameaça fez com que várias empresas de transporte marítimo decidissem evitar o ponto de entrada ou saída do Mar Vermelho, o Estreito de Bab al Mandeb, que separa a Península Arábica da África e por onde transita 40% do comércio mundial.

Mapa da região do Mar Vermelho — Foto: Editoria de Arte
Mapa da região do Mar Vermelho — Foto: Editoria de Arte

Em resposta à crise de segurança imposta pelos houthis, o Pentágono anunciou a criação de uma força naval composta por 10 países para evitar novos ataques. Batizada de Operação Guardião da Prosperidade, a iniciativa foi lançada com a adesão de 10 países: EUA, Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Holanda, Noruega, Seychelles e Espanha.

Oficiais agora temem que piratas somalis podem aproveitar a instabilidade para retornar à ativa. O Golfo do Áden foi palco de vários raptos de navios entre 2008 e 2012, incluindo o incidente que inspirou o filme Capitão Phillips.

Mais recente Próxima Guerra na Ucrânia: Zelensky quer 1 milhão de drones e 500 mil novos soldados em 2024
Mais do Globo

Provas serão realizadas em 18 de agosto

CNU: Uso correto da Língua Portuguesa corresponde a 50% da nota de questões discursivas; veja critérios

Foram contempladas profissões intelectuais de natureza científica, literária ou artística, submetidas à fiscalização por conselho profissional

Advogado, biólogo e engenheiro: deputados mantêm alíquota reduzida para alguns profissionais na Reforma Tributária;

Condição representa 2% de todos os tipos de tumor que atingem homens brasileiros; casos são mais frequentes no norte e nordeste

Câncer de pênis: Brasil é considerado o país com maior número de casos do mundo; veja os 6 sinais mais comuns da doença

Espaço foi rebatizado de Teatro Rubens Corrêa e será entregue pelo Secretaria municipal de Cultura

Veja como ficou o novo Teatro de Ipanema após reforma

Relatório da regulamentação da reforma deixa caminhões de fora do imposto seletivo. Estão enquadrados neste regime itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Reforma tributária: carros para PCD com isenção de imposto deverão custar até R$ 150 mil

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes
  翻译: