Mundo
PUBLICIDADE

Por O Globo, com agências internacionais

Os dois membros dos Seals — força de elite da Marinha dos Estados Unidos — que sumiram durante uma missão num navio iraniano contra rebeldes houthis, no Golfo de Áden, foram declarados mortos. Autoridades americanas confirmaram o óbito dos militares neste domingo, após uma operação de busca pelos desaparecidos.

"Nossas orações estão com as famílias dos Seals, a Marinha dos EUA e toda a comunidade de Operações Especiais durante este período", afirmou no X (antigo Twitter) o general Michael Erik Kurilla, que lidera o Comando Central das Forças Armadas do país.

O Comando Central Militar dos Estados Unidos informou, na semana passada, que partes de mísseis e ogivas fabricadas no Irã foram apreendidas durante a operação, que contou com uma abordagem a um pequeno navio na costa da Somália em que os dois militares participaram. Eles caíram no mar.

Os oficiais participavam de uma operação de revista a veleiros no Golfo de Áden, em busca de mercadorias ilegais, quando um deles aparentemente escorregou e caiu no mar, segundo o relato de autoridades militares americanas, na semana passada. Um segundo fuzileiro pulou para resgatar o primeiro, como manda o protocolo, e ambos desapareceram na escuridão.

Em um comunicado nesta terça, o Comando Central militar dos Estados Unidos (USCENTCOM) indicou que “componentes de mísseis balísticos e de cruzeiro” foram confiscados em um navio que viajava pelo Mar da Arábia. Os armamentos, ainda de acordo com os militares americanos, seriam entregues aos rebeldes houthis, do Iêmen.

“Esta é a primeira apreensão de armas convencionais avançadas letais fornecidas pelo Irã aos houthis desde o início dos ataques a navios mercantes”, disse o comando.

Os armamentos são compatíveis com aqueles que estão sendo utilizados pelos houthis para atacar navios mercantes no Mar Vermelho. Apesar da ação americana, apoiada por uma coalizão internacional, para assegurar a estabilidade na região, as ações ofensivas do grupo rebelde continuam.

Uma embarcação de transporte de grãos grega, que navegava com bandeira de Malta pela rota comercial em direção ao Canal de Suéz, foi bombardeada nesta terça, a noroeste do porto iemenita de Saleef. Ontem, uma navio de propriedade norte-americana, com bandeira das Ilhas Marshall, foi atingido perto da Costa de Áden. O impacto gerou um incêndio a bordo, mas não provocou nenhum dano estrutural comprometedor ao navio e nem à tripulação.

A identidade dos soldados americanos que se perderam no mar não foi revelada pelas autoridades. Navios e aeronaves da Marinha foram imediatamente enviados ao local.

As operações de busca e salvamento ocorreram nas águas quentes do golfo, onde as fortes ondas e a exaustão são mais preocupantes do que a hipotermia.

Operação de risco

A interdição de embarcações suspeitas ou adversárias, conhecida como operação de visita, abordagem, busca e apreensão, ou VBSS (na sigla em inglês), é uma das missões mais difíceis e perigosas realizadas por tropas altamente treinadas.

Essas operações normalmente incluem a aproximação da embarcação suspeita em barcos menores e o uso de escadas e ferramentas de escalada para subir a bordo, o que pode ser complicado por ondas violentas e membros hostis da tripulação.

As forças de Operações Especiais americanas destacadas na região já enfrentaram outras missões desafiadoras. Em novembro, cinco membros de uma unidade de aviação de elite foram mortos durante um acidente de reabastecimento aéreo na costa do Chipre. (Com AFP)

Mais recente Próxima 'Ferro-velho marítimo': Descarte ilegal de navios movimenta mercado lucrativo ao custo de mortes e poluição no sul da Ásia
Mais do Globo

Condição representa 2% de todos os tipos de tumor que atingem homens brasileiros; casos são mais frequentes no norte e nordeste

Câncer de pênis: Brasil é considerado o país com maior número de casos do mundo; veja os 6 sinais mais comuns da doença

Espaço foi rebatizado de Teatro Rubens Corrêa e será entregue pelo Secretaria municipal de Cultura

Veja como ficou o novo Teatro de Ipanema após reforma

Relatório da regulamentação da reforma deixa caminhões de fora do imposto seletivo. Estão enquadrados neste regime itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Reforma tributária: carros para PCD com isenção de imposto deverão custar até R$ 150 mil

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores jovens após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio
  翻译: