Mundo
PUBLICIDADE
Por — Brasília

Braço direito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais, o assessor especial Celso Amorim vê "gesto simbólico" do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na promulgação na noite de quarta-feira da lei para a criação do estado da "Guiana Essequiba" e associação com questões políticas internas.

— O gesto é simbólico, obviamente tem seu peso, mas vou arriscar uma opinião de que isso tem a ver com a política interna — afirmou a O GLOBO, reiterando: — É simbólico, pode ter algum efeito, mas não creio que vá haver alguma consequência grave.

A menção à política interna pareceu se referir ao processo eleitoral da Venezuela, que em 28 de julho realiza eleições presidenciais em que Maduro deve obter um terceiro mandato após um cerco aos candidatos mais competitivos da oposição. A líder opositora venezuelana María Corina Machado está impedida de concorrer a cargos públicos por 15 anos e Corina Yoris, escolhida para substituí-la como candidata no pleito, teve sua inscrição bloqueada.

Por causa do bloqueio, nota do Itamaraty adotou um tom mais duro em relação ao processo eleitoral de Caracas no fim de março, o que foi criticado de forma contundente pela Chancelaria venezuelana. Dias depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou sobre o caso, descrevendo como "grave" o impedimento de candidatura de Yoris.

Novo constrangimento

Nesse contexto, a promulgação da criação do novo estado pela Venezuela enquanto o Brasil atua como mediador na disputa entre Caracas e Georgetown representa novo constrangimento para o governo Lula, cuja postura mais alinhada com Maduro é alvo de críticas.

Amorim ressaltou o desejo do Brasil por paz na região e reafirmou a confiança no acordo entre Guiana e Venezuela que proíbe uso da força militar na disputa pela região.

— O que nos interessa é a paz na região [...] O acordo assinado, autorizado pelo próprio Maduro, prevê que é essencial reafirmar a região como área de paz e diz que as partes renunciam a qualquer possibilidade de uso de força armada. Eu me baseio nisso, e o Brasil é testemunha desse acordo.

Na noite desta quarta-feira, Maduro promulgou a Lei Orgânica para a Defesa da Guiana Essequiba, que contempla a criação do estado da "Guiana Essequiba". O projeto foi redigido após o referendo consultivo realizado em 3 de dezembro sobre a anexação do território. Essequibo, região rica em petróleo e recursos naturais, é alvo de uma disputa entre Venezuela e Guiana há mais de um século.

De acordo com o texto, o estado de "Guiana Essequiba" seria governado a partir da cidade de Tumeremo, no vizinho estado venezuelano de Bolívar, a cerca de 100 quilômetros da área reivindicada. O projeto também prevê inabilitar politicamente e declarar traidores aqueles que "favoreçam" a causa da Guiana.

Para os próximos passos do Brasil, Amorim afirmou que vai haver um "reforço no diálogo".

— Vamos reforçar o diálogo. Não estamos falando em palavras condenatórias, mas reiteramos o desejo de que os países não façam nada que possa levar a um conflito.

Mais recente Próxima Reino Unido enfrenta pressão interna para suspender venda de armas a Israel após ataque que matou agentes humanitários
Mais do Globo

Influenciadora brigou com o pai que não aceitava bem o seu relacionamento com o antigo marido, com quem teve um filho, e se envolveu conflitos familiares por política

Filha de Leonardo, Jéssica Beatriz Costa já teve desentendimentos com o pai e João Guilherme; entenda

Demora na definição do vice do republicano está diretamente ligada ao possível terremoto que pode salvar do fiasco a novela democrata e do receio da entrada em cena do “novo” nome

Análise: Silêncio de Donald Trump revela tanto quanto a arrastada cerimônia de adeus de Joe Biden

Sob liderança de Keir Starmer, sigla de esquerda aproximou-se do centro e chega à disputa com eleitorado consolidado; Sunak tenta manter ânimo governista, apesar de avanço da extrema direita

Reino Unido vai às urnas com Partido Conservador em crise e trabalhista favorito pela primeira vez em 14 anos

A abstinência sexual deles durou dias, meses ou até mesmo anos

Folgosi, Bieber e Baby: os famosos que afirmam já ter ficado sem sexo

Filho da classe operária de carreira política curta e atual primeiro-ministro mais rico que o rei Charles III enfrentam teste final nas urnas, nesta quinta-feira

Keir Starmer x Rishi Sunak: trabalhista e conservador com perfis antagônicos disputam governo no Reino Unido

Velório de modelo Aline Ferreira acontece nesta quinta-feira; dona de clínica foi presa pela Polícia Civil de Goiás

O que sabe sobre o caso da influencer morta após aplicação de PMMA em clínica de Goiânia

A QuantumLight, fundada em 2022, já investiu em várias empresas em estágio inicial no ano passado

Quem é o bilionário que usa inteligência artificial para achar startups promissoras para investir

Sorteios acontece às 20h, no Espaço da Sorte, em São Paulo, e tem transmissão ao vivo

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 170 milhões nesta quinta-feira

Estados do Sudeste e no Centro-Oeste também devem apresentar aumento nas temperaturas

Chuvas voltam a atingir RS, e Inmet alerta para baixa umidade em 12 estados; veja previsão

Carnes na cesta básica, armas e carros elétricos no imposto seletivo ainda são dúvida

Deputados apresentam texto de regulamentação da reforma tributária
  翻译: