Mundo
PUBLICIDADE

Por O Globo e agências internacionais — Bratislava, Eslováquia

Preso após efetuar cinco disparos contra o premier da Eslováquia, o homem responsável pelo atentado que deixou Robert Fico à beira da morte, na quarta-feira, foi apontado por investigadores e pela imprensa local como um escritor com posições políticas fortes, comentários racistas e que dizia “não concordar com” os rumos do país. Ministros do governo o classificaram como um "lobo solitário", nesta quinta, após o anúncio de que o primeiro-ministro tem quadro estável, mas segue em estado grave, após ser submetido a uma cirurgia de cinco horas de duração.

— Este é um lobo solitário cujas ações foram aceleradas após as eleições presidenciais, uma vez que ele estava insatisfeito com o resultado — disse o ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, a jornalistas.

O homem de 71 anos foi descrito pelo site Dennik N como sendo membro da Associação de Escritores Eslovacos — a instituição condenou o atentado e prometeu expulsá-lo caso sua identidade seja confirmada e sua culpa comprovada — e frequentador de uma biblioteca e de um clube literário em Levice, cidade de 33 mil habitantes onde ele mora.

— A mídia está liquidada. Por que a RTVS [TV estatal eslovaca que está sendo remodelada e renomeada pelo governo] está sendo atacada? Por que [Jan] Mazák [ex-presidente do Conselho Judicial] foi demitido? — perguntou o homem, em vídeo gravado após a prisão e divulgado em redes sociais. O ataque teria sido planejado há cerca de um mês.

Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado

Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado

Ainda de acordo com o site Dennik N, uma bibliotecária disse que ele usou o local para apresentar um de seus livros, uma obra de poesia, e o descreveu como alguém “rebelde na juventude, mas não agressivo”. O clube literário não se pronunciou sobre o ataque.

O homem publicou três coletâneas de poemas e dois romances: em uma delas, atacou diretamente os ciganos, afirmando que eles “abusam do sistema de proteção social”, e que “jamais viu tantos ciganos sem olhos na Europa como agora”.

Em 2016, ele se aproximou de um grupo extremista pró-Rússia, ligado ao Kremlin e afirmou que “centenas de milhares de imigrantes” chegavam ao continente, e que os militantes agiriam como “patriotas” para defender o país dessa “influência estrangeira”, conforme escreveu em uma publicação no Facebook na época. Naquele momento, vários países europeus, como a Eslováquia, eram contra acolher as centenas de milhares de refugiados vindos majoritariamente da Síria e da Líbia — o próprio Fico disse na época que só aceitaria “imigrantes cristãos”, e que “vigiaria de perto cada muçulmano em seu país”.

Até o desmantelamento do grupo extremista, seus membros repetiam as mesmas teses proferidas pelo Kremlin sobre a Ucrânia, com críticas ao Ocidente, à União Europeia e à expansão da Otan, aliança militar da qual a Eslováquia faz parte desde 2004. Recentemente, o próprio Robert Fico, apontado como “pró-Rússia”, disse que vetaria a entrada da Ucrânia na organização.

O acusado tinha porte de arma, como o filho dele confirmou à imprensa eslovaca.

— Não tenho absolutamente nenhuma ideia do que o pai pretendia, o que planejou, por que isso aconteceu. Talvez tenha havido algum curto-circuito, não sei. Ele é mais enérgico, mas não a ponto de ser tratado de forma psiquiátrica — afirmou.

O homem trabalhou como segurança de um centro comercial em Levice. Em um incidente, em 2016, foi agredido por um jovem sob efeito de drogas, mas sem gravidade. E não há anotações sobre possíveis incidentes violentos relacionados a ele no passado. Por sinal, ele tentou, também na década passada, juntar assinaturas para fundar um partido chamado "Movimento Contra a Violência". A última publicação da sigla no Facebook é de abril de 2022, e trazia críticas à invasão da Ucrânia pela Rússia.

— Foi um partido que fundamos contra a violência, depois do caso em que um filipino foi espancado até a morte — disse um vizinho do homem ao site eslovaco Aktuality, que revelou um caso de agressão sofrida pelo suspeito no Exército, mas sem associar o incidente ao ataque desta quarta-feira. — Eu não quis acreditar, mesmo diante das imagens, fiquei chocado com o que aconteceu hoje [quarta-feira]. Não quero julgá-lo. Ele nunca se expressou assim, às vezes falava sobre o que não gostava no governo, mas isso é um choque.

Mais recente Próxima Putin chega a Pequim para segunda reunião com Xi Jinping em menos de um ano
Mais do Globo

Provas serão realizadas em 18 de agosto

CNU: Uso correto da Língua Portuguesa corresponde a 50% da nota de questões discursivas; veja critérios

Foram contempladas profissões intelectuais de natureza científica, literária ou artística, submetidas à fiscalização por conselho profissional

Advogado, biólogo e engenheiro: deputados mantêm alíquota reduzida para alguns profissionais na Reforma Tributária;

Condição representa 2% de todos os tipos de tumor que atingem homens brasileiros; casos são mais frequentes no norte e nordeste

Câncer de pênis: Brasil é considerado o país com maior número de casos do mundo; veja os 6 sinais mais comuns da doença

Espaço foi rebatizado de Teatro Rubens Corrêa e será entregue pelo Secretaria municipal de Cultura

Veja como ficou o novo Teatro de Ipanema após reforma

Relatório da regulamentação da reforma deixa caminhões de fora do imposto seletivo. Estão enquadrados neste regime itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Reforma tributária: carros para PCD com isenção de imposto deverão custar até R$ 150 mil

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes
  翻译: