Mundo
PUBLICIDADE

Por O Globo com agências internacionais — Seoul, Coreia do Sul

A Coreia do Norte anunciou, nesta segunda-feira, o fracasso da sua tentativa de colocar um satélite espião em órbita, depois de o propulsor ter explodido no ar devido a um aparente problema no motor. O míssil que transportava o satélite espião Malligyong-1-1 "explodiu no ar durante o primeiro voo", portanto "seu lançamento fracassou", declarou a Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial em um comunicado divulgado pela mídia estatal. A causa do acidente foi a "confiabilidade do novo motor de oxigênio líquido e querosene", acrescentou.

Militares da Coreia do Sul informaram ter detectado "muitos fragmentos" no oceano após um suposto lançamento de satélite espião da Coreia do Norte nesta segunda-feira, e está analisando se a mais recente tentativa de Pyongyang falhou.

Foguete 'não identificado' da Coreia do Norte explode no mar após o lançamento

Foguete 'não identificado' da Coreia do Norte explode no mar após o lançamento

Cerca de dois minutos após detectar "o que se suspeita ser o satélite de reconhecimento militar do Norte... muitos fragmentos do projétil foram detectados por volta das 22h46 (1346 GMT) nas águas da Coreia do Norte, e os Estados Unidos e a Coreia do Sul estão analisando se houve voo operacional", disse o Estado-Maior Conjunto de Seul em comunicado.

Explosão de foguete norte-coreano — Foto: Reprodução/NHK
Explosão de foguete norte-coreano — Foto: Reprodução/NHK

Mais cedo, o país vizinho comunicou que a Coreia do Norte disparou um "projétil não identificado", poucas horas depois de Pyongyang informar o Japão que estava se preparando para lançar outro satélite espião.

"A Coreia do Norte disparou um projétil não identificado em direção ao sul sobre o mar Amarelo [que se estende entre a China e a península coreana], informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, depois de Seul, Pequim e Tóquio terem realizado a sua primeira cúpula trilateral desde 2019.

Míssil balístico foi disparado da Coreia do Norte — Foto: KCNA via KNS/AFP
Míssil balístico foi disparado da Coreia do Norte — Foto: KCNA via KNS/AFP

Coreia do Sul, China e Japão exigem desnuclearização

Mais cedo, nesta segunda-feira, os primeiros-ministros da China e do Japão e o presidente da Coreia do Sul exigiram a desnuclearização da Coreia do Norte, durante um raro encontro de cúpula em Seul no qual se comprometeram a reforçar a cooperação entre os três países.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, e os primeiros-ministros Li Qiang, da China, e Fumio Kishida, do Japão, participaram da primeira reunião de cúpula entre os três países em quase cinco anos, em parte devido à pandemia, mas também devido às tensas relações.

Yoon e Kishida fizeram um apelo para que Pyongyang desistisse do lançamento, que segundo o chefe de Estado sul-coreano "viola diretamente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e mina a paz e a estabilidade regional e mundial". Yoon também pediu uma resposta internacional "decisiva" caso o lançamento se confirmasse, como aconteceu.

O primeiro-ministro chinês, por sua vez, pediu às "partes que exerçam moderação e evitem complicações futuras na situação da península coreana", segundo a agência oficial chinesa Xinhua. A China é a principal parceira econômica da Coreia do Norte.

Foto divulgada pela agência estatal KCNA mostra último teste de mísseis de cruzeiro da Coreia do Norte — Foto: STR KCNA VIA KNS / AFP
Foto divulgada pela agência estatal KCNA mostra último teste de mísseis de cruzeiro da Coreia do Norte — Foto: STR KCNA VIA KNS / AFP

Em um comunicado conjunto, os três países utilizaram a linguagem habitual para reafirmar o compromisso com a "desnuclearização da península coreana". Também destacaram que a paz é uma "responsabilidade e um interesse comum".

A Coreia do Norte reagiu afirmando que "falar hoje sobre a desnuclearização da península coreana é uma grave provocação política" e "violaria a posição constitucional do nosso país como um Estado com armas nucleares".

— A desnuclearização completa da península coreana já morreu teórica, prática e fisicamente — disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, citado pela agência oficial de notícias KCNA.

Mais recente Próxima Jovens ucranianos arriscam a vida na fronteira com a Romênia para fugir da guerra: 'Muitos preferem morrer'
Mais do Globo

O jogo entre Romênia x Holanda acontecerá nesta terça-feira (02), às 13h (de Brasília), a partida terá transmissão do Sportv e Globoplay

Romênia x Holanda na Eurocopa: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo

Apesar da queda nas ocorrências, números ainda são preocupantes, sobretudo no Rio e em Minas Gerais

Combate a roubo de carga exige inteligência e integração policial

A Lua nesta terça-feira (2) está em sua fase minguante; veja calendário das fases lunar para o mês de junho

Qual a fase da Lua nesta terça-feira (2)? Veja calendário lunar

Democracias só resolvem problemas grandes se sociedades são capazes de se unir num projeto comum

Desinformação atrapalharia adoção do Plano Real hoje

Clube já se mostrou comprometido em colaborar com reformulação dos passeios públicos e do sistema de transporte

Novo estádio do Flamengo não prejudica o Maracanã

É crucial proteger as populações dos vácuos de informação que surgem em grandes tragédias como a do Rio Grande do Sul

É preciso prevenir desastres informacionais

Veja o horóscopo do dia 2/7 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 2/7

Autores e especialistas explicam por que infinitas opções de encontros românticos estão gerando cansaço e vazio existencial

Ansiedade na era dos apps de namoro inspira literatura e livros com dicas para relacionamentos mais profundos

Estrela da franquia 'De volta para o futuro' foi diagnosticado com Parkinson há 33 anos

Michael J. Fox tocou com o Coldplay e já disse que gostaria de chance para atuar; saiba como está a saúde do ator

Algumas atrizes lembram do período a partir da década de 1970 com ânimo, outras preferem esquecer as atuações nos filmes eróticos

Vera Fischer, Selma Egrei, Regina Casé e Sonia Braga: saiba como estão musas da pornochanchada
  翻译: