Mundo
PUBLICIDADE

Por O Globo e agências internacionais — Lima

O governo peruano anunciou nesta segunda-feira que investigará denúncias de abuso sexual de 500 estudantes indígenas por parte de professores em uma região de selva amazônica, em meio à indignação contra dois ministros que tentaram abafar o escândalo e questionaram sobre "práticas culturais" locais. Os abusos e violações datam de 2010, afetando crianças e adolescentes da etnia nativa Awajún que estudam em escolas públicas na província de Condorcanqui, na selva do norte do Peru, perto do Equador, e de quem as idades são desconhecidas.

— Os fatos devem ser investigados, estaremos com as vítimas. Rejeitamos todas as formas de abuso sexual — afirmou o presidente do Conselho de Ministros e porta-voz do governo, Alberto Adrianzén, durante um encontro com correspondentes da imprensa estrangeira.

Segundo Adrianzé, as vítimas terão de receber cuidados de saúde integrais a nível psicológico caso tenham sido infectadas pelo vírus HIV.

— O total de casos relatados é de 524. Peço às autoridades que vão ao local, isto é um holocausto — disse a presidente do Conselho de Mulheres de Awajún, Rosemary Pioc, à rádio RPP.

'Práticas culturais'

A dirigente já tinha revelado os casos no dia 30 de maio, quando se reportou às autoridades da Educação. Contudo, as reações de alguns ministros, que atribuíram os abusos a "práticas culturais", despertou indignação na população.

— Se for uma prática cultural [...] exercer uma forma de construção familiar com as jovens, vamos ser muito cautelosos, mas também vamos exigir uma resposta da comunidade — disse no fim de semana o ministro da Educação, Morgan Quero.

A ministra da Mulher, Ángela Hernández, alimentou a polêmica ao declarar que "estas são, de fato, práticas culturais que devemos banir", recomendando também que evitassem as relações sexuais ou as praticassem com proteção.

— Dizer que estas são práticas culturais é endossar estas ações [...]. A violação não é uma prática na nossa comunidade — respondeu nesta segunda-feira a líder nativa.

Segundo Pioc, "trata-se de atos cometidos nos últimos 14 anos em albergues [residências] estudantis". Devido a estes casos, há 111 professores afastados das salas de aula, 72 absolvidos e quatro suspensos, acrescentou.

"Usar a cultura como desculpa é uma forma de perpetuar a impunidade e invisibilizar a gravidade desses crimes. Exigimos que o ministro da Educação retifique as suas declarações e assuma a sua responsabilidade na proteção dos direitos das nossas meninas e mulheres indígenas!", declarou a a Organização Nacional de Mulheres Indígenas Andinas e Amazônicas do Peru (Onamiap).

Após uma enxurrada de críticas, o ministro da Educação afirmou que as falas foram "distorcidas", segundo o jornal peruano El Comercio. "Rejeito enfaticamente a distorção das declarações que fiz no dia 10 de junho sobre os graves acontecimentos ocorridos desde 2010. A minha posição é clara e categórica: rejeito total e absolutamente qualquer forma de abuso e violência, especialmente contra meninos e meninas", disse.

Mais recente Próxima Feitiço virou contra feiticeiro: Trump erra nome de ex-médico após sugerir teste cognitivo para Joe Biden
Mais do Globo

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA

Novo filme do Homem de Aço está sendo rodado sob direção de James Gunn

Filho de Christopher Reeve fará participação em novo 'Superman'

Templo foi invadido por bandido no último dia 1º poucos minutos antes do início de missa

Peças litúrgicas levadas da Igreja de Santa Edwiges, em São Cristóvão, podem ter ido parar em ferros-velhos

A ideia surgiu esta semana num fórum em Montevidéu, que contou com a presença de Aloizio Mercadante

Brigada conjunta deve ser criada para combater catástrofes climáticas na América do Sul

Amigos e familiares desconfiam que Andréa sofreu um ataque cardíaco

Morte da irmã gêmea de Adriana Bombom é confirmada por sobrinha da apresentadora: 'Muita dor'

Ferramenta do GLOBO com dados do IBPT mostra o tamanho da carga tributária de 600 produtos e serviços

Reforma Tributária: Você sabe o quanto paga de imposto na carne? Na cerveja? Na mensalidade escolar? Clique e descubra
  翻译: