Mundo
PUBLICIDADE

Por AFP — Caracas

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/06/2024 - 22:26

Crise política na Venezuela: Maduro acusa rival

Maduro acusa principal rival de planejar golpe de Estado na Venezuela após recusa em assinar acordo de respeito aos resultados eleitorais. Candidatos opositores criticam imposição unilateral do governo. Inabilitação política de prefeitos da oposição gera controvérsia.

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, em campanha para um terceiro mandato, acusou nesta sexta-feira seu principal rival na eleição, Edmundo González, de planejar um suposto golpe após se recusar a assinar um acordo para respeitar os resultados eleitorais, propostos pelo chavismo.

— Ontem assinamos um acordo pela paz na Venezuela, pelo respeito aos resultados eleitorais, pelo respeito ao árbitro, de 10 candidatos assinamos oito — disse Maduro aos apoiadores em um palanque em Maturin, no leste do país. — Por que você acha que eles não assinaram o acordo para respeitar o CNE e os resultados? Porque eles pretendem gritar fraude, porque pretendem dar (...) o golpe de Estado.

Sem citar seu nome, Maduro se referiu a González, candidato da principal coalizão de oposição do país, a Plataforma Unitária, após a desqualificação da líder Maria Corina Machado, que venceu as primárias da oposição realizadas em outubro passado. González, um diplomata de 74 anos, chamou o acordo assinado no Conselho Nacional Eleitoral (CNE), pró-governo, de "imposição unilateral".

O reconhecimento dos resultados já fazia parte do acordo assinado em 2023 entre o governo e a oposição em Barbados, mediado pela Noruega e com a participação dos Estados Unidos, disse Gonzalez em um comunicado.

O outro que não assinou foi Enrique Márquez, ex-diretor do CNE e agora candidato independente, considerado uma opção "reserva" caso González seja retirado da disputa em meio a uma perseguição que levou à prisão de 38 ativistas, segundo a oposição. Nesta sexta, 10 prefeitos da oposição foram inabilitados politicamente por 15 anos após manifestarem apoio a González.

Esse acordo "foi proposto pelo presidente Maduro. Não é uma ideia original do Sr. (Elvis) Amoroso (presidente do CNE), é um documento produzido por Miraflores, é para nós unilateral e sem consulta", disse Márquez na sexta-feira.

Maduro repreendeu os dois candidatos por se recusarem a assinar o documento, que foi proposto por vários líderes pró-Chávez, incluindo o próprio presidente.

— Por que eu assinei? Porque se eu assinei, tenho que respeitar o árbitro. Em segundo lugar, porque quero paz e o melhor para a Venezuela, e em terceiro lugar, mas não conte a ninguém, porque sei que vamos ganhar com uma vitória esmagadora, por nocaute — disse ele a seus partidários na quinta-feira.

Além de Maduro, os únicos que assinaram foram sete candidatos sem peso nas pesquisas, acusados pela oposição de serem colaboradores do governo.

Embora a campanha eleitoral tenha começado oficialmente em 4 de julho, tanto Maduro quanto María Corina — o coração da mobilização da oposição — têm liderado comícios em todo o país há meses.

Mais recente Próxima Família pede mais de R$ 435 mil à Nasa por lixo espacial que atingiu sua casa nos EUA
Mais do Globo

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA

Novo filme do Homem de Aço está sendo rodado sob direção de James Gunn

Filho de Christopher Reeve fará participação em novo 'Superman'

Templo foi invadido por bandido no último dia 1º poucos minutos antes do início de missa

Peças litúrgicas levadas da Igreja de Santa Edwiges, em São Cristóvão, podem ter ido parar em ferros-velhos

A ideia surgiu esta semana num fórum em Montevidéu, que contou com a presença de Aloizio Mercadante

Brigada conjunta deve ser criada para combater catástrofes climáticas na América do Sul

Amigos e familiares desconfiam que Andréa sofreu um ataque cardíaco

Morte da irmã gêmea de Adriana Bombom é confirmada por sobrinha da apresentadora: 'Muita dor'

Ferramenta do GLOBO com dados do IBPT mostra o tamanho da carga tributária de 600 produtos e serviços

Reforma Tributária: Você sabe o quanto paga de imposto na carne? Na cerveja? Na mensalidade escolar? Clique e descubra
  翻译: