Mundo
PUBLICIDADE

Por AFP — Seul

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 01/07/2024 - 03:28

Tensão após disparo de mísseis

A Coreia do Norte disparou dois novos mísseis balísticos, sendo que um explodiu em pleno voo. As Forças Armadas sul-coreanas registraram os lançamentos e reforçaram a vigilância para possíveis novos testes. As relações entre as duas Coreias estão tensas devido aos contínuos testes de armas por parte do Norte.

A Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos na direção do mar do Japão, nesta segunda-feira. Um deles teria explodido em pleno voo, informaram as Forças Armadas sul-coreanas. Um dia antes, houve o registro de um outro lançamento, em direção ao Leste.

O primeiro míssil balístico de curto alcance foi lançado às 5h05 (hora local) de domingo e o segundo cerca de dez minutos depois, informou o Estado-Maior Conjunto (EMC) sul-coreano, em comunicado.

“O míssil balístico de curto alcance (…) voou cerca de 600km” e o segundo percorreu 120km, indicou a organização militar.

O porta-voz da EMC, Lee Sung-jun, disse que o segundo míssil parecia ter um voo anormal no estágio inicial e acabou explodindo.

Dada a sua trajetória, tudo indica que os destroços teriam caído sobre a própria Coreia do Norte.

“As nossas Forças Armadas reforçaram a vigilância e preparação para possíveis novos lançamentos”, afirmou a EMC, acrescentando que compartilhou informações sobre o incidente com Estados Unidos e Japão.

A agência oficial norte-coreana KCNA não confirmou os lançamentos, por enquanto.

O porta-voz da EMC não quis comentar se os últimos lançamentos eram um teste de mísseis que seriam fornecidos à Rússia para a guerra na Ucrânia.

Os disparos ocorrem dias depois de a Coreia do Norte afirmar ter testado com sucesso um míssil de ogivas múltiplas, que a Coreia do Sul disse ter explodido durante o voo.

As relações entre as duas Coreias estão num dos pontos mais críticos dos últimos anos, com o Norte intensificando os testes de armas, enquanto lança balões carregados de lixo para o Sul.

Pyongyang diz que esses balões são uma retaliação aos balões carregados com propaganda antirregime que os ativistas enviam da Coreia do Sul.

Mais recente Próxima Análise: Vitória da extrema direita na França cria ameaça até 2027 e força Macron a se voltar à esquerda
Mais do Globo

Camisa 7 recebeu o terceiro cartão amarelo no empate com a Colômbia e terá que cumprir suspensão

Dorival não lamenta desfalque de Vini Jr contra o Uruguai: 'Outros terão que aparecer, é esse o caminho'

Levantamento inédito aplicou o Índice de Progresso Social (IPS) em todas as cidades do país

Confira o ranking de qualidade de vida entre todas as capitais e estados do Brasil

'Black pool' (piscina negra) e serviço de mordomia estão inclusos na hospedagem. Prêmio foi concedido pelo World Travel Awards 2024

Suíte que hospedou Madonna no Copacabana Palace é eleita a melhor da América do Sul. Diária chega a R$ 22 mil; veja fotos

Seleção venceu Montenegro e assumiu a primeira colocação do grupo B

Pré-Olímpico de basquete: perda de Raulzinho é obstáculo, mas vitória na estreia facilita caminho do Brasil

Segundo a agência oficial palestina Wafa, os mortos tinham entre 20 e 25 anos e foram vítimas de um bombardeio de drone israelense

Quatro mortos em ataque israelense na Cisjordânia, diz Autoridade Palestina

A Lua nesta quarta-feira (3) está em sua fase cheia; veja calendário das fases lunar para o mês de junho

Em qual fase da Lua estamos nesta quarta-feira (3)?

Na lógica da conspiritualidade a eliminação dos inimigos é a prova do amor aos amigos de raça e religião

A maldade de gente boa

Você aceitaria julgar um inimigo declarado do padrinho, alguém para quem você advogou e o indicou para o tribunal a que pertence?

Conflito de interesse define o Brasil

Episódios nebulosos têm provocado ‘déjà- vu’ em quem acompanhou de perto escândalos das últimas gestões petistas

A volta do Ministério do Vai Dar M...

O nível do rio Yangtze, o mais longo da China e o terceiro do mundo, em Anhui ultrapassa o nível de alerta e continua a subir

Mais de 240 mil pessoas são retiradas de casa no Leste da China devido às chuvas
  翻译: