Política
PUBLICIDADE
Por — Brasília

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/06/2024 - 16:05

Lula defende ministro e fala sobre investigações

Presidente Lula defende ministro Juscelino Filho, indiciado pela PF, destacando sua inocência até prova contrária. Investigações apontam desvio de emendas parlamentares para pavimentação de ruas no Maranhão. Lula também fala sobre exploração de petróleo na Margem Equatorial e agenda no Nordeste.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que está feliz com o trabalho do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, indiciado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

— Estou feliz com Fufuca (ministro do Esporte), com Juscelino (ministro das Comunicações) e com a Sonia Guajajara (ministra dos Povos Indígenas). Tem um problema de indiciamento com Juscelino, mas eu tenho uma filosofia, todo cidadão é inocente até que se prove o contrário. Se o cidadão tem um pedido de indiciamento que ainda não foi concedido pela PGR e nem pela Suprema Corte, eu tenho que aguardar o processo. (...) O Juscelino está prestando um bom serviço no governo.

O inquérito da PF investiga suspeitas de desvio de emendas parlamentares para pavimentação de ruas de Vitorino Freire, no interior do Maranhão, quando ele ainda era deputado federal. É a primeira vez que um integrante do primeiro escalão do atual mandato de Lula é indiciado, o que aumentou a pressão, vinda do PT, pela demissão do ministro.

Uma troca, no entanto, é vista como improvável por ora no Palácio do Planalto diante dos desgastes do governo no Congresso. Em nota, o ministro negou irregularidades e apontou “ação política” da corporação.

A cidade maranhense é comandada pela irmã de Juscelino, Luanna Rezende, que chegou a ser afastada do cargo no ano passado, mas retomou o mandato após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A emenda parlamentar investigada foi indicada quando ele ainda era parlamentar, ou seja, antes de assumir o cargo no governo. O dinheiro foi enviado por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão.

Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que 80% da estrada custeada pela emenda beneficiou propriedades dele e de seus familiares na região.

A obra de pavimentação da estrada foi orçada em R$ 7,5 milhões e feita pela Construservice, que tinha como sócio oculto, segundo a investigação, o empresário Eduardo José Barros Costa, mais conhecido como “Eduardo DP” ou “Imperador”. Ele nega irregularidades.

Em nota, o ministro afirmou que a investigação “parece ter se desviado de seu propósito original” e repete métodos da Lava-Jato. “O indiciamento é uma ação política e previsível, que parte de uma apuração que distorceu premissas, ignorou fatos e sequer ouviu a defesa sobre o escopo do inquérito. Não há absolutamente nada que envolva minha atuação no Ministério das Comunicações”, afirmou Juscelino, reclamando que a PF fez uma “devassa” sobre ele e familiares.

Margem equatorial

Lula também voltou a falar sobre a decisão de explorar as reservas de petróleo na chamada Margem Equatorial, próximo à Foz do Amazonas. A região é considerada a mais nova fronteira exploratória em águas profundas, se estendendo por mais de 2.200 km ao longo da costa entre o Rio Grande do Norte e o município de Oiapoque, no Amapá.

— Nós vamos explorar a Margem Equatorial (...) Por enquanto, vamos certificar se tem e qual a quantidade de riqueza que tem lá embaixo. E, se tiver, a Petrobras é a maior empresa de competência tecnológica para explorar riquezas em águas profundas.

Na última terça-feira, o presidente admitiu que a exploração do petróleo vai contra o compromisso do governo com a transição energética. A declaração foi feita em entrevista à CBN.

— Enquanto a transição energética não resolve o nosso problema, o Brasil tem que ganhar dinheiro com esse petróleo — disse, na ocasião.

Agenda no Maranhão

Lula concede entrevista à rádio Mirante News FM, de São Luís (MA), nesta sexta-feira, 21. A conversa antecede uma cerimônia de anúncios de investimentos no estado.

Esta é a quarta entrevista do presidente nesta semana. Lula está no Nordeste desde quinta-feira e volta para Brasília nesta noite.

Em entrevista à uma rádio do Piauí mais cedo, Lula voltou a afirmar que vai se movimentar com cautela nas eleições municipais para evitar indisposições com os partidos que o apoiam no Congresso e fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Também falou que irá sancionar o projeto de lei que autoriza jogo do bicho e apostas e afirmou que o leilão do arroz foi anulado pelo governo após identificação de uma "falcatrua".

Mais recente Próxima Lula sugere a beneficiária do Minha Casa, Minha Vida que 'pare de ter filhos'; vídeo
Mais do Globo

Provas serão realizadas em 18 de agosto

CNU: Uso correto da Língua Portuguesa corresponde a 50% da nota de questões discursivas; veja critérios

Foram contempladas profissões intelectuais de natureza científica, literária ou artística, submetidas à fiscalização por conselho profissional

Advogado, biólogo e engenheiro: deputados mantêm alíquota reduzida para alguns profissionais na Reforma Tributária;

Condição representa 2% de todos os tipos de tumor que atingem homens brasileiros; casos são mais frequentes no norte e nordeste

Câncer de pênis: Brasil é considerado o país com maior número de casos do mundo; veja os 6 sinais mais comuns da doença

Espaço foi rebatizado de Teatro Rubens Corrêa e será entregue pelo Secretaria municipal de Cultura

Veja como ficou o novo Teatro de Ipanema após reforma

Relatório da regulamentação da reforma deixa caminhões de fora do imposto seletivo. Estão enquadrados neste regime itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Reforma tributária: carros para PCD com isenção de imposto deverão custar até R$ 150 mil

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes
  翻译: