Política
PUBLICIDADE
Por

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 11:53

Boulos justifica apoio a Janones com cláusula do Conselho de Ética da Câmara

Guilherme Boulos justifica apoio a André Janones, citando cláusula do Conselho de Ética da Câmara. Discussões acaloradas no processo de cassação, com embate entre deputados e menção a suposta prática de rachadinha. Presidente da Câmara, Arthur Lira, ainda não se pronunciou sobre recurso para reviver o caso.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) atribuiu seu parecer contrário à cassação do colega André Janones (Avante-MG), investigado por suposta prática de rachadinha, a uma cláusula do Conselho de Ética da Câmara usada por bolsonaristas para se livrarem de punição por participação nos atos de vandalismo do 8 de janeiro de 2023. As declarações foram dadas em entrevista ao programa Alt Tabet, do Canal UOL.

Relator do processo, o parlamentar afirmou que livrou Janones porque o suspeito ato ilícito teria sido praticado antes da atual legislatura, o que, pelo regimento interno, impede qualquer punição. Ele salientou que, embora discorde desta norma, não poderia adotar "dois pesos e duas medidas".

— Estudei o caso e existe uma jurisprudência no Conselho de Ética da Câmara de que alguém suspeito de cometer um crime antes do mandato não pode ser punido nesta legislatura — explicou Boulos, e acrescentou — Agora, se essa é a regra que está sendo utilizada, você não pode usá-la para a extrema-direita e não para quem é do campo oposto. Se a regra do Conselho de Ética da Câmara é que só se cumpra na legislatura, não pode ser uma para os bolsonaristas e outra para o Janones. Em nenhum momento relativizei o crime de rachadinha.

Pré-candidato a prefeito de São Paulo, Boulos ainda pontuou que Janones não é seu correligionário e lembrou que o partido do mineiro apoia seu adversário na disputa municipal, Ricardo Nunes (MDB), em busca da reeleição.

— A relação que tenho com ele é que apoiamos o Lula. Os bolsonaristas da Câmara queriam usar isso [a acusação de rachadinha] como troféu, os mesmos caras livrados pelo Arthur Lira de sequer ir ao Conselho de Ética. Você não pode ter uma balança desequilibrada — justificou.

No início do mês, a sessão do Conselho de Ética que arquivou o inquérito e livrou Janones, com a ajuda de Boulos, terminou em bate-boca. Deputados bolsonaristas, incluindo Nikolas Ferreira (PL-MG), cercaram Janones aos gritos de "rachadinha". Em meio ao tumulto, o parlamentar do Avante chamou Nikolas para resolver "lá fora". Ambos partiram um para cima do outro e foram separados por seguranças da Câmara e outros parlamentares.

Antes, Boulos também se envolveu em uma discussão com outro concorrente à prefeitura de São Paulo, o ex-coach Pablo Marçal. O deputado o acusou de “vender” sua candidatura para Ricardo Nunes.

— Trouxeram até coach picareta para vir tentar tumultuar a sessão, que eu espero, não sei se ainda está aqui o coach picareta, eu espero muito que não venda a candidatura para o prefeito Ricardo Nunes. Vá até o fim que eu quero te enfrentar nos debates — disparou Boulos.

Marçal foi levado à sessão por parlamentares bolsonaristas. Ao ouvir as acusações, o coach, que se filmava com um celular no momento, se levantou a protestou contra as declarações de Boulos.

— Não venda sua candidatura para o prefeito Ricardo Nunes porque tem gente falando que você já está vendendo — completou Boulos.

Mais de 60 parlamentares assinaram um requerimento inédito de recurso, que tenta reviver a tentativa de cassação de Janones, originalmente apresentada pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, No entanto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não deve levar à frente o pedido feito pela oposição para submeter ao plenário da Casa a decisão do Conselho de Ética, acreditam seus aliados. Procurado, Lira afirmou ainda não ter se debruçado sobre o tema.

A representação contra Janones foi apresentada após dois ex-assessores do parlamentar afirmarem que ele cobrava funcionários lotados em seu gabinete na Câmara a repassar parte dos seus salários. O caso é investigado pela Polícia Federal. Em entrevista ao GLOBO, Cefas Luiz Paulino e Fabrício Ferreira de Oliveira disseram que a prática envolvia até mesmo os valores recebidos como 13º e chegava a 60% dos vencimentos.

Mais recente Próxima STF forma maioria de votos para condenar homem que quebrou relógio no 8/1
Mais do Globo

Mateus Carvalho e Vegetti marcaram os gols da partida, uma vitória por 2 a 0

Vasco fica com um a mais ainda no primeiro tempo, vence o Fortaleza e sobe na tabela

Cruz-maltino conseguiu importante vitória no Brasileiro e segue sem perder para o Leão do Pici jogando em São Januário

Sem derrota em casa: Vasco mantém a escrita positiva contra o Fortaleza na história do confronto

Com demora do novo texto, MEC fechou acordo para o governo trabalhar pela rápida aprovação da extensão das atuais metas na Câmara; texto segue para a sanção presidencial

Câmara aprova prorrogação do Plano Nacional de Educação

Companheira do lateral-direito deixou seu apoio nas redes sociais após ele decidir o jogo para o alvinegro

'Meu maior orgulho': namorada se derrete por Mateo Ponte, autor do gol da vitória do Botafogo

Decisão atendeu a pedido da estatal, que conseguiu se desfazer de um compromisso assumido em 2019 quando o órgão de defesa da concorrência determinou a abertura do mercado de combustíveis

Petrobras e Cade formalizam aditivo a acordo que desobriga Petrobras de vender refinarias

Pedro Ricardo Conceição da Rocha, preso em julho de 2023, responde pelos crimes de associação criminosa, estupro qualificado e coletivo, estupro de vulnerável e corrupção de menores

Justiça condena criador de grupo no Discord que praticava estupros virtuais e induzia atos de extrema violência a 24 anos de prisão

Protestos de partidos como NOVO, PSOL e PT fizeram o presidente da Câmara desistir da votação

Lira inclui PEC da Anistia na pauta da Câmara, mas recua após discordâncias

Vitória por 2 a 1 veio em roteiro suado na Arena Pantanal

Botafogo vence Cuiabá com gols de Kauê e Ponte, e se mantém entre os líderes do Brasileirão

Unidade da companhia telefônica que está em recuperação judicial será vendida no próximo dia 17 com 4 milhões de contratos. Prazo de habilitação de interessados havia sido encerrado

Justiça autoriza empresa de Nelson Tanure a disputar leilão da carteira de clientes de banda larga da Oi

Tela 'Descanso na Fuga para o Egito' foi roubada duas vezes antes de ser colocada à venda em leilão

Encontrado em ponto de ônibus em Londres, quadro de Ticiano é vendido por R$ 120 milhões
  翻译: