Política
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 29/06/2024 - 14:32

Boulos critica Nunes e Lula apoia em evento

Boulos critica Nunes por inaugurações com verba federal, diz que ele é 'refém' de Bolsonaro e cutuca escolha de vice. Lula apoia Boulos em evento, enquanto Nunes enfrenta resistência por indicação de coronel bolsonarista como seu vice.

Nacionalizada, a eleição pela prefeitura de São Paulo é palco de uma disputa por protagonismo na inauguração de obras na periferia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre duas agendas neste sábado na capital paulista, acompanhado do pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL) e sem a presença do prefeito Ricardo Nunes, que tentará a reeleição ao cargo.

Pela tarde, Lula e Boulos devem anunciar a ampliação da linha 5-Lilás do Metrô partindo do Jardim Ângela. A mesma ampliação, contudo, teve o contrato assinado pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na semana passada. A obra conta com verba do governo do estado com verbas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal.

Boulos criticou o atual prefeito por uma agenda de inauguração, no Jardim Ângela, que repete a pauta de Lula deste sábado:

— É muito fácil fazer caridade com o chapéu alheio. Inaugurar placa com o dinheiro dos outros, é isso que o Ricardo Nunes e o Tarcísio estão fazendo, pois quem está dando recurso é o governo federal. — disse Boulos durante conversa com jornalistas, após participar de um evento com o presidente na Zona Leste da capital.

Pela manhã, Lula inaugurou as pedras fundamentais de dois novos campi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Cidade Tiradentes e Itaquera, respectivamente. Boulos discursou, mas evitou citar Nunes e Tarcísio.

No entanto, na conversa com jornalistas, comentou a ausência do prefeito na agenda, creditando sua ausência ao medo de ser atacado por bolsonaristas.

— O atual prefeito se tornou refém do Bolsonaro, é triste ver isso. Ele tem medo de aparecer num evento do governo federal e ser atacado pelos bolsonaristas — disse.

Ricardo Nunes anunciou o ex-coronel da PM Ricardo Mello Araújo (PL) como seu vice na chapa à reeleição. O ex-comandante da Rota é uma indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro e, a príncipio, não agradava Nunes, que preferiria um nome mais de centro. No entanto, pressionado pela aproximação entre o ex-presidente e o coach Pablo Marçal, também pré-candidato em São Paulo, o prefeito acatou a indicação do ex-presidente e fez o anúncio na semana passada.

No dia do anúncio, Boulos já cutucou Nunes em postagem na rede X (antigo Twitter): "A escolha do Coronel Mello Araújo para vice de Ricardo Nunes deixa claro que é Jair Bolsonaro quem vai mandar na cidade caso o prefeito seja reeleito. O nome do policial foi enfiado goela abaixo de Nunes e seus aliados e é assim que vai ser nos próximos quatro anos se deixarmos São Paulo se transformar numa filial da milícia", escreveu o psolista.

A escolha de Araújo como vice foi marcada por resistências por parte do próprio prefeito e de partidos da base aliada, que disputavam com o PL a prerrogativa de sugerir alguém para o posto. Dentro do próprio PL, havia outros nomes cotados, como as vereadoras Sonaira Fernandes e Rute Costa, além da delegada Raquel Gallinatti, mas ao fim prevaleceu a vontade de Bolsonaro.

O desejo do prefeito era aguardar até julho para definir a questão, mas foi pressionado a acelerar o processo após a entrada do coach Pablo Marçal (PRTB) na disputa eleitoral. Isso porque, até então, Nunes figurava como principal pré-candidato do campo da direita, mas a chegada de Marçal ameaçou dividir esse eleitorado.

Mais recente Próxima Gusttavo Lima: cidade alagoana de 46 mil habitantes, governada por irmã de líder do MDB, paga R$ 1,1 milhão por show do sertanejo
Mais do Globo

Governo determinou que empresa suspenda prática no Brasil. Também é possível bloquear o acesso às informações; veja como fazer

Veja como a Meta coleta dados de Facebook e Instagram para treinar seus robôs de IA

Crescimento de Vojvoda e Artur Jorge, e saídas de Cuca e Diniz colocam estrangeiros entre os cinco primeiros

Ranking de Técnicos: na ponta, Tite, do Flamengo, é único brasileiro no top-5 recheado de estrangeiros

Resultado do Festival de Parintins 2024 foi divulgado nesta segund-feira (1); campeão deste ano é o Boi Caprichoso

Quem ganhou o Festival de Parintins 2024?

Com alta do dólar e do petróleo, diferença entre o valor cobrado no Brasil e no exterior é o maior desde meados de abril

Defasagem no preço da gasolina praticado pela Petrobras já chega a 19%

Influenciadora compartilhou clique com a sertaneja nas redes e ganhou comentário da mãe

Lauana Prado surge em nova foto com Tati Dias, recebe apoio da sogra e a elogia: 'A melhor do mundo'

Tricolor perdeu últimos seis jogos e não vence há dez jogos no campeonato

Fluminense na lanterna do Brasileiro rende zoações de rivais; veja memes

Dia da Independência da Bahia, em 2 de julho, é feriado apenas no estado da Bahia

Independência da Bahia é feriado? Por que data é celebrada em 2 de julho?

Manobra tem poucas chances de ser bem sucedida a curto prazo, mas advogados querem atrasar o anúncio da pena imposta ao ex-presidente, marcado para semana que vem

Após decisão da Suprema Corte sobre imunidade, Trump quer anular condenação por suborno a ex-atriz pornô
  翻译: