Política
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 29/06/2024 - 04:30

Prefeito fortalece Pedro Paulo como favorito a vice

Prefeito Eduardo Paes fortalece Pedro Paulo como favorito a vice, em meio a pressão do PT. Aliado participa de eventos e articulações políticas. Disputa eleitoral no Rio de Janeiro se intensifica.

Apesar de ainda não ter anunciado oficialmente quem será o vice de sua chapa na disputa à reeleição, o prefeito Eduardo Paes (PSD) passou a dar cada vez mais destaque ao principal cotado e seu favorito para o posto, o deputado federal Pedro Paulo (PSD). O movimento para fortalecer seu ex-secretário e nome de confiança, em meio à pressão do PT pela vaga, ocorre tanto em postagens nas redes sociais quanto com a participação de Pedro Paulo em agendas da prefeitura e na articulação política do incumbente.

Uma das pautas usadas recentemente pelo prefeito para colocar o aliado em evidência é a desapropriação de um terreno no Gasômetro, na Zona Portuária do Rio, para a construção de um estádio de futebol para o Flamengo. Paes compartilhou no domingo passado um vídeo em que anuncia a medida e no qual aparece ao lado de Pedro Paulo, que é flamenguista e um dos entusiastas da proposta.

— Se vocês quiserem agradecer a um flamenguista, fala com ele aqui. Fala aí, Pedrão — diz Paes ao deputado, que agradece e discursa sobre a importância do projeto para o clube.

Vascaíno, o prefeito usou seus perfis em outras quatro ocasiões para marcar a conta do deputado apenas em julho, todos com a temática do futebol. O número supera, por exemplo, as referências no mesmo período ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também aliado de Paes e que costuma ser a figura pública mais lembrada pelo político do PSD.

Antes disso, Paes havia marcado Pedro Paulo pela última vez em novembro do ano passado, quando o deputado pleiteou ao prefeito que taxistas pudessem usar a faixa exclusiva dos ônibus Transbrasil.

Para além do estádio, o prefeito tem dado destaque ao deputado nos bastidores e em agendas públicas. A ida aos eventos ocorre nos finais de semana, quando o deputado não está em Brasília. No sábado passado, os dois inauguraram o Parque Carioca Pavuna, na Zona Norte. Pedro Paulo tem também assumido as rédeas da articulação política de Paes com outros partidos e já se reuniu com lideranças do União Brasil e MDB.

Essas siglas já indicaram que estarão em palanques opostos ao do gestor carioca nas eleições e negociam com o adversário de Paes, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), aliado de Jair Bolsonaro, por um espaço na vice. Na quinta-feira, o União lançou a pré-candidatura do deputado estadual Rodrigo Amorim (União) à prefeitura. Já o MDB rifou o deputado federal Otoni de Paula e negocia a indicação da ex-deputada Rosane Félix. Otoni, por sua vez, migrou sozinho para a campanha de Paes como seu coordenador entre evangélicos.

No início de junho, dois petistas que são apostas da sigla do presidente Lula para a vice de Paes deixaram seus cargos na administração pública como forma de ampliar a pressão sobre o aliado. Foram os casos de André Ceciliano, então secretário de Assuntos Federativos do Ministério das Relações Institucionais, e Adilson Pires, que ocupava o cargo de secretário municipal de Ação Social. Já o PDT tenta emplacar a deputada estadual Martha Rocha.

Articuladores de Paes, no entanto, dão como certo que Pedro Paulo será o vice do prefeito, que prefere uma chapa “puro-sangue”, apesar das investidas do PT. Os ex-secretários Eduardo Cavaliere e Guilherme Schleder, ambos do PSD, são tidos como plano B.

Costura para 2026

O plano de Paes é evitar qualquer tomada de decisão até o período de convenções partidárias, entre 20 de julho e 5 de agosto, para não antecipar o debate em conjuntura até aqui marcada por favoritismo do prefeito. Ele lidera a corrida pelo comando da cidade, com 51% das intenções de voto, segundo pesquisa Quaest, divulgada no último dia 18.

O posto de vice na chapa se tornou foco de cobiça entre os aliados do pré-candidato pela possibilidade de Paes, caso reeleito, disputar o governo do Rio em 2026, cenário em cabearia ao vice assumir a prefeitura da capital fluminense por dois anos.

Nas eleições de 2016, Pedro Paulo foi escolhido por Paes para disputar o pleito com seu apoio, mas terminou em terceiro lugar. Na ocasião, pesou contra o deputado uma acusação de agressão feita por sua ex-mulher, posteriormente arquivada pelo Supremo Tribunal Federal (STF)

Mais recente Próxima Lira 'disputado', vaias a petista e divergência: São João no Nordeste antecipa eleições na região
Mais do Globo

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores jovens após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA

Novo filme do Homem de Aço está sendo rodado sob direção de James Gunn

Filho de Christopher Reeve fará participação em novo 'Superman'
  翻译: