Política
PUBLICIDADE
Por — Brasília

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 29/06/2024 - 18:15

Fraude em licitação da Secom de Lula.

TCU avalia cancelar licitação da Secom de Lula por indícios de fraude e cartel. Pregão de R$ 197,7 milhões pode ter violado sigilo das propostas técnicas das empresas concorrentes. Ministério Público solicita investigação. Empresas envolvidas ainda não se manifestaram.

A Unidade de Auditoria Especializada em Contratações do Tribunal de Contas da União (TCU) avalia pedir o cancelamento de um pregão da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) por ter identificado indícios de “graves irregularidades” na licitação. O pregão visava à contratação de assessoria de comunicação e gestão de redes sociais. Procurada, a Secom negou irregularidade e disse que vai colaborar com o TCU.

Em um relatório concluído no dia 5 de maio, a área técnica do Tribunal entendeu que o pregão, que resultará em gastos de até R$ 197,7 milhões, pode ter violado o sigilo das propostas técnicas das empresas concorrentes, “uma vez que o resultado da licitação foi divulgado pela imprensa, de forma cifrada, um dia antes da data em que seriam abertos os envelopes contendo a identificação quanto à autoria de cada plano de comunicação digital”. O caso ainda deve ser julgado pelo plenário da Corte.

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) de Luiz Inácio Lula da Silva anunciou no dia 24 de abril quatro empresas vencedoras do pregão. Essa é considerada a maior licitação da história do governo federal para a área de comunicação digital. Um dia antes do resultado, porém, o portal O Antagonista divulgou, de forma cifrada, informações sobre as empresas que seriam anunciadas vencedoras no dia seguinte.

“Se a subcomissão técnica conhecia antecipadamente a autoria de cada proposta técnica, como sugerem as evidências, o fato se constitui em irregularidade grave, conforme sustenta o representante, resultando em possível direcionamento do certame e maculando todo o procedimento da licitação”, diz trecho do relatório.

A divulgação antecipada do resultado motivou o Ministério Público Junto ao TCU solicitar que o caso fosse investigado, uma vez que o órgão teria “se deparado com informações publicadas na imprensa que demonstravam ter havido o descumprimento das normas editalícias que exigiam o sigilo quanto à autoria dos planos de comunicação”.

“Ou seja, em postagem do dia 23/4/2024, jornalistas já davam publicidade à informação de que as empresas Área Comunicação, Moringa, BR+ e Usina Digital seriam declaradas vencedoras da Concorrência 1/2024 da Secom. Contudo, somente em 24/4/2024 deveriam ser abertos os invólucros contendo a identificação quanto à autoria de cada plano de comunicação”, destaca a representação do MP.

Na representação, o MP alegou, ainda, “que entendia que se podia estar diante de irregularidades na condução do procedimento licitatório para contratação dessas empresas, porque o sigilo quanto à autoria dos planos de comunicação é pilar fundamental definido em edital para que se garanta a lisura e o respeito ao princípio da impessoalidade”.

Ao analisar o caso, a área técnica do TCU endossou as suspeitas de irregularidades e disse ser necessária, também, “a atuação cautelatória do TCU, no sentido de adotar medida para determinar à Secom/PR que se abstenha de formalizar o contrato referente ao Edital 1/2024 até que haja deliberação deste TCU”.

A área técnica ainda destacou que as informações trazidas pela imprensa podem demonstrar cartel entre as empresas declaradas vencedoras do certame, “de tal modo que seria também necessário enviar as informações aqui presentes, bem como das deliberações a serem adotadas pelo Tribunal, ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para averiguação sobre a possível existência de cartel entre os licitantes”.

O documento também sugere que o tribunal determine a oitiva prévia da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República “acerca da possível violação do sigilo do edital”. Também pede que a corte “alerte a Secom quanto à possibilidade de o TCU vir a conceder medida cautelar para a suspensão” das contratações, “caso haja indicativo de afronta às normas legais e/ou possibilidade de ocorrência de prejuízos à Administração”.

Procurada, a Secom disse "que seguiu todos os procedimentos administrativos e as normativas aplicáveis que garantem a lisura e integridade da disputa". "Informamos que a SECOM ainda não foi notificada, mas que irá colaborar com o Tribunal de Contas de União (TCU), fornecendo as informações necessárias que demonstram o cumprimento das melhores práticas adotadas ao longo do certame, todo ele pautado por critérios técnicos e objetivos, seguindo os princípios da impessoalidade, moralidade, legalidade, publicidade e eficiência", destacou, em nota.

Mais recente Próxima Sem Nunes e Tarcísio, Lula não assina contrato do metrô em agenda em SP
Mais do Globo

A exposição terá divisões correspondentes as etapas da carreira da artista, incluindo o último álbum ‘The Tortured Poets Department’

Roupas da Taylor Swift serão expostas no museu V&A, em Londres

Eu Rio - Festival de Comédia Carioca chega ao Centro Cultural Espaço Tápias nos dias 6 e 7 de julho

Festival de Comédia Carioca "Eu Rio" no Espaço Tápias: Assinantes têm 20% de desconto

Caso é investigado pela Polícia Federal. Droga seria levada ao Aeroporto de Guarulhos, e foi achada durante patrulha da PM de São Paulo, na última quinta

Flagrado com 30kg de cocaína em viatura da Receita, suspeito é terceirizado e seria responsável por levar o carro para lavar

Torcedores da agremiação campeã compareceram no hotel onde influencer estava para agradecê-la por torcida à rival

Pé frio? Ex-BBB Eslovênia nega ser culpada pela vitória do Boi Caprichoso, no Festival de Parintins; entenda

Dados estão em relatório divulgado por Barroso e aprovado por ministros em sessão virtual

Após pressão do Congresso, decisões colegiadas do STF aumentam 18,9% no primeiro semestre de 2024

Caberá ao conselho de administração da Companhia deliberar sobre as "medidas eventualmente cabíveis"

Comitê Independente das Americanas conclui investigação e deve apresentar resultados "nas próximas semanas"

O ator passou quatro meses internado, em um hospital e em uma clínica de reabilitação, após ter complicações médicas no set de um filme, em abril de 2023

Jamie Foxx fala sobre susto com a saúde no ano passado: 'fiquei fora do ar por 20 dias'

De acordo com o Bloomberg Billionaires Index, ex-CEO da empresa é o sexto mais rico do mundo, seguido de perto por Gates, em sétimo

Pela primeira vez, Steve Ballmer supera Bill Gates em ranking dos mais ricos do mundo
  翻译: