Rio
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

A Princesinha do Mar está cortando um dobrado (e suando horrores) para receber, com pompa, a cantora Madonna. Até o próximo sábado (4), quando a rainha do pop subirá ao palco montado em frente ao Copacabana Palace — para o encerramento da turnê mundial "Celebration", diante de uma plateia prevista em pelo menos 1,5 milhão de pessoas, a maior na carreira da artista —, milhares de profissionais estarão em função da americana, direta ou indiretamente, e com a cara totalmente no sol. É uma maratona exaustiva, sem muito tempo para descanso. Para a maioria dos envolvidos, não há folga nem mesmo nesta quarta-feira (1º), feriado em que se celebra o Dia do... Trabalho.

— Estamos nessa luta, né? E, pior, castigados por esse calorão — desabafa o agente de montagem Maicon André, de 38 anos, que aproveita uma breve pausa na labuta, erguendo estruturas de torres de policiamento, para refrescar a cabeça num chuveiro de uma das barracas na areia. — Não é fácil. Para falar a real, nosso trabalho tinha que ser mais valorizado e principalmente mais bem remunerado. É a gente que faz a parada acontecer, né?

Ao lado dele — em meio à onda de calor que deve provocar temperaturas recordes nos próximos dias, segundo meteorologistas —, cerca de quatro mil trabalhadores de diferentes perfis e segmentos seguem a pleno vapor na reta final desta missão batizada, de forma bem-humorada, de TPM (tensão pré-Madonna). Nesta terça-feira (30), pelo menos mil pessoas da equipe andavam pra lá e pra cá, junto a banhistas e turistas na praia, com barras de ferro, tratores, escavadores, tubos, cabos...

Diferentemente do que se via nos arredores da entrada do Copacabana Palace, tomado por uma dezena de fãs — alguns até mesmo com binóculos — à espera de uma aparição da estrela internacional na janela, nenhum dos operários na praia fazia muita questão de bisbilhotar a fachada do hotel. "Para que isso?", questionavam, ao analisar o comportamento dos admiradores da artista. Todos os trabalhadores ouvidos pelo GLOBO ressaltaram que não sabem entoar as letras da cantora, dando de ombros para o frenesi na cidade, com praticamente 90% dos hotéis do bairro ocupados.

Fã de Madonna usa binóculos para tentar avistar cantora na janela do Copacabana Palace — Foto: Gustavo Cunha/Agência O Globo
Fã de Madonna usa binóculos para tentar avistar cantora na janela do Copacabana Palace — Foto: Gustavo Cunha/Agência O Globo

— Para mim, Madonna não cheira nem fede. Nunca tinha ouvido falar muito... E, sinceramente, não conheço as músicas — frisa o agente de montagem André Luiz Guedes, de 45 anos. — O que sei, até agora, é que ela está ali do outro lado da rua, no ar-condicionado de um quarto de luxo, enquanto estou aqui debaixo do sol (risos).

Morador de Magé, na Baixada Fluminense, Leonardo Oliveira atua como agente de montagem e desmontagem de grandes eventos desde 2011. Em termos de estrutura, a proporção do show da Madonna é a mesma da que se vê no réveillon de Copacabana, avalia ele, figurinha frequente nos bastidores do mais famoso Ano Novo do mundo. Na última terça-feira (30), enquanto erguia barras de ferro para montar uma torre policial na areia, o operário vislumbrava o próximo dia de folga, no sábado:

— Pois é, não vou trabalhar na data do show! E, com toda a certeza, posso dizer que não estarei aqui — graceja o homem de 40 anos, pai de dois filhos adolescentes.

Leonardo Oliveira trabalha na montagem do show de Madonna — Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo
Leonardo Oliveira trabalha na montagem do show de Madonna — Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo

Das últimas semanas pra cá, o operário tem acordado às 4h para bater o ponto às 8h, em Copacabana. É uma rotina cansativa. Quando chega em casa, ele só tem tempo para "comer, tomar banho e dormir para estar na praia de novo", como diz.

— Até conheço Madonna. Sei quem ela é, claro. Mas o estilo de música que eu gosto é o pagode. Para que então iria a esse show no meu dia de folga? Já trabalho montando esse evento. No dia da apresentação, quero mesmo descansar — assevera.

Aperitivo à vista

Até sábado, aliás, será possível tirar uma casquinha da performance que vem por aí. Madonna ensaiará a apresentação, nas próximas quinta-feira (2) e sexta-feira (3), num horário à noite, ainda não definido, como apurou o GLOBO.

Responsável pela produção técnica do show de Madonna em Copacabana, Robinson Schweitzer segura duto para passagem de cabos sob a areia — Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo
Responsável pela produção técnica do show de Madonna em Copacabana, Robinson Schweitzer segura duto para passagem de cabos sob a areia — Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo

A presença da artista nas passagens de som é certa, como relataram ao GLOBO profissionais envolvidos na produção do megashow. É que o encerramento da turnê "Celebration" ganhará forma, em solo tupiniquim, num palco com o dobro do tamanho visto nos demais países por onde Madonna passou com a mesma apresentação. Serão 812 metros quadrados e três passarelas — a central, com 22 metros de extensão — a 2,4 metros de altura do chão.

Quem mantém bem guardada toda essa estrutura é Amanda Ambrósio, junto a uma equipe de dezenas de profissionais especializados em segurança. Há 14 anos, a carioca do bairro de Água Santa atua como agente patrimonial em eventos voltados para multidões. Em Copacabana, todos os dias, das 8h às 20h, ela fica a postos na entrada da área para funcionários e convidados, controlando quem entra e quem sai do setor atrás do palco.

— É um trabalho de firmeza. Sem a gente, a festa não acontece. A gente cuida de toda a segurança patrimonial, do pessoal artístico ao último prego no palco — explica ela.

Assim como Amanda, profissionais em diversas outras funções fundamentais para que tudo dê certo no show de sábado têm consciência de que realizam um trabalho invisível aos olhos do público. Um exemplo: quando Madonna entrar em cena e a música começar, com as luzes do palco hipnotizando a multidão, quem vai lembrar das dezenas de dutos para passagem de cabos de fibra óptica sob a areia — enterrados manualmente por uma extensa equipe de trabalhadores?

— As pessoas passam na calçada, veem a gente aqui e não fazem ideia de toda a trabalheira — diz Robinson Schweitzer, um dos responsáveis pela produção técnica do show. — Mas não tem jeito. Esta é a profissão que a gente escolheu: levar diversão para o público.

Mais recente Próxima Professor de escola na Barra, na Zona Oeste do Rio, acusa aluna de racismo e gordofobia

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores jovens após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA

Novo filme do Homem de Aço está sendo rodado sob direção de James Gunn

Filho de Christopher Reeve fará participação em novo 'Superman'

Templo foi invadido por bandido no último dia 1º poucos minutos antes do início de missa

Peças litúrgicas levadas da Igreja de Santa Edwiges, em São Cristóvão, podem ter ido parar em ferros-velhos
  翻译: