Web Summit Rio
PUBLICIDADE

Por Carolina Nalin, Felipe Grinberg e Rafael Galdo — Rio

Um álbum inédito do Oasis, a foto do Papa Francisco vestido com um casaco fashion e a aparência da Princesa Diana se ela estivesse viva na coroação do Rei Charles III: são todos conteúdos gerados por inteligência artificial (IA) que se espalharam nas últimas semanas enquanto empresários e governos, como o americano e o brasileiro, discutem a regulação dessa tecnologia.

Com o tema no olho do furação, o Web Summit Rio virou o palco natural para tentar encontrar respostas sobre um amanhã ainda incerto que se desenha. E oscilando entre perspectivas otimistas e pessimistas, emergiram questões como segurança de dados privados, desinformação em tempos já assolados pelas fake news e futuro do trabalho com mão de obra substituída por máquinas. O que se impôs foi a certeza de transformações, com um mundo de possibilidades pela frente.

— A IA é a próxima revolução industrial, a indústria 5.0, como alguns dizem, porque abrange todos os setores — afirmou Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai.

Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai, acredita que a inteligência artificial é “a indústria 5.0” — Foto: Eóin Noonan/Web Summit Rio
Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai, acredita que a inteligência artificial é “a indústria 5.0” — Foto: Eóin Noonan/Web Summit Rio

Já o bilionário investidor de risco Tim Draper não escondeu a perplexidade ao contar sua primeira experiência com o ChatGPT (assistente virtual que interage com humanos).

— Deve ter sido assim que os monges se sentiram quando escreviam a Bíblia à mão de novo, de novo e de novo e, aí, algum gênio inventou a imprensa. De repente, eles perceberam que não precisavam fazer isso sozinhos. É fantástico — disse ele, que acrescentou: — Isso vai mudar todas as indústrias que conhecemos.

‘Ajuda’ do ChatGPT

Considerada uma das ferramentas mais disruptivas do momento, o ChatGPT, citado pelo empresário, carrega uma IA generativa — que é capaz de criar textos, imagens e áudios que não existem no “mundo real” — baseada no imenso repertório de dados fornecidos e aprendidos pela máquina.

O aprimoramento dessa e de outras plataformas e a chegada delas às mãos das pessoas foram algumas das alavancas para o frenesi atual sobre o tema. E, no Web Summit, não foi raro que palestrantes admitissem ter preparado suas apresentações com uma “ajudinha” do ChatGPT.

Para a cientista-chefe de Decisão do Google, Cassie Kozyrkov, essa é a grande revolução em curso: agora, o indivíduo tem a IA à disposição para resolver seus próprios problemas, e não mais somente pesquisadores e corporações. E isso, disse ela, pode ser um grande impulso à produtividade das pessoas.

— Um jeito que amo pensar IA é como “inspiração acelerada”. Mas talvez devamos pensar inteligência artificial como “indivíduos aumentados” — analisou ela, dizendo que a coleção de desafios contemporâneos, como a mudança climática, demandam essa capacidade de soluções mais rápidas.

Cassie Kozyrkov, cientista-chefe de Decisão do Google, diz que a IA dará aos indivíduos a possibilidade  de soluções mais rápidas — Foto: Stephen McCarthy/Web Summit Rio
Cassie Kozyrkov, cientista-chefe de Decisão do Google, diz que a IA dará aos indivíduos a possibilidade de soluções mais rápidas — Foto: Stephen McCarthy/Web Summit Rio

No palco principal da conferência, o Center Stage, Thomas Dohmke, CEO da plataforma de desenvolvimento de softwares GitHub, foi ao extremo para demonstrar essa ideia de que a inteligência artificial pode desbloquear e agilizar um conjunto de habilidades humanas: diante da plateia, em apenas 15 minutos, com auxílio da IA, criou um aplicativo com uma versão simplificada do “jogo da cobrinha”. E antes de demonstrar uma atordoante velocidade com os códigos que programavam o app, contou o que afligia como desenvolvedor.

— Meu momento mais criativo é de manhã. Mas logo que eu tomo o café, começam as distrações do dia a dia. E de noite, a grande ideia que tive se foi — relatou, para afirmar, então, que a IA possibilita que ele consiga produzir o que pensa em pouco tempo, em consonância com um velho conceito de seu meio, o de 10X Developer, um desenvolvedor tão rápido quanto dez mentes. — Com IA em cada etapa, nós vamos concretizar o 10X Developer.

Ética e aplicabilidades

No cotidiano, da medicina ao direito, da comunicação à educação, foram muitos os exemplos citados pelos palestrantes do Web Summit Rio de IA já presente na vida das pessoas, como as recomendações personalizadas do YouTube ou da Netflix a seus usuários. David Vélez, CEO do Nubank, disse que a IA é mais um ingrediente no caminho sem volta da digitalização do setor bancário:

— É a mais transformadora mudança do nosso período de vida e vai ser a mais rápida também. (...) O mercado deve ser digital. Não faz sentido ter agências de banco em qualquer esquina. E, principalmente agora, com as plataformas e nova era da IA, teremos cada vez menos intermediários entre a pessoa e a internet.

Nos próximos anos, vislumbrou o cientista cognitivo Ben Goertzel — que apresentou robôs humanóides da SingularityNET no Web Summit —, uma nova curva de progresso deve ser vista, com a conexão da IA generativa com outros sistemas de inteligência artificial. Mas ele próprio lançou um dos tantos questionamentos levantados na conferência:

—Quem vai controlar tudo isso? Governo? Empresas? Uma rede descentralizada?

Diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, Pedro Bramont tocou em outro ponto, num painel sobre “como a inteligência artificial está revolucionando a economia”: a responsabilização por consequências provocadas pela IA:

— O software não pode ser preso. Mas é preciso ter alguém que possa assumir a responsabilidade.

Em um painel sobre inteligência artificial generativa, Tânia Consentino, presidente da Microsoft Brasil, e o gerente de global tech do Itaú BBA, Thiago Kapulskis, destacaram a ética no desenvolvimento de produtos baseados em IA generativa. Já para Sarah Al-Hussaini, cofundadora e COO da Ultimate, plataforma de automação de atendimento ao cliente, as tecnologias que serão implementadas pelas empresas precisam ter transparência. Caso contrário, o risco é que se ampliem os casos de deepfake e desinformação:

— Se não pudermos dizer o que foi real e o que foi um vídeo gerado por uma IA, então, não sabemos o que aconteceu. A verdade se perde. Precisamos deixar claro quando alguém está conversando com uma pessoa ou com um assistente de IA. Caso contrário, isso é muito confuso e distorcido para a experiência humana.

Trabalhadores em jogo

Don Muir, fundador e CEO da Arc, gestora focada em growth capital para empresas de tecnologia, lembrou ainda que, toda tecnologia disruptiva terá maus atores utilizando-as de maneira inapropriada:

— Haverá problemas novos, desde o uso indevido até apropriação indevida de uma tecnologia. Mas isso não é uma justificativa para que empresas e reguladores fujam do uso da tecnologia, e sim para que o bom uso, em prol da melhoria da sociedade, supere aqueles que buscam sua adoção para práticas nefastas.

E será que estamos preparados para a velocidade de avanço da tecnologia? O que é verdade no mundo que vivemos hoje? Como ficarão as pessoas com talentos menos sofisticados do que a tecnologia pode fazer? Vão se tornar pessoas supérfluas, no sentido de sem função? Estas foram algumas perguntas lançadas por Gabriel Vallejo, vice-presidente de Operações e Marketing da Oracle na América Latina

Numa avaliação mais otimista, ele respondeu que o medo que se tem atualmente é maior do que se deveria em diversos aspectos. E, ao lembrar de sua avó costureira, abordou a tecnologia como habilitadora de novos caminhos.

— Quando se olha para o futuro imediato, fala-se muito de novas profissões, como cyber security ou tecnologia para marketing. Mas isso é o óbvio. Uma série de estudos mostra que o emprego do futuro ainda não existe. Tem muita profissão para surgir — assegurou.

Mais recente Próxima Web Summit põe o Rio no mapa global da inovação
Mais do O Globo

As imagens foram resgatado pelo deputado Lindberg Farias (PT-RJ) e mostram a parlamentar bolsonarista se referindo à petista como "Chica"

Zambelli chamou Benedita da Silva de 'Chica' duas vezes no mesmo dia; vídeo

No interior paulista, presidente participou de cerimônia de entrega de ambulâncias do Samu

Lula cutuca Tarcísio durante evento em SP: 'não vai para nenhum lugar que eu convido'

Segundo a PeaceNow, autoridades deram sinal verde para que 12,7 km² passassem para o controle do Estado, efetivamente retirando a posse dos antigos donos palestinos

Israel aprovou a maior anexação de terras na Cisjordânia em três décadas, afirma ONG

Seleção perdeu para Camarões, mas garantiu primeiro lugar no grupo pelo saldo de pontos

Pré-Olímpico de basquete: Brasil enfrenta Filipinas na semifinal

Decisão foi tomada em sessão do plenário-virtual da Corte; Maioria seguiu voto de Nunes Marques

STF derruba lei que pagava salário-esposa a servidores no litoral de São Paulo; entenda o benefício

Pré-estreia da ópera 'Il Trittico' é destaque das comemorações pelos 115 anos da instituição

Theatro Municipal do Rio abre venda de ingressos para ópera de Puccini; saiba como comprar

O jogo entre o tricolor sulista e o alviverde acontecerá nesta quinta-feira (04), às 19h (de Brasília), a partida terá transmissão do Premiere

Grêmio x Palmeiras: onde assistir ao vivo ao jogo do Campeonato Brasileiro

Casos da doença, que pode ser prevenida com vacina, estão aumentando

A coqueluche do momento
  翻译: