Infantil
PUBLICIDADE

Na praça em frente ao CCBB, um Menino Maluquinho inflável de 6 metros recebe os visitantes e entrega a mostra em cartaz a partir desta quarta-feira (6). O personagem mais conhecido do escritor, cartunista e multiartista Ziraldo é uma das estrelas da exposição interativa “Mundo Zira”, que também leva ao centro cultural “A turma do Pererê”, “Uma professora muito maluquinha”, “Planeta lilás” e “O bichinho da maçã”, entre outras obras icônicas.

Fique por dentro: siga o perfil do Rio Show no Instagram, assine a newsletter semanal e entre no comunidade do WhatsApp

  • CCBB ganha mostra de fotos de povos indígenas da Amazônia, com curadoria de Ailton Krenak; confira
  • Peça infantil 'Makeda – A rainha da Arábia feliz' conta a história da Rainha de Sabá; confira

— Ziraldo sempre fala que “ler é mais importante do que estudar”. A literatura transforma a vida, faz a pessoa se colocar no lugar do outro. Queremos levar esse legado para a exposição, que é feita para toda família, e não só para crianças — reflete Daniela Thomas, filha de Ziraldo, que assina a curadoria da exposição, já vista por 65 mil pessoas em Brasília, junto com Adriana Lins, sobrinha do artista.

No foyer do centro cultural, enormes bolas infláveis recebem o público, que precisa subir até o quarto andar para visitar a mostra. Lá, oito instalações promovem uma imersão nas cores e histórias de Ziraldo.

A primeira delas remete à estreia do autor no universo infantojuvenil, “Flicts”. O visitante é convidado a ler o livro— sobre a história de uma cor que não se encontra em nenhum lugar — em um telão que vai do chão ao teto. Para “passar” as páginas, é preciso usar as mãos, com movimentos que lembram o de um maestro, tudo embalado por uma música composta especialmente para a obra por Sérgio Ricardo.

— Idealizamos uma interatividade analógica com atividades digitais. A pessoa tem que mexer o corpo para as coisas acontecerem— explica Adriana.

Em seguida, vem o espaço dedicado ao “Menino Quadradinho” — que recebeu este nome por ser apaixonado por gibis. Em páginas de HQs espalhadas pelas paredes, placas de ímãs em formato de balões de falas permitem que o visitante ajude a escrever a história do personagem.

Pá-pum! As onomatopeias usadas nos gibis para representar barulhos também têm vez — e voz. Com bolas marcadas no chão em frente a uma tela, a medida que a pessoa pisa em cada uma (nuvem com raio, estrelas), é reproduzido o som correspondente.

Uma das atrações que fez mais sucesso com as crianças pequenas em Brasília é a que reúne telas em que os personagens da turma do Maluquinho aparecem com o corpo dividido entre cabeça, tronco e pernas, que devem ser encaixadas, ou não.

—Eu esperava que as crianças fossem querer inventar os próprios bonecos, misturando pedaços de vários diferentes. Mas o que elas queriam era completar os personagens certinhos — conta Daniela.

Mais à frente, um sucesso entre adultos e crianças: mesas de colorir digitalmente as criações de Ziraldo.

A foto é garantida numa atração montada pela primeira vez no Rio: uma instalação em que o visitante é filmado e sua imagem aparece dentro de um quadrinho, como se fizesse parte da história.

Para fechar a visita com gostinho de infância, é hora de brincar de pique-esconde. Em uma sala coberta de projeções de uma floresta, personagens brincam de se esconder e incitam as pessoas a pegá-los.

Com a saúde debilitada após dois AVCs, Ziraldo, de 91 anos, não pode visitar a mostra. Mas Daniela já sabe o que o pai diria:

— Faria mil críticas! Mas, para terceiros, elogiaria, falaria “está maravilhoso”. Sempre foi assim.

Serviço:

CCBB. Rua Primeiro de Março 66, Centro. Qua a seg, das 9h às 20h. Abertura nesta quarta-feira (6). Até 13 de maio. Grátis. Ingresso pelo site do CCBB Rio.

Mais recente Próxima Peça infantil 'Makeda – A rainha da Arábia feliz' conta a história da Rainha de Sabá
Mais do Globo

Em pronunciamento nesta quinta-feira, Fuad Noman (PSD) revelou ter passado por procedimento cirúrgico nos últimos dias: 'Me sinto ainda mais forte'

Prefeito de Belo Horizonte anuncia tratamento contra câncer e diz que seguirá em campanha à reeleição

Sistema terá integração com banco de foragidos do CNJ, e servirá também para encontrar desaparecidos

Smart Sampa: Prefeitura inicia programa de câmeras com reconhecimento facial em São Paulo

Tumor no sangue tem início no sistema linfático, responsável por produzir e transportar as células de defesa do corpo chamadas de linfócitos

Linfoma abdominal: entenda o câncer do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman

Foco será turismo rodoviário, de olho em potenciais turistas que vivem num raio de 600km de Porto Alegre

Rio Grande do Sul pede R$ 90 milhões ao governo para promover turismo. Setor perdeu 3 mil vagas de carteira assinada em maio

Velório de modelo Aline Ferreira acontece nesta quinta-feira; dona de clínica foi presa pela Polícia Civil de Goiás

Dona de clínica onde influencer morreu após aplicação de PMMA cursou apenas até o 3° período de medicina no Paraguai, diz delegada

Os candidatos do 'Enem dos concursos' poderão acessar informação na Área do Candidato e pedir alteração de 5 a 7 de julho

Concurso Nacional Unificado: Local de prova pode ter mudado; veja como consultar

Parecer de grupo de trabalho da Câmara é apresentada em entrevista coletiva nesta quinta-feira

Reforma Tributária: carros elétricos e jogos de azar são incluídos no imposto do pecado

Câmara aprovou a proposta de forma unânime e sem voto nominal, e ex-presidente chegou a ligar para vereadores questionando por que eles não haviam se posicionado contra

Aprovação de projeto contra apostas em cavalos em São Paulo desagrada Bolsonaro
  翻译: