Bem-estar
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

Uma publicação no X (antigo Twitter) da foto de um congelador cheio de marmitas, em quantidade suficiente para dez dias de almoço e jantar, acompanhado da legenda "10 dias de almoço e janta prontos. P A Z", viralizou na internet. Muitos usuários da rede questionaram se a prática era segura. Afinal, quanto tempo é possível armazenar alimentos prontos na geladeira e no congelador? E, ainda, é possível congelar qualquer tipo de comida?

A verdade é que para manter uma alimentação saudável em uma rotina cada vez mais apertada, um crescente número de pessoas recorrem à essa prática: preparar toda a comida da próxima semana, durante o fim de semana. Isso salva tempo no dia a dia e ainda possibilita comer uma comida caseira, de qualidade.

A nutricionista Priscila Primi, colunista do GLOBO e mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), explica que, em geladeira, um alimento pronto pode ficar armazenado de três a cinco dias, segundo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

— Laticínios e preparações com esses ingredientes, como cremes à base de leite, são alimentos sensíveis e muito contaminantes, por isso, duram menos em geladeira. A recomendação é consumi-los em no máximo três dias.

Segundo ela, o congelamento é uma boa alternativa para quem quer fazer marmita para um grande número de dias. Neste caso, o ideal é consumir o alimento em até 15 dias. Já segundo a chef Rita Lobo, criadora do Panelinha e apresentadora do programa "Cozinha Prática com Rita Lobo", no GNT, a comida pronta pode ficar até três meses congelada.

Por outro lado, Primi alerta que alguns tipos de alimentos não se prestam a congelar porque isso altera sua textura e sabor.

— Os alimentos que contêm muita água e os que não podem ser cozidos posteriormente não são ideais para congelamento. Logo, não é recomendado congelar frutas como melancia, melão e maçã ou legumes como pepino, alface, repolho, a escarola, o agrião e a batata. Ovos cozidos e omelete ficam com a textura borrachenta. Iogurtes, os queijos mais frescos, tipo Minas, cottage, ricota, cream- cheese e requeijão, mousses, flans e outros alimentos que têm leite em grande parte de sua composição costumam ficar talhados depois de descongelados. O mesmo vale para cremes gordurosos e sobremesas que levam amido de milho — pontua a nutricionista.

Mas existem opções. A batata, por exemplo, pode ser congelada na forma de purê ou creme. É possível que o visual não fique tão bonito logo após descongelar, mas basta reaquecer e misturar para que o preparo volte às suas características originais.

É possível congelar verduras e legumes crus como couve, salsinha e espinafre para usá-los em refogados ou no suco verde. Já legumes como cenoura e beterraba podem ser congelados ralados e utilizados diretamente em sopas ou vitaminas.

— Porém, a melhor forma para preservar as suas características nutricionais e sensoriais é pela técnica de branqueamento — ressalta Primi. O branqueamento consiste na imersão da hortaliça em água fervente por um breve tempo, seguido da imersão em água gelada pelo mesmo período. Em seguida, deve-se escorrer a água. Antes de congelar, é preciso esperar o vegetal estar bem seco.

Em relação às frutas, a maioria pode ser congelada, porém não para o consumo usual, já que a textura muda por causa do freezer.

Para evitar fazer com que o alimento preserve sua qualidade e características por mais tempo, a nutricionista alerta que é necessário tomar alguns cuidados no preparo dessa refeição antes de congelar.

— O que vai determinar se aquele alimento vai durar mais tempo na geladeira ou no freezer são as condições de preparo. Um ambiente limpo, unhas cortadas, cabelo preso e higienização correta dos alimentos são fatores que ajudam a aumentar a validade.

A carne, por exemplo, deve ser mantida na geladeira pelo maior período possível de tempo antes do preparo. Isso reduz o risco de contaminação. Quanto mais cozido o alimento, também menor é a probabilidade de contaminação. E nada de deixar o alimento fora da geladeira horas antes de guardar.

— Quanto mais tempo o alimento fica exposto, maior o risco de contaminação porque o microrganismo está no ar. O ideal é preparar e congelar imediatamente ou resfriar e congelar. Não precisa esperar esfriar para depois guardar na geladeira — diz Primi.

Para descongelar, nada de deixar em cima da pia.

— Do ponto de vista microbiológico, o ideal é descongelar em geladeira ou colocar direto no forno, no micro-ondas ou até mesmo na panela — conclui.

DICA IMPORTANTE: não recongelar nenhum tipo de alimento, para não perder o sabor e as qualidades nutricionais. O produto só poderá ser recongelado se mudar de estado, ou seja, deixar de ser cru e for cozido.

Webstories
Mais recente Próxima Insônia: sauna, chás a leite de aveia; os hábitos típicos de 4 países que ajudam a dormir bem
Mais do Globo

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores jovens após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA

Novo filme do Homem de Aço está sendo rodado sob direção de James Gunn

Filho de Christopher Reeve fará participação em novo 'Superman'
  翻译: