Saúde Ciência

Agência espacial da China divulga vídeo de pouso de sonda no lado afastado da Lua

Veja aqui as imagens que mostram manobras de aproximação e toque da Chang’e 4 em solo lunar no último dia 3

Primeira imagem colorida de alta resolução do veículo-robô Yutu 2 na superfície lunar também foi divulgada hoje
Foto:
/
Divulgalção/CNSA
Primeira imagem colorida de alta resolução do veículo-robô Yutu 2 na superfície lunar também foi divulgada hoje Foto: / Divulgalção/CNSA

RIO – A Administração Nacional Para o Espaço da China (CNSA) divulgou nesta sexta-feira um vídeo do pouso de sua sonda Chang’e 4 no lado afastado da Lua em 3 de janeiro último. Com pouco menos de 3 minutos, a sequência mostra as manobras de aproximação e toque do equipamento no solo lunar.

Junto com a sonda chegou ao solo lunar o veículo-robô Yutu 2 (“coelho de jade 2”, numa tradução livre). Nesta quinta-feira, o equipamento, posto em hibernação na semana passada com a chegada da Lua nova, quando o lado afastado do satélite é totalmente banhado pela luz e radiação solar, foi reativado e retomou a exploração da região. A agência espacial chinesa também divulgou nesta sexta uma foto colorida de alta resolução do Yutu 2 na superfície lunar.

A Chang’e 4 é o primeiro equipamento feito pela Humanidade a pousar no lado afastado da Lua. Desta posição privilegiada, os cientistas chineses esperam conseguir captar sinais de rádio dos confins do Universo, próxima à época do Big Bang, além de experimentos que ajudem a dar pistas sobre os processos de formação do satélite há mais de 4 bilhões de anos.

Ainda mais cedo nesta sexta-feira, a CNSA divulgou a primeira foto panorâmica do lado afastado da Lua feita pela Chang'e 4.

  翻译: